domingo, 26 de setembro de 2010

CONTRA TODA DESESPERANÇA: UM FACHO DE LUZ EM MEIO A DOR,A FÉ E O SOFRIMENTO.

Vivemos o "melhor dos tempos e o pior dos tempos'.O Melhor dos tempos por que nossa época é marcada por sonhos, tecnologia, oportunidades, ciência em expansão, esperança de dias melhores etc. Pior dos Tempos, por que nossa época é marcada pela desigualdade social, patrulhamento violento contra os direitos humanos, barbárie, descaso com a vida, descaso com Deus, com a ética e com o próximo.

Em meio a este misto contemporâneo de dúvidas e certezas e diante das crises humanas, diante das desilusões da vida , diante do sofrimento pulsante do coração surgi uma esperança contra toda desesperança.

Há história humana uma vez revista com os olhos da esperança pode ser para todos nós uma mola propulsora que nos arremessa a lutar pela vida, pelos direitos humanos, por uma sociedade justa.

Homens e mulheres que ousaram a sonhar e transformar a sua geração, servem para nós como modelo de garra, de luta, de perseverança, de fé e de despojamento. Eles venceram obstáculos, dificuldades e oposição, todavia não desanimaram e deixaram para nós um legado de exemplo e fé.

Olharemos para alguns personagens que marcaram a nossa história como incentivo para a nossa vida contemporânea e agitada. Devemos também como eles lutar em prol de um mundo melhor em nome de Deus.

Cruz e Souza: O Poeta Negro.

João da Cruz e Souza, nasceu na antiga Desterro, atual Florianópolis capital de Santa Catarina. O menino cresceu em épocas difíceis para a comunidade negra em todo o Brasil. Cruz e Souza como ficou conhecido nasceu no dia 24 de novembro de 1861 e morreu no dia 19 março de 1898. Seus pais eram escravos alforriados. Seu pai “Guilherme da Cruz” exercia o oficio de mestre de pedreiro e sua mãe “Eva Conceição” era lavadeira.

Em meio a dificuldade de um Brasil dividido pela cor, Cruz e Souza, marchou em direção a poesia e se tornou um dos grandes poetas do Brasil. Ele enfrentou resistência, contradição, dificuldades mais seguiu seu caminho se dedicando ao estudo, a poesia e a denúncia de um racismo que sangrava o componente afro-descendente.

Ele soube aproveitar as oportunidades que são raras na vida principalmente naquela época conturbada do nosso Brasil. O coronel Guilherme Xavier de Souza, estendeu a mão em vários sentidos para o negro poeta que marcou a literatura do Brasil com seus pensamentos claros e poesia saborosa. Cruz e Souza também estava engajado na luta contra a escravidão no Brasil e o drama da comunidade negra.

O nosso poeta, foi casado com Gavita Rosa Gonçalves e dessa união tiveram quatros filhos. No florescer de seus pensamentos e poemas, o poeta negro ficou tuberculoso e morreu no estado de Minas Gerais, todavia, sua luta, sua perseverança, sua garra e seus poemas continuam vivos na lembrança dos catarinenses e do nosso Brasil até os dias de hoje. Ele é um exemplos para as futuras gerações de perseverança contra toda a desesperança humana.


Nelson Mandela: Da Prisão Africana á Presidente da República.

Do velho e sofrido continente africano, vieram para o Brasil os escravos que enriqueceram e sofreram neste chão Tupiniquim.Voltando agora o nosso olhar histórico para a África do Sul, vimos a figura do grande líder Nelson Mandela, conhecido como “Madiba” que marcou com grande mérito a sua geração.

Mandela, nasceu no dia 18 de julho de 1918 e ainda vive com sua família na África do Sul. Ele presenciou o grande abismo chamado ‘Apartheid”, que significa “Vida Separada”. O apartheid, era mais do que uma vida separada, era o sepultamento dos sonhos, da esperança e da fé. Era o desprezo humano, a injustiça celebrada e a misericórdia banida.

Esse regime maléfico e mesquinho, dividia a África do Sul entre brancos e negros e arrancava a paz,a segurança e a dignidade de uma nação. Não era tarefa fácil lutar contra esse sistema, todavia era necessário uma voz profética que denunciasse aquela podridão humana.

Muitas vozes se levantaram, outras foram sufocadas, mais foi na voz de Nelson Mandela e na sua obstinação que o Apartheid foi vencido, não sem luta como disse, ele.

Nelson Mandela, na sua juventude e como estudante de direito se opôs a tudo que inferiorizava o ser-humano. Ele não se calou mais como um sino que toca, lutou com toda a garra e dedicação pela causa do negro e por toda a injustiça em seu país.

Essa posição mandelista, fez ele amargar uma prisão longa, solitária, fria, calculista e de dor. Mandela foi preso em 1964 e ficou nesta situação até o ano de 1990. Ele nunca desistiu da sua luta, sempre confiante em Deus , Mandela foi libertado da prisão e sua luta pela causa em tom pacifista, generoso e firme, rendeu para ele o reconhecimento do prestigioso Premio Nobel da Paz em 1993.

Mandela, continuou marchando firme em sua luta e no ano de 1994 foi eleito o primeiro Presidente negro da África do Sul. No filme “Invicto”, que mostra a vida de Nelson Mandela, vimos um homem que assume a nação com uma mente madura, um coração regado pelo amor e uma sede para reconstruir a sua amada pátria. Ele mesmo disse: “Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se ão e compreenderão que fomos feitos para vivermos como irmãos”. Mandela da prisão foi para a presidência da sua nação, mais muito mais que isso, ele é um exemplo de persistência em meio aos ventos contrários e de perseverança contra toda a desesperança.

Hoje já velho Mandela virou um símbolo da paz, da justiça e da conquista dos direitos humanos. Em virtude disso a ONU “Organização das Nações Unidas”, criou o dia internacional de Nelson Mandela, que é comemorado no dia 18 de julho dia do seu aniversário. Mandela em sua nobre carreira afirmou que a educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo.


Martin Luther King: “Eu Tenho um Sonho”

Mather Luther King, é um modelo de luta e resistência contra a segregação racial que dividia brancos e negros nos Estados Unidos da América. Ele viveu num período turbulento da história dos negros nos Estados Unidos.

Luther King, nasceu em Atlanta, centro vital da população negra, em 15 de janeiro de 1929. Atlanta era uma das cidades mais segregacionista, o segregacionismo é aquele que aparta ou separa a outrem por desprezo ou preconceitos. Neste caso, os negros são segregados pelos brancos.

King ingressou em 1948 no seminário teológico de Crozer, que ficava longe de sua terra natal. Neste seminário ele centralizou seus estudos nos problemas sociais. King entende que um homem da igreja deve ir ao encontro das necessidades de seus irmãos e das soluções, empreende assim seu compromisso com Deus, através dos demais. Doutorar-se em Harvard é o sonho de muitos norte-americanos. Se o estudante for negro, o sonho é maior ainda, King ministro Batista diploma-se em Boston.

Em 1953, conhece sua esposa Coretta. Luther King estava decidido pelo ensino quando é convidado para pregar na igreja Batista de Montgomery, pequeno cidade no centro de Alabama, o sul dos negros pobres e analfabetos, o sul das leis não respeitadas, o sul da segregação.

Martim Luther King e sua esposa partem para o sul, no domingo de 1954 ele prega um sermão que arrebata os corações quebrados daquela comunidade, depois de quatro sermões é convidado para pastorear aquela igreja, e assim se dedicar por completo a causa de Deus e também dos negros americanos.


A cosmovisão de King e a vontade de ver os oprimidos negros libertos das mãos dos cruéis racistas para ele era um sonho. A história de King, tem implicações de verdadeira reflexão. Seu discurso mais memorável é ainda lido e ouvido em todo o mundo. “Eu tenho um Sonho, que um dia negros e brancos possam andar de mãos dadas e que o homem seja julgado não pela sua cor mais pelo seu caráter”, disse o pastor negro antes de morrer assassinado. Seu sonho, sua luta, seus ideais, sua perseverança e sua fé em Deus é um modelo para todos nós.

Ele lutou contra toda a desesperança e sua luta foi findada com o martírio pela causa dos negros numa América dividida pela cor e pelo racismo. King também marchou em prol dos direitos humanos dos negros e dos excluídos.

Um dos seus discurso mais belo foi “ deixem nos votar”. Esse brado de King teve eco décadas mais tarde com a eleição do primeiro negro presidente dos Estados Unidos Dr. Barack Obama.

O pastor Marthin Luther King, também recebeu o “Premio Nobel da Paz”. Seu sermão não era a violência mais o amor não era o racismo mais a unidade. Martim lutou com afinco pela causa dos negros americanos, apesar das ameaças e da terrível KKK, ele permaneceu fiel ao seu sonho, todavia em 1968, em Menphis a voz do Pastor negro é silenciada, King foi assassinado friamente pelos seus algozes.

O caixão de Martim Luther King foi colocado sobre um carro puxado por mulas, como símbolo da pobreza negra. Em seu túmulo, lê-se: “Reverendo Martim Luther King 1929 – 1968” "Por fim sou livre. Por fim sou livre. Demos graças a Deus Todo-Poderoso porque por fim sou livre”.

Carlos Augusto Lopes
Pastor,Teólogo e Pensador Cristão
www.carlosalopes.blogspot.com
pastorcarloslopes@hotmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DESABADO E REFLEXÃO DE UMA JOVEM APÓS A EXPOSIÇÃO DA PALAVRA SANTA DE DEUS.


Bom dia queridos e amados irmãos... Primeiro quero dizer que se vc está nesta lista... não significa que eu estou te apontando por algo, e sim que eu lembro de vcs e quero dividir com todos vcs o que estou sentindo...

Não sei quantos ouviram a pregação do Culto de ontem na sede, e muito menos quantos foram ao apelo... aliás eu estava lá na frente mesmo, hauhsuahhauhaua, nem tinha como ver...

Eu não sei se vc ficou chocado ou não com o vídeo que passou... mas eu fiquei e muito... e a palavra forte e prófética que Deus nos deu ontem não é algo que possamos deixar que morra já em nosso travesseiro no domingo a noite...
Eu não estou querendo dizer que vc deve se quebrantar com tudo que passa no data show, ir em todos os apelos... mas se Deus não toca nem na nossa emoção... quem dirá o nosso coração... não é mesmo?


Sabe irmãos... eu fiquei aqui pensando... se nós quase não brilhamos a luz de Jesus neste mundo... como serão então nossos filhos...
Fiquei pensando que se eu preciso de um chamado super colorido e moderno no meu e-mail pra mim ir ao culto de jovens.... como será então em tempos difíceis.... se precisa ter um lanche gostoso e piadas engraçadas pra que o meu discipulado fique interessante...

como serei eu no futuro? se eu não vou no culto de quarta pq o louvor não tem muitos arranjos e nem sempre é o meu pregador preferido que prega... então oq eu estou fazendo no culto de domingo? e se a roupa que eu vou no culto de domingo é mais importante do que o que Deus vai me falar... então eu deveria ir em outro lugar...

se eu não sou capaz de 4 vezes por ano ir a uma vigília tarde da noite, buscar ao Senhor com outros jovens e declarar que eu preciso mesmo desse momento... então como sou eu no meu quarto.... todos os dias...

e a consagração no domingo de manhã é tão cansativa pra mim que eu preferia mil vezes então pegar um ônibus de madrugada e ir pro beto carreiro...
E se não tem nada de "diferente" além da presença do meu Senhor e a sua palavra num culto de jovens... então isso se torna muito chato pra mim...
e quando "aqueles coitados" estão lá no apelo chorando e clamando por algo mais de Deus, eu preciso fazer sinais pros meus amigos e discutir onde vamos lanchar... afinal isso é mesmo mais importante e pra mim o culto já acabou na última música...

Onde está verdadeiramente o nosso coração? Qual é mesmo a nossa motivação? Eu não estou aqui definindo quem precisa ou não ler isto... pq provavelmente vc sabe quando Deus está ou não falando com você...

Eu só queria dizer pra vcs que esta palavra é pra mim tbm... quero que saibam que é no amor de Cristo Jesus que mando este e-mail...
Pq eu sonho em ver a nossa igreja cheia num culto de jovens... mas não cheia de pessoas... e sim cheia de almas... cheia do espírito de Deus... cheia de vidas que anseiam, que respiram a vida de Jesus... e tenho certeza que vc é um escolhido do senhor pra fazer parte de um novo tempo... um novo tempo... um novo tempo...

Espero, com isso, estar apenas fazendo parte da minha parte aqui...

Entre neste site maravilhoso e veja que ainda há pessoas realmente preocupadas em viver o Reino de Deus!
http://www.pastoressemfronteiras.blogspot.com/


No amor do Senhor,
Júlia De Pieri
Mil beijoooos e até!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CARTA AOS CRISTÃOS: UMA REFLEXÃO DA IGREJA EM ÉPOCAS DE POLÍTICAS.

Tenho recebido muitas coisas de evangélicos que estão preocupados com as novas leis no Brasil. Eu mesmo na nossa reunião de obreiros que reuniu centenas de pessoas no nosso café com Deus, antes de mostrar a importancia de vivermos uma vida de principios na liderança cristã, mostrei um DVD com essas leis, homofóbicas, abortos, casamento homossexuais etc. Com isso quero incentivar os evangélicos, pastores, líderes etc a conhecer um pouco mais de direitos humanos. Muitas coisas estão nos portais. Esse olhar clínico dá discernimento social e espiritual para a igreja hodierna.

De fato muitas coisas devemos descordar, pois não fazem parte da ética cristã. Todavia muitas coisas ventiladas hoje tem objetivos escusos e palpiteiros. Devemos antes de repassar qualquer informação nos interar dos fatos. Primeira a luz da Bíblia. Segundo a luz do complexo mundo social e terceiro sobre a liberdade de expressão numa sociedade democrática.

Nesses dias finais de eleições o chaqualar de informações inibidoras e terroristas que as vezes não tem fundamento estão fazendo muitos cristão perder o alvo da soberania de Deus. É obvio que tudo que fere os principios morais, sociais, éticos e espirituais, devem ser combatido a luz da Bíblia e jamais ser sacrificado no altar baalístico pós-moderno. Porém como cristão devemos olhar para a nossa história eclesiástica e também para a Bíblia.

Como tenho dado um estudo sistematico versículo por versículo de Apocalipse na igreja todas as quartas feiras e como historiador da igreja e teólogo, percebo que a igreja sempre viveu sob o pendão da contrariedade social até por que ela é agente contracultural e não intracultural, todavia ela nunca aceitou passivamente o agenciamento do mal social, pelo contrário ela sempre orou "livra-nos do mal".

A igreja em seus vários formatos históricos começando com a história canônica do livro de Atos que abrange mais de 30 anos e nos dá um perfil claro da robustez desses irmãos e desembocando na história eclesiástica de Eusébio e assim por todos os historiadores cristãos sempre foi perseguida no plano político em longa e curta escala.

O grande problema não é a inquietação do anti reino ( mundo), com o Reino de Deus. A grande verdade é que a perseguição lançou as bases sólidas da igreja e isso voce sabe. Os primeiros cristãos e assim sucessivamente até o advento de Constantino, viveram sob o pélago da contradição ideológica, da perseguição, porém sempre foram fiéis a Deus em meio ao caos político que banhou toda a história. Olhando a reforma protestante vimos a dicotomização da igreja e o raiar da reforma trouxe perseguição, olhamos para os huguenotes, para os anabatista, para os puritanos e tantos outros na reforma que merecem destaque mais o tempo não permite.

Eles viveram em sofrimento, viveram debaixo de leis piores do que a nossa, viveram debaixo do tacão de uma ditadura mundial, viveram no limiar do liberalismo, viveram na plataforma do sincretismo e do ecumenismo débil, viveram debaixo de uma cultura corrupta, governos anti Deus, imperadores loucos e sanguinários , viveram sob a ideologia filosófica e sobre a cultura greco-romana.

Porém nunca houve uma época onde a igreja foi mais forte e que mais produziu homens e mulheres santas e reflexão sadias. Não devemos temer o que pode fazer o homem, devemos sim temer a Deus. Devemos como cristão não ficar desesperado com o nosso futuro, pois o nosso futuro, presente e passado esta diante do Senhor.

Devemos resgatar em meio ao caos político a soberania de Deus. Ele o nosso Deus é o dono da história e todas as coisas estão debaixo de sua vontade.

Quando Constantino subiu no poder disfarçando que era cristao e estabelecendo o Édito de Milão a igreja que era vigorosa, fervorosa, cheia de compaixão, evangelística e que amava a Palavra acima de tudo, se transformou numa igreja rica, sincrética, influente, mais desprovida de beleza espiritual. Uma olhada para a história na Idade Média irá nos mostrar o horror de uma igreja que se aliançou com o estado e com tudo que não glorifica a Deus. Ela exaltou mais a Sola Eclesia ( Só a Igreja), do que Sola Scriptura
( Somente as Escrituras).

A teocracia sempre estará na contra mão da democracia no sentido que tudo que fere os princípios elementares da fé cristã deve ser repelido. Hoje temos visto uma enchente de emails, informações, notícias de um possível ataque ou perseguição da igreja. É óbvio que temos que usar nossa liberdade como brasileiros nas urnas e pelo voto impedir essas afirmações.

Todavia uma olhadela na Bíblia me arremete a uma segurança eterna, pois as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor. Estamos escondidos Nele diz Paulo, estamos em suas Mãos diz o proprio Senhor Jesus Cristo.

Sei que a igreja evangélica tem que fazr uma lipoaspiração no conceito igreja. Existem muitas gorduras no corpo de Cristo que não é agradável a Deus. Existem muitos exageros que Deus nào se agrada. Seria necessário uma reforma urgente da igreja. Ela tem que voltar para os trilhos da Palavra de Deus "Sola Scriptura". Deus advertiu Israel para eles voltarem para o Senhor através dos Profetas, todavia Israel se fez surdo e Deus usou o tacão de Nabucodonosor para refrescar os conceitos da nação e sua adoração.

Não seria a hora da igreja fazer um alto análise de sua verdadeira missão aqui na terra? Não seria a hora de a igreja repensar sua caminhada? Não seria a hora de pensarmos que saímos dos trilhos do evangelho sadio e santo? Não seria a hora de idolatrarmos os nossos templos e vivermos como templos do Espírito Santo? Não seria a hora de nós nos unirmos em torno da unidade conquista por Jesus Cristo na cruz do calvário, nao somente em épocas de eleiçoes e purpurina mais em todas as circunstancias como uma família cujo Pai é o altíssimo?

Não seria a época de lançarmos fora os ritos que a igreja evangélica tem aceitado com tanta facilidade como uma enfase exagerada no dinheiro, como vendangem louca e espirito de comercialização, como amuletos que estao dentro das igrejas hoje que Deus nao se agrada, fitinha, lencinho, chave, sabao santo, terra de Israel, água benta, piso santo arrancado do altar, corneta que expulsa demonio etc.

Nao seria a hora de pararmos de achar que o Deus que está na minha igreja é maior do que o seu. Aqui ele age mais, aqui ele cura mais, aqui ele se sente a vontade. Isso é o cúmulo evangélico do absurdo e um erro doutrinário de evangélicos analfabetos na Bíblia, alias essa geração de crente é a geração do louvor nao da Bíblia, por isso é tao fraca, tao vulneravel a qualquer coisa, aceita tudo, engoli tudo, pois tudo deixou da santa Bíblia.

Os evangélicos estao fazendo muito barulho dentro das igrejas, mais pouco fazem fora da igreja. Vivem no tripé, casa, trabalho, igreja e lazer. Nao é atoa que o tecido da pura espiritualidade esta arrebentando neste século confuso.

Bem espero que nós como igreja voltamos urgentemente para os trilhos antes que Deus use os nabucodonosores contemporaneos para fazer nós relembrarmos do nosso papel no mundo que nada mais é do que ser sal da terra e luz para as nações.

Devemos de fato orarmos pela a nossa nação, mais também devemos ter ação. Os evangélicos se trancafiaram em sua igrejas, desconhecem temas importantes da ética, não tem opinião de temas polêmicos e pior ainda não influenciam a sua geração e nem mesmo o seu vizinho.

Schaffer esta coberto de razão quando diz que nós precisamos de Reforma ( voltar para bíblia), reavivamento ( termos uma vida cheia do Espírito Santo), e Revolução Construtiva ( Mudar a sociedade e sua cultura profana).

A igreja e não a política é a embaixada dos céus aqui na terra. A igreja e não a política tem uma palavra de promessa para essa geração. A igreja deve fazer política no sentido mais puro da palavra ela esta proibida de fazer politicagem suja, imoral e aliançada com pessoas que não estao nem ai para o componente humano e para o componente divino.

Óbvio que uma olhada no Antigo Testamento vai mostrar para nós nos períodos dos Reis dois tipos de política. A primeira aquela que busca seu interesse próprio, que engorda o palácio a custa da plebe e que nao faz justiça social em sua varias dimensões.

O segundo é a política voltada para o povo e seu bem estar. É a política que teme a Deus o grande governador do mundo. É política que levanta o caído, ajuda o oprimido, cura o ferido e celebra a misericórdia, a justiça e o próximo.

Deus condenou e sempre condenará a primeira política e sua ira foi derramada em forma de cativeiro, destruição e dispersão.

Como cristão devemos orar pelo Brasil. Pelos políticos ( será?), pelos pobres, pelas víuvas, pelos viciados, pelos injustiçados, pelos oprimidos etc. Eles já tem recebido em sua pele o tacão da perseguição social, niilista, narcisista, hedonista etc.

Creiamos que Deus irmãos é o nosso Deus. Ele sempre será anunciado com rádio ou sem rádio, com televisao e sem televisao, com perseguição e sem perseguição. Ele é o dono de tudo. Todavia ele nos usa como agente revolucionario, como pessoas pensantes e que nao troca o voto por bagatela política e nem por ameaças, pois vivemos numa sociedade democratica. O voto é o ato de analisar, pensar, refletir e agir.

Temos a grande oportunidade de vivenciar o que diz a Bíblia nessas eleições tao desagradavel, tao pálida, tao fria, tao destemperada de propostas claras e humanas. Mesmo assim podemos vivenciar o que diz a Bíblia nesta eleição. Bem aventurado a nação cujo Deus é o Senhor.

Pensando nisso e também nos antecendentes históricos políticos para presidente meu voto se é que posso expressar assim mais posso pois sou livre será para Marina Silva. Conheci Marina Silva em Belo Horizonte onde estivemos juntos em 2003. Ela é uma política hábil e uma mulher de Deus. Esses são para mim bom requisitos para um politico.

Que Deus abençoe a nossa nação.

Incentivo voce a acessar o site www.pastoressemfronteiras.blogspot.com ele te ajudará a ter uma visao clássica dos servos de Deus do passado. Aqui neste site podemos ler textos antigos do século quinto, como também textos do mártire cristao Bonhhoeffer, que em virtude de seu posicionamento como pastor morreu no regime nazista.

Pr. Carlos Augusto Lopes/ADI
teólogo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MARK DEVER - BREVES CONSELHOS: UMA REFLEXÃO PARA OS MEMBROS DA IGREJA.

Se você está pensando em deixar sua igreja ......

Antes da decisão final,

1) Ore.

2) Informe aos seus pastores o que você está pensando, antes de mudar para outra igreja ou tomar sua decisão de mudar-se para outra cidade. Peça-lhe conselhos.

3) Analise seus motivos. Você deseja sair da igreja por causa de conflito pessoal e pecaminoso ou desapontamento? Se for por causa de razões doutrinárias, essas doutrinas são questões importantes?

4) Faça tudo que puder para restabelecer qualquer relacionamento rompido.

5) Assegure-se de levar em conta todas as evidencias da graça que você tem visto na igreja – ocasiões em que a obra de Deus é evidente. Se você não pode observar qualquer evidência da graça de Deus, talvez deva examinar outra vez seu próprio coração ( Mt.7.3-5)

6) Seja humilde. Reconheça que você não dispõe de todos os fatos e avalie amavelmente as pessoas e as circunstâncias – proporcione-lhes o benefício da dúvida.

7) Não divida o corpo.

8) Tenha muito cuidado para mostrar descontentamento mesmo entre seus amigos mais chegados. Lembre-se: você não quer nada que obstrua o crescimento espiritual deles na igreja. Rejeite qualquer desejo por fofoca ( as vezes referida como expressar seus pensamentos ou dizer como se sente

9) Ore em favor e abençoe a igreja e a sua liderança. Descubra maneiras de tornar isso prático.

10) Se você foi magoado, perdoe, assim como você foi perdoado.


Extraído pelo pastor Carlos Augusto Lopes do Livro “O que é uma Igreja Saudável?
Mark Dever - Editora Fiel

Pastor Carlos Augusto Lopes

segunda-feira, 12 de julho de 2010

POEMAS DA CRIAÇÃO: SOBERANIA, BELEZA E LIBERDADE.

No Princípio criou Deus os Céus e a Terra (Gn.1.1)

Em linguagem teológica Deus é o Único Ser Eterno, causou todas as coisas e não foi causado por nada. De Eternidade a Eternidade Ele é Deus diz o santo livro.

Somente Ele o Eterno é que Existia, nada além Dele existia e nada além Dele poderia dar vida e dignidade, beleza e simetria.

Nada poderíamos saber de sua majestade, soberania e graça, porem Deus não se escondeu no véu impermeável da eternidade e nem se escondeu na masmorra intocável de sua glória e santidade.

O silencio inviolável do Deus Trino é quebrado na regência inquestionável de sua voz que brada retumbante até os dias de hoje ecoando a bela canção divinal: “E Disse Deus”

A candura de Deus e a sua voz soberana cria, decora e enfeita o universo. Em Genesis o universo pelo Ato soberano de Deus veio a existir e este existir tem rima, ritmo e dinamismo, contudo tem beleza, coroação, respeito , brilho e mistério.

No Primeiro livro da Bíblia, Deus o Eterno se revela, se mostra se aproxima e com isto outra existência ocorre no percurso santo da criação.

Deus se deixa conhecer e o conhecimento do seu Ser é o víeis de tudo que é sagrado, belo e fulgor

É no Conhecimento de Deus que eu entendo a minha existência, propósito e destino. É no Conhecimento de Deus e de sua revelação que eu respondo a poética, filosófica e teológica pergunta: De onde eu vim, o que estou fazendo aqui e para onde eu irei!

Neste ato simétrico a afirmação militar do Imperador César “ Vi, Vim e Venci” pode ser parafraseada por “Fui Criado, Fui Amado e Fui Chamado”.

Fora de Deus não existe e nem existirá conhecimento do seu Ser e nem conhecimento seguro de suas obras. Sem o Ato Soberano de Deus não existiria o Universo com sua beleza e complexidade.

Sem a Auto Revelação de Deus, não existiria o conhecimento prático de sua pessoa e com isto não existiria a Bíblia e nem a teologia ciência esta que estuda Deus e tudo que está relacionado a Ele.

Na verdade sem o ato criativo de Deus nada existiria, pois o nada não produz absolutamente nada. Com isto não existiria o homem este ser pensante e inquietante.

O homem pela vontade divina também cria não a criação oriunda de Deus, pois ele não é Deus é criatura mais a criação que Deus estabeleceu que ele criasse. O ser-humano não é um agente passivo na criação de Deus mais ele é um agente ativo no mundo de Deus e suas atitudes serão avaliadas e julgadas por Deus.

Se o homem não fosse criado por Deus não haveria criação humana, invenção antropológica, conquistas, mundo das idéias, pensamentos, argumentos, projetos, sentimentos, sonhos, realizações, afetos sociedade ,família e religião,pois o homem não é fruto colhido do polmar da mutação e do acaso, pelo contrário ele faz parte da teia sagrada do berechin bíblico.

O homem é a coroa da criação de Deus mais ele não é o centro do universo, pois a centralidade do universo é Deus o criador inquestionável.

Deus do nada criou tudo e não precisou de nada para criar o que hoje existe. O criador também é o sustentador de tudo e do seu trono Ele governa com maestria e soberania o mundo e se deleita na sua criação.

Em sua bondade Deus preparou uma casa para os homens habitarem. Em linguagem poética poderíamos dizer que o eterno fez uma tenda para nós morarmos. Em linguagem teológica ai esta a graça comum de Deus, suprindo as necessidades humanas. Deus nos dá pão, alimento,salvação, proteção, alegria, suprimento oriundos da sua majestosa criação.

O mundo foi criado fora de Deus e com isto Deus é transcendente e divinamente imanente ou seja esta “fora” mais também esta “dentro” e isso não é panteísmo barato que reduz a divindade dizendo que “tudo” é Deus assassinando no ninho a bela doutrina da criação.

Pelo contrário Deus é um Ser auto Existente e fato é que nada existe fora Dele. Deus é Independente, pois, Ele não depende do universo criado. Ele é Deus eterno e se completa em si mesmo.

Deus é Auto Suficiente e criou o mundo não por que estava entediado ou em solidão como os mortais mais Ele criou o universo com um propósito claro e santo. Deus o Deus Auto Suficiente criou tudo para o louvor da sua glória.

Nós mortais é que dependemos dele em tudo, mais ele nada depende de nós ou da sua criação. Ele é livre, soberano, gracioso, criador, onisciente, onipotente, onipresente, majestoso o Grande Eu Sou.

As palavras de Gênesis devem sempre fazer parte da nossa existência: “No Princípio Criou Deus os Céus e a Terra”.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

terça-feira, 25 de maio de 2010

O CUIDADO PASTORAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: CRISES E PROPOSTAS PARA UMA IGREJA EM EXPANSÃO.

O Cuidado Pastoral no Brasil Contemporâneo deve ser analisado a partir da Bíblia. É de suma importância perceber esta temática na época que estamos vivendo, pois, de fato vivemos o melhor dos tempos e também o pior dos tempos como disse Charles Dickes.

"O melhor dos tempos" por que podemos olhar para a nossa história cristã e perceber os acertos e os erros e evitar essa purpurina em nossa época. O melhor dos tempos por que vivemos uma época tecnológica avançada. O melhor dos tempos por que nenhuma época foi melhor do que está no campo fértil da somatizaçao das idéias etc.

Porém vivemos o pior dos tempos. Nossa época é a época da superficialidade, época hedônica, niilista, narcisista, pluralista. Vivemos numa cultura pós-crista, pós-moderna que tem a cada dia negado os princípios da palavra de Deus relativizando a verdade.

Essas palavras de Charles Dickes podem ser aplicadas em qualquer contexto seja político, social, econômico, ecológico, teológico, religioso, eclesiológico, pastoral etc. Nosso reflexao versa justamente o cuidado pastoral nesse nosso Brasil contemporâneo e sem dúvida vivemos também o “ melhor e o pior” dos tempos. Uma grande multidao está por aí precisando de cuidado pastoral no dizer de Jesus Cristo “ovelhas sem pastor”,

Todavia vivemos hoje em nossos círculos evangélicos a síndrome do pragmatismo, das agendas lotadas, do ativismo religioso, do corre - corre em busca de novos métodos, nova onda e esquecemos o cuidado pastoral bíblico. Por vez implantamos na igreja os aconselhamentos pastorais, os grupos caseiro, celulares, etc. nao como agente terapeutico pastoral que nutri e cuida daqueles que já estao dentro, mais usamos esse meio como forma de evangelizaçao para crescer nosso grupo.

Nao estou aqui advogando que nao devemos evangelizar, ganhar almas, para Jesus Cristo, proclamar o reino de Deus e todas as terminologias que voce quiser usar estou falando aqui sobre o fato que estamos negligenciando o cuidado pastoral e temos vistos as ovelhas desnutrida, mal amada, mal cuidada etc., por que implantamos cuidado pastoral segundo nossa ótica e nao a ótica de Deus. Nosso trabalho tem como o objetivo o cuidado pastoral no Brasil contemporâneo a partir da Bíblia e também da percepçao das batidas do coraçao dessa geraçao, que adoece tendo o remédio ao seu lado:"A Bíblia".

O Teólogo Julio César Zabatieiro em seu artigo “Cuida (n) do – A Arte do pastorado “ diz que para o pastor cuidar bem do rebanho de Cristo ele precisa primeiro ser cuidado pelo Supremo Pastor. Ele afirma ainda que se alguma vez foi simples descrever o ministério pastoral, hoje essa definiçao nao é tao simplista assim.

O Dr. Zabatieiro faz uma lista dessas complexidades ministeriais no Brasil contemporâneo. Ele pergunta: O que faz um Pastor hoje? E responde: “ Ele prega, ensina, treina líderes, transforma a igreja, ora, evangeliza, administra, visita, disciplina, motiva, discípula, dirige o louvor, aconselha, batiza, ministra a ceia, arrecada, impetra a bençao, redige o boletim, governa, doutrina, quebra paradigmas, faz teologia, faz missoes, dá testemunho da vida pessoal, familiar, financeira etc.

Zabatieiro prossegue dizendo: De que aspectos de nossa atividade nós, pastores, construímos nossa identidade ministerial e pessoal? Quais sao os nossos modelos de cuidado pastoral? Será no retrato doutrinário denominacional do pastor? Nos pastores neo-pentecostais ou neo televisivos? Nos pastores das megas igrejas? Nos pioneiros e desbravadores? , nos pioneiros em buscas de novos paradigmas? Etc.

Esse tom reflexivo aqui leva o autor a dizer que nao seria melhor prestarmos á atençao na pessoa bendita de Jesus Cristo e perceber nele a doce e excelente arte de pastorear? do cuidar? Pois este é o caminho mais seguro e canônico do cuidado pastoral. Trabalhando a excelencia do cuidado pastoral Zabatieiro diz:

A arte de cuidar, de cuidar-se. No dicionário do idioma portugues, cuidar é zelar pelo bem estar, pela saúde de; de outra pessoa, de si mesmo. No dicionário dos idiomas ingles-portugués, cuidar também é amar. Bem estar, saúde e amor. Em linguagens teológicas: bençao, amor e salvaçao. A arte do pastorear, pode-se dizer, é a amorosa arte de abençoar, de estar bem, de bem estar. Amorosa arte de salvar, curar, vivificar.

Por isso o Novo Testamento fala do Supremo Pastor. Ele, Jesus, pastoreou efetiva e efizcamente. A amorosa arte que Jesus tinha para cuidar do rebanho culminou no dar se pelo rebanho ovelhas sem pastor. Assim, a arte de pastorear fica mais leve, fluída, viável. É arte de participar no bem-estar já oferecido, na salvaçao graciosamente ofertada, no amor derramado. É, entao, e antes de tudo, arte de ser pastoreado. Para cuidar é necessário ser cuidado. ( p. 1,2002).

O ativismo pastoral implantado hoje pela sociedade pragmática eclesial contemporânea tem esquecido e esqueletizado o adendo do cuidado pastoral em meio as avalanches dos papeis eclesiásticos que o pastor tem que desincumbir ao longo do seu ofício ministerial. Temos visto até aqui o realismo que para cuidar, temos que ser cuidados e isso tem conotaçoes poeimenicas vindas do Supremo Pastor que junto com a chamada ministerial nao nos isenta dos seus cuidados pastorais.
Neste sentido o Dr. Zabatieiro conclui seu argumento dizendo que para pastorear é preciso, antes de tudo, ser pastoreado por Deus e isso desemboca em tres propostas:

1) Aceitar a valorizaçao que Deus faz de nós. 2) Ser reunificado na comunidade de Deus. 3) Receber o “Lembrar–se divino”. Quando compreendemos que somos amados, curados, revitalizados, incluídos, compreendidos, justificados, abençoados pelo supremo pastor da nossa vida o ministério pastoral tem uma nova dinâmica excelente e cuidar do rebanho de Cristo nao é um fardo, um peso, um interesse mais um se doar com amor no entendimento que isso é excelente.

O ministério pastoral no Brasil Contemporâneo no aspecto do cuidado pastoral precisa ter a sua base nas escrituras “Sola Scriptura”, e também na percepçao ontológica.

Muitos pastores e modelos pastorais hoje tem uma visao do cuidado pastoral na moldura da multidao no templo, do frenesi momentâneo produzido na reuniao, na cura realizada, nas campanhas destituídas de afeto relacional e de interesse genuíno na dor do outro. O cuidado pastoral no Brasil contemporâneo em muitos círculos tem a sua base nao na “Sola Scriptura” e no protótipo cristológico mais no modismo destituído de vida

O cuidado pastoral nao pode ser somente via púlpito, via reuniao em suas várias expressoes, via louvorzao, mas ele deve seguir o modelo cristológico da aproximaçao, da compreensao, da percepçao, da misericórdia, do ensino curador, libertador, do envolvimento em todas as facetas da vida desde a alegria até a tristeza, a dor, desde a vida ate a morte desde o ganho ate a perda. Ele deve estar solidificado na justiça e na paz cristológica.

Henry Nouwen em seu livro “O Sofrimento que Cura”, mostra para nós que o cuidado pastoral contemporâneo deve ser margeado também por uma compreensao do componente humano. Ele tece comentário do nosso cuidado pastoral e mostra a realidade do homem nuclear, mostra também que desenvolvemos o nosso ministério para uma geraçao sem raízes e com isso devemos olhar para dentro dos olhos do fugitivo e que desenvolvemos um ministério para o homem sem esperança.

Essa conotaçao de Nouwen aqui de cuidado pastoral abrange as pessoas que estao na igreja, mas também das pessoas que chegam na igreja. Nouwen aprofunda mais sua argumentaçao e mostra também a visao macro do ministério e do cuidado pastoral que abrange nao só a “igreja”, mais o “bairro”, a “cidade” e o “mundo” do Senhor.

Isso nao é um cuidado isolativo, mas integralizado, pois Jesus Cristo modelo de cuidado pastoral nao armou a sua tenda num “gabinete pastoral” e esperou as pessoas virem a ele, mas ele armou sua tenda de cidade em cidade, abençoando as vidas na busca do perdido, na busca da justiça em seu tom integral, na busca do fraco, dos injustiçados, na busca dos que nao tinham amigos, na busca do perdido, etc.

Seus encontros com diversos tipos de pessoas e circunstancias retratam para nos suas prioridades. Seus posicionamentos diante do fraco, sua lucidez do Reino de Deus, sua paixao pela missao, sua obstinaçao para Soli Dei Glória, redesenham para nós o verdadeiro cuidado pastoral que longe do frenesi eclesial contemporâneo, tem fisionomia de piedade e doaçao, justiça, envolvimento em todas as dimensoes da vida humana, da cidade e do mundo como tenda antropológica.

Jesus Cristo também em seu cuidado pastoral nao priorizou a multidao mais o indivíduo que faz parte da multidao, essa atitude é bem diferente hoje de muitos pastores que tem uma compreensao pseuda do ministério excelente e o cuidado pastoral pois esses dao mais valor para o aglomerado humano como massa de manobra do que para o indivíduo como imagem de Deus “ Imago Dei”, priorizam o reino aqui e agora e o patrulhamento ideológico como sucesso terrenal, gloria humana, corredor da fama, trocadilho financeiro, promessas de um pseudo Celeste por vir em contornos humanistas, e uma enfase demasiada na pregaçao egocentrica e das necessidades.

A reformulaçao da excelencia do ministério e do cuidado pastoral contemporânea é sem dúvida necessária e urgente e deve ter a cruz de Cristo como modelo. David Hansen em seu fabuloso livro “A Arte de Pastorear”, diz que o cuidado pastoral e o ministério pastoral jamais podem ser dirigidos por tendencias contemporâneas como modismo, tarefas etc. ele faz uma crítica aos teólogos profissionais que reduziram o trabalho pastoral em realizaçao de coisas e isso gera uma falta de tempo para a leitura já que os teólogos profissionais reclamam que pastores quase nao leem.

Hansem diz que o ministério pastoral jamais pode ser margeado por modismo, tarefas, açao, etc., ele sim deve ser direcionado por Cristo como modelo seguro. Ele diz que devemos prestar atençao em duas áreas do ministério de Jesus Cristo que é importante para esse resgate do excelente: Primeiro o seu “ministério” e segundo o “roteiro de sua vida”.

Hansem salienta que o ministério de Jesus Cristo foi tao simples mais profundo que muitos pastores contemporâneos acham simples demais, pois trata de oraçao, amizade, sacramento, liderança etc., ao contrário do que muitos tratam hoje.
O roteiro da vida de Jesus Cristo diz o autor nos aponta para o caminho da “Cruz”, sua vida era uma vida de sacrifício e ele nos chama para caminharmos essa estrada cristológica (Mc.8.34). David Hansen mostra para nós o serviço pastoral sadio e o cuidado pastoral benéfico quando diz:

Para que nao façamos objeçao a levar a cruz, como sendo bobagem pietista, num mundo de princípios de gerenciamento “científico” e metodologia psicológica, simplesmente observe que praticamente, toda dificuldade em que incorrem os pastores melhores, de mais talento, resulta de nao seguirem o Caminho da Cruz. Os melhores e mais talentosos no ministério pastoral e nas hierarquias denominacionais se prejudicam e prejudicam mais ainda a igreja, por seu ego incontido e por recusarem retirar o pé das altas posiçoes ( p.29.2001)

Devemos de fato considerar o que o veterano David Hansen está analisando aqui. O cuidado pastoral sem dúvida deve ter o seu foco na pessoa bendita de Jesus Cristo e o caminho da cruz deve estar no tecido do ministério pastoral. Nao podemos desdenhar do modelo maior que é Cristo em troca de tecnologia, gerenciamento e psicologizaçao e filosofia ministerial estranho a palavra de Deus. Quando o motivo do ministério é cristológico esses expedientes podem ser usados na medida em que se sujeitem a palavra de Deus e nao ao contrário.

O colocar os pés nas altas posiçoes eclesiásticas e o esquecimento do cuidado pastoral bíblico em muitos círculos evangélicos tem sido o emblema de muitos pastores que nao compreende o sacrifício de Jesus Cristo e a sua obra santa em prol das vidas. No frenesi da busca do famigerado sucesso e da galinha dos ovos de ouro do ministério hodierno esses pastores vao a cada dia se distanciando da cruz e da mensagem do evangelho como fez a igreja romano na idade média, mostrando que a excelencia do ministério se transformou em tirania dogmática e ideologismo em vez de teologismo sadio.

Alberto Barrientos em seu livro “Trabalho pastoral: Princípios e Alternativas”, diz que o trabalho pastoral deve ter princípios bem claros e concretos na direçao de guiar a igreja. Ele inúmera vários itens para essa atividade pastoral:

O primeiro objetivo é “Dar á igreja um lugar em sua comunidade”,
O segundo objetivo é “ Reconciliar e unir as pessoas com Deus”,
O terceiro objetivo é “ Formar e aperfeiçoar os Cristaos”,
O quarto objetivo é “ Criar e amadurecer Relacionamentos”,
E o quinto objetivo é “ Organizar e mobilizar Capacidades”.

O cuidado pastoral contemporâneo passa sem dúvida por essa reflexao, pois ela está focado nao na glória humana mais na glória de Deus. Ela nao visa outra coisa senao o crescimento dos santos. Barrientos também nos diz que os alvos finais de um pastorado sao: “ Apresentar perfeitos os Crentes”, “Preparar os cristaos para servir no reino terreno de Jesus” , “ Apresentar uma Igreja Unida”,

Ele também chama a nossa atençao para um ponto importante do cuidado pastoral que é justamente os relacionamentos como forma terapeutica e de crescimento para o povo de Deus. Barrientos faz uma lista desses relacionamentos.

• Relacionamentos entre o pastor e os irmaos
• Relacionamentos entre irmaos e irmaos
• Relacionamentos entre pastor e líderes
• Relacionamentos entre anciaos e líderes
• Relacionamentos entre os próprios líderes
• Relacionamentos entre jovens e adultos
• Relacionamentos entre igreja e outras igrejas
• Relacionamentos entre igreja e denominaçao
• Relacionamentos entre igreja e comunidade civil.

Os mandamentos recíprocos da palavra de Deus e a forte enfase na comunhao dos santos ensinados pela Bíblia dao o suporte necessário para vivenciá-los isso e celebrar mutuamente o cuidado uns dos outros.

Richard L. Mayhue que faz parte do corpo docente do “Máster Seminary” e uns dos colaboradores do livro “Redescobrindo o ministério pastoral: Moldando o ministério Contemporâneo aos Preceitos Bíblicos”, mostra uma pesquisa feita por John Seel em 1995 com 25 líderes evangélicos de renome mostrando seus pontos de vista sobre o estado geral dos evangélicos no final do século XX.

Sem dúvida alguma essa pesquisa analisa o quanto o cuidado pastoral e o cuidado do pastor precisa ser repensado e analisados nos moldes bíblicos. Mayhue entao mostra para nós os oito temas dominantes e suas respostas.

• Identidade Incerta : Confusao disseminada acerca da definiçao do que é um evangélico
• Desilusao Institucional : Percepçao da ineficácia e da irrelevância do ministério
• Falta de Liderança : Lamento pela escassez de liderança bíblica na igreja
• Pessimismo com respeito ao futuro : Crença de que o futuro dos evangélicos está ameaçado
• Crescimento positivo, impacto negativo : Um paradoxo intrigante sem explicaçoes claras e imediatas.
• Isolamento cultural: Estamos em plena era pós-crista
• Soluçoes políticas e metodologias sao a resposta : Surgem perspectivas nao bíblicas de ministério
• Troca da orientaçao bíblica pela pesquisa de mercado : A preocupaçao com o eterno é substituída pelo interesse no temporal, em um esforço para mostrar relevância. ( p.22.1999).

Richard L. Mayhue nos diz que o grande problema hoje no cuidado pastoral na atividade ministerial nao é o tradicional versus o contemporâneo, mas o bíblico contra o nao bíblico. Temos aqui neste trabalho levantado essa bandeira para o cuidado pastoral seguro.

Nao adianta bebermos em fontes estranhas a palavra de Deus, devemos sim redirecionar nosso ministério nos moldes bíblicos, pois Cristo é o nosso Bom Pastor
(Jo.10.11-14) e também o Sumo Pastor ( I Pe.5.4), e o grande pastor ( Hb.13.20) pensando assim seremos eficazes no cuidado pastoral contemporâneo abençoando pessoas e exaltando o nome de Deus.

Mayhue nos diz que Deus usará a sua palavra como critério na qual aprovará ou condenará nosso labor na igreja. Deus nao irá indagar se o nosso ministério foi “tradicional” ou “contemporâneo”, mas perguntará : foi Bíblico.
Ele também diz que o pastor contemporâneo deve sem dúvida prestar muita a atençao as liçoes bíblicas e reafirma que várias passagens mostram e explicam quem deve ser o pastor e o que ele deve fazer e logicamente isso inclui o cuidado pastoral.

Ele mostra entao quais sao as responsabilidades básicas do pastor baseando na epístola do apóstolo Sao Paulo aos irmaos de Tessalônica:

• Orar (I Ts.1.2,3;3.9-13)
• Evangelizar (I Ts.1.4,5,9,10)
• Capacitar ( I Ts.1.6-8)
• Defender ( I Ts. 2.1-6)
• Amar ( I Ts. 2.7,8)
• Labutar ( I Ts.2.9)
• Exemplifica r ( ITs.2.10)
• Liderar ( I Ts.2.10-12)
• Alimentar ( I Ts. 2.13)
• Vigiar ( I Ts.3.1-8)
• Alertar ( I Ts. 4.1-8)
• Ensinar ( I Ts. 4.9-5.11)
• Exortar (I Ts. 5.12-24)
• Encorajar ( II Ts. 1.3-12)
• Corrigir ( II Ts. 2.1-12)
• Confrontar ( II Ts. 3.6,14)
• Resgatar ( II Ts. 3.15)

De fato esses pontos aqui abordados mostram para nos pastores e líderes cristaos o caminho do cuidado pastoral para o Brasil contemporâneo devemos sim nos munir com a palavra de Deus e aplica-la no tecido contextual dessa geraçao crista como responsabilidade pastoral

Em seu livro “ Despertando para um Grande Ministério”, H.B London Jr. e Neil B. Wiseman dizem que toda a responsabilidade é Terra Santa. Isso é um fato importante a ser tratado por que o cuidado pastoral deve ser elevado á um grau de excelencia e nao uma peça decorativa na atividade poimenica. A igreja corpo de Cristo tem que ser cuidado, protegida, amada, curada, sanada, crescente etc. e isso se da á partir de uma visao cristológica.

H.B. London Jr. e Neil B. Wiseman pensando em termos ministeriais dizem que:

Toda a responsabilidade é terra santa por que Jesus se entregou pelas pessoas que vivem ali. Todo lugar é importante por que Deus quer que voce realize algo sobrenatural ali. Toda situaçao é especial por que o ministério é necessário ali. Como a Rainha Ester, voce veio para o Reino para um tempo como este ( p.20,1996).

Os autores London e Wiseman nos lembram ainda que: “ Toda a congregaçao é singular” Toda a congregaçao precisa do amor de um pastor”, “ Deus prove poder sobrenatural”, “ Toda a igreja precisa de pregaçao bíblica”, “ todo pastor é dotado de maneira singular”, “Toda situaçao tem potencial”.

Como a rainha Ester este é o nosso tempo e nao podemos deixar escapar o sobrenatural de Deus nas vidas das pessoas a partir de um cuidado pastoral sadio. O Brasil contemporâneo a nível eclesial tem enfrentado muitos problemas no campo eclesiástico e doutrinal em virtude do pragmatismo e o afastamento dos princípios da palavra de Deus, porém urge a hora que Deus nos chama para fazer diferença em épocas nebulosas.

Com a Bíblia na mao e com o coraçao encharcado de misericórdia e compaixao como disse Henri Nonwen iremos celebrar a comunhao como caminho de cura e açao terapeutica no cuidado pastoral como expressou o Dr. Larry Crabb em seu livro “ O lugar mais seguro da Terra.

Acredito que o cuidado pastoral nao é feito somente por uma única pessoa e sim pela comunidade da fé. Devemos romper com o paradigma “ Clero e Laicato” e celebrar “O sacerdócio de todos os Crentes” com critério e sabedoria pois a arte de cuidar é também a humildade de querer ser cuidado como quer Zabatieiro.

Esse cuidado pastoral também nao está trancado no chao geográfico eclesial mais ele se move em busca do aflito em soluçao de conflito apaziguando as beligerâncias humanas. Ele se mistura e se envolve no drama do outro e no rosto do outro contempla a face de Deus como viu Jacó a seu irmao Esaú (Gn. 33.10).

Esse cuidado pastoral nao se move em busca de honra, favor, glória, fama mais ele se posiciona como se posicionou o bom samaritano que atendeu o ferido sem pedir nada em troca e viu no outro o seu próximo. Que Jesus Cristo o “Bom Pastor” abençoe a nossa naçao

Chegamos ao final da nossa reflexao poimenica na santa expectativa que Deus mova o nosso coraçao para o realismo do cuidado pastoral no Brasil contemporâneo. Nossa contribuiçao nessa temática, como foi visto parte do nosso entendimento de que o cuidado pastoral é integral e tem sua solidificaçao na palavra de Deus, nas batidas do coraçao humano e nos seus dramas.

Ele também serve como crescimento individual e coletivo para com Deus que é o processo de santificaçao e da ajuda mútua. O cuidado pastoral nao é um estar no gabinete dando receita médica como se a vida fosse repetitiva em açao, mais ele é mais do que isso ele é um caminhar junto em duas avenidas como quer Paulo Freire na educaçao libertadora.

O cuidado pastoral nao se retrata pelo vários modelos que existem por aí mais se guia pelo modelo bíblico canônico. Ele também nao está preso a geografia templista, ao tribalismo denominacional mais ele se move em busca do outro e se envolve no drama humano seja no campo político, social, econômico, ecológico e do coraçao.

Pensar assim nao é ir além das Escrituras, pois o modelo maior de cuidado pastoral Jesus Cristo nao ficou em Cafarnaum esperando o povo na sua sala confortável, mas ele foi a Gadara e ali ajudou um endemoninhado que estava segregado do seu próprio povo, família e do seu próprio ser e Jesus Cristo, filho de Deus, incluiu ele de novo dando tarefas espirituais.

Ele conversou com a mulher samaritana, abençoou o cego Bartimeu, ressuscitou na rua o filho da viúva de Naim, foi tocado por um leproso, maltrapilho na alma e no físico, atendeu o pedido de uma mae em desespero a mulher sírio-fenícia e abençoou a multidao curando e saciando a sua fome.

Jesus Cristo o filho de Deus também comeu com pecadores, chamou para andar com “Ele” , zelotes, pescadores, publicanos, etc. fazendo deles apóstolos, conversou e inocentou uma mulher prostituta e delineou o caminho da paz com Deus dizendo “ vai e nao peques mais”, jantou na casa de Simao o Fariseu e deixou ser ungido por uma pecadora e a protegeu do intelectualismo barato, gelado, sem sentido do farisaísmo oco, destituído de vida. Jesus Cristo é o modelo maior de todos os nossos caminhos e contornos pastorais.

Que o emblema maior dessa geraçao de pastores seja o caminho santo de Cristo e nao a ocosidade da fama e do reino aqui e agora que nada produzem a nao ser um som incerto que nao glorifica a Deus e rebaixa o santo ministério lançando ele num ostracismo anti-bíblico justamente nessa época pós-cristã.

Precisamos sim como servos do “Senhor da Seara” levantar urgentemente o modelo cristológico e a bandeira reformada da “Sola Scriptura, Sola gratia, Sola Deo Glória, Sola Chistus e Sola Fide” para o sucesso do cuidado pastoral no Brasil contemporâneo pois, estamos diante de crises e propostas para uma igreja em expansao que precisa repensar sua eclesiologia e sua pastoral nao baihista mas integralista cujo chao é a Bíblia e a visualizaçao de um mundo sem Deus.

Que Deus abençõe as nossas vidas e ministérios na árdua e prazerosa arte de sermos pastores e líderes do rebanho do Senhor

BIBLIOGRAFIA

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GONDIM, Ricardo Os Perigos e Desafios da Pós-Modernidade na Igreja. Sao Paulo: Abba. 1996

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LOPES, Carlos Augusto A Igreja Crista e o Tratado do Sermao do Monte. s/e, Altônia PR. 1999

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PETERSON, Eugene O Pastor Desnecessário: Reavaliando a Chamada para O ministério. Traduçao, Cláudia Ziller Faria, Rio de Janeiro Editora Textus: 2001

SOUZA, Ricardo Barbosa, Janelas para a Vida, Curitiba: Encontro, 1999.

SPURGEON, C.H. Liçoes aos Meus Alunos: Homilética e Teologia Pastoral. Traduçao Odayr Olivetti Sao Paulo: Editora Pés, 1982

SPROUL, R.C. A Alma em Busca de Deus. Traduçao Edson Tanaka. Sao Paulo: Eclésia 1998

ZABATIERO, Julio. Cuida (n) do – A Arte do Pastorado, out. – dez 2001


ESTUDO REALIZADO PELO PASTOR CARLOS LOPES

Pastor Carlos A. Lopes
Teólogo

sábado, 22 de maio de 2010

BIOGRAFIA DE JOHN STOTT: SERVO, TEÓLOGO E PASTOR.


O inglês John Stott nasceu em 27 de abril de 1921. Foi um agnóstico até 1939, quando ouviu uma mensagem do reverendo Eric Nash e se converteu ao cristianismo evangélico.

Estudou Línguas Modernas na Faculdade Trinity, de Cambridge. Foi ordenado pela Igreja Anglicana em 1945, e iniciou suas atividades como sacerdote na Igreja All Souls, em Langham Place. Lá continuou até se tornar pastor emérito, em 1975. Foi capelão da coroa britânica de 1959 a 1991.

Stott tornou-se ainda mais conhecido depois do Pacto de Lausanne - grande congresso mundial de evangélicos que ocorreu em 1974 na Suíça, onde foi criado um comitê mundial das igrejas evangélicas. O teólogo se destacou na defesa do conceito de Evangelho Integral - uma abordagem cristã mais ampla, abrangendo a promoção do Reino de Deus não apenas na dimensão espiritual, mas também, na transformação da sociedade a partir da ética e dos valores cristãos. Em 1982, fundou o London Institute for Contemporary Christianity, do qual hoje é presidente honorário.

Além da vasta produção literária, Stott há 30 anos atua no apoio à formação de pastores e líderes e também facilitando o acesso à literatura nos mais diversos países, através de sua organização John Stott Ministries e o fundo Langham Partnership International. Ambos estão encarregados de perpetuar a visão de Stott. A JSM continuará sob a presidência de Chris Wright, que desde 2001 é seu principal executivo.

Em 2006, a organização apresentou seu projeto mais ousado: a publicação do Comentário Bíblico Africano. A obra conta com a inédita participação de 70 estudiosos africanos e foi elaborado com foco na realidade do continente, sem perder seu aspecto universal.

Aclamado pelo jornal The New York Times como o “papa” dos evangélicos pelo seu imenso prestígio, Stott escreveu mais de 50 livros, dentre eles Entenda a Bíblia.

Entre os seus títulos mais famosos estão: Cristianismo Básico; Crer é Também Pensar; Porque Sou Cristão; A Cruz de Cristo; Eu Creio na Pregação; Firmados na Fé; Cristianismo Equilibrado; Entenda a Bíblia; Cristianismo Autêntico; O Perfil do Pregador; Ouça o Espírito, ouça o mundo, a maioria deles disponível para empréstimo em nossa biblioteca.

A sua obra mais importante, Cristianismo Básico, vendeu mais de 2 milhões de cópias e já foi traduzido para mais de 60 línguas. Billy Graham chamou John Stott de "o mais respeitável clérigo no mundo hoje".

Leia abaixo uma frase marcante de John Stott:

"Alguma vez abrimos nossas portas a Cristo? Nós já o convidamos? Esta foi exatamente a questão que eu precisei ter colocado a mim. Pois, intelectualmente falando, eu tinha acreditado em Jesus toda a minha vida, do outro lado da porta. Regularmente tive dificuldades para fazer minhas orações pelo buraco da fechadura. Eu tinha mesmo empurrado tostões por debaixo da porta em uma vã tentativa de acalmá-lo. Eu fui batizado, sim, e confirmado também. Eu fui à igreja, li a Bíblia, tive altos ideais, e tentei ser bom e fazer o bem.

Mas o tempo todo, muitas vezes sem perceber, eu estava afastando Cristo no comprimento do braço, e mantendo-o longe. Eu sabia que abrir a porta poderia ter consequências. Estou profundamente grato a ele por permitir-me abrir a porta. Olhando para trás agora por mais de cinqüenta anos, percebi que esse passo simples mudou toda a direção, o rumo e a qualidade da minha vida”.

Priscila Rocha com informações da editora Mundo Cristão

Estaremos neste blog colocando vários estudos do Dr. John Stott, para enriquecer o leitor e a liderança da igreja evangélica brasileira. A voz de Stott deve ser ouvida por esta geraçào fascinada pelo reino aqui e agora, pelo evangelho água com açucar e pelo evangelho estranho das facilitações urbanas.

Pr. Carlos Augusto Lopes

Teólogo