quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CARTA AOS CRISTÃOS: UMA REFLEXÃO DA IGREJA EM ÉPOCAS DE POLÍTICAS.

Tenho recebido muitas coisas de evangélicos que estão preocupados com as novas leis no Brasil. Eu mesmo na nossa reunião de obreiros que reuniu centenas de pessoas no nosso café com Deus, antes de mostrar a importancia de vivermos uma vida de principios na liderança cristã, mostrei um DVD com essas leis, homofóbicas, abortos, casamento homossexuais etc. Com isso quero incentivar os evangélicos, pastores, líderes etc a conhecer um pouco mais de direitos humanos. Muitas coisas estão nos portais. Esse olhar clínico dá discernimento social e espiritual para a igreja hodierna.

De fato muitas coisas devemos descordar, pois não fazem parte da ética cristã. Todavia muitas coisas ventiladas hoje tem objetivos escusos e palpiteiros. Devemos antes de repassar qualquer informação nos interar dos fatos. Primeira a luz da Bíblia. Segundo a luz do complexo mundo social e terceiro sobre a liberdade de expressão numa sociedade democrática.

Nesses dias finais de eleições o chaqualar de informações inibidoras e terroristas que as vezes não tem fundamento estão fazendo muitos cristão perder o alvo da soberania de Deus. É obvio que tudo que fere os principios morais, sociais, éticos e espirituais, devem ser combatido a luz da Bíblia e jamais ser sacrificado no altar baalístico pós-moderno. Porém como cristão devemos olhar para a nossa história eclesiástica e também para a Bíblia.

Como tenho dado um estudo sistematico versículo por versículo de Apocalipse na igreja todas as quartas feiras e como historiador da igreja e teólogo, percebo que a igreja sempre viveu sob o pendão da contrariedade social até por que ela é agente contracultural e não intracultural, todavia ela nunca aceitou passivamente o agenciamento do mal social, pelo contrário ela sempre orou "livra-nos do mal".

A igreja em seus vários formatos históricos começando com a história canônica do livro de Atos que abrange mais de 30 anos e nos dá um perfil claro da robustez desses irmãos e desembocando na história eclesiástica de Eusébio e assim por todos os historiadores cristãos sempre foi perseguida no plano político em longa e curta escala.

O grande problema não é a inquietação do anti reino ( mundo), com o Reino de Deus. A grande verdade é que a perseguição lançou as bases sólidas da igreja e isso voce sabe. Os primeiros cristãos e assim sucessivamente até o advento de Constantino, viveram sob o pélago da contradição ideológica, da perseguição, porém sempre foram fiéis a Deus em meio ao caos político que banhou toda a história. Olhando a reforma protestante vimos a dicotomização da igreja e o raiar da reforma trouxe perseguição, olhamos para os huguenotes, para os anabatista, para os puritanos e tantos outros na reforma que merecem destaque mais o tempo não permite.

Eles viveram em sofrimento, viveram debaixo de leis piores do que a nossa, viveram debaixo do tacão de uma ditadura mundial, viveram no limiar do liberalismo, viveram na plataforma do sincretismo e do ecumenismo débil, viveram debaixo de uma cultura corrupta, governos anti Deus, imperadores loucos e sanguinários , viveram sob a ideologia filosófica e sobre a cultura greco-romana.

Porém nunca houve uma época onde a igreja foi mais forte e que mais produziu homens e mulheres santas e reflexão sadias. Não devemos temer o que pode fazer o homem, devemos sim temer a Deus. Devemos como cristão não ficar desesperado com o nosso futuro, pois o nosso futuro, presente e passado esta diante do Senhor.

Devemos resgatar em meio ao caos político a soberania de Deus. Ele o nosso Deus é o dono da história e todas as coisas estão debaixo de sua vontade.

Quando Constantino subiu no poder disfarçando que era cristao e estabelecendo o Édito de Milão a igreja que era vigorosa, fervorosa, cheia de compaixão, evangelística e que amava a Palavra acima de tudo, se transformou numa igreja rica, sincrética, influente, mais desprovida de beleza espiritual. Uma olhada para a história na Idade Média irá nos mostrar o horror de uma igreja que se aliançou com o estado e com tudo que não glorifica a Deus. Ela exaltou mais a Sola Eclesia ( Só a Igreja), do que Sola Scriptura
( Somente as Escrituras).

A teocracia sempre estará na contra mão da democracia no sentido que tudo que fere os princípios elementares da fé cristã deve ser repelido. Hoje temos visto uma enchente de emails, informações, notícias de um possível ataque ou perseguição da igreja. É óbvio que temos que usar nossa liberdade como brasileiros nas urnas e pelo voto impedir essas afirmações.

Todavia uma olhadela na Bíblia me arremete a uma segurança eterna, pois as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor. Estamos escondidos Nele diz Paulo, estamos em suas Mãos diz o proprio Senhor Jesus Cristo.

Sei que a igreja evangélica tem que fazr uma lipoaspiração no conceito igreja. Existem muitas gorduras no corpo de Cristo que não é agradável a Deus. Existem muitos exageros que Deus nào se agrada. Seria necessário uma reforma urgente da igreja. Ela tem que voltar para os trilhos da Palavra de Deus "Sola Scriptura". Deus advertiu Israel para eles voltarem para o Senhor através dos Profetas, todavia Israel se fez surdo e Deus usou o tacão de Nabucodonosor para refrescar os conceitos da nação e sua adoração.

Não seria a hora da igreja fazer um alto análise de sua verdadeira missão aqui na terra? Não seria a hora de a igreja repensar sua caminhada? Não seria a hora de pensarmos que saímos dos trilhos do evangelho sadio e santo? Não seria a hora de idolatrarmos os nossos templos e vivermos como templos do Espírito Santo? Não seria a hora de nós nos unirmos em torno da unidade conquista por Jesus Cristo na cruz do calvário, nao somente em épocas de eleiçoes e purpurina mais em todas as circunstancias como uma família cujo Pai é o altíssimo?

Não seria a época de lançarmos fora os ritos que a igreja evangélica tem aceitado com tanta facilidade como uma enfase exagerada no dinheiro, como vendangem louca e espirito de comercialização, como amuletos que estao dentro das igrejas hoje que Deus nao se agrada, fitinha, lencinho, chave, sabao santo, terra de Israel, água benta, piso santo arrancado do altar, corneta que expulsa demonio etc.

Nao seria a hora de pararmos de achar que o Deus que está na minha igreja é maior do que o seu. Aqui ele age mais, aqui ele cura mais, aqui ele se sente a vontade. Isso é o cúmulo evangélico do absurdo e um erro doutrinário de evangélicos analfabetos na Bíblia, alias essa geração de crente é a geração do louvor nao da Bíblia, por isso é tao fraca, tao vulneravel a qualquer coisa, aceita tudo, engoli tudo, pois tudo deixou da santa Bíblia.

Os evangélicos estao fazendo muito barulho dentro das igrejas, mais pouco fazem fora da igreja. Vivem no tripé, casa, trabalho, igreja e lazer. Nao é atoa que o tecido da pura espiritualidade esta arrebentando neste século confuso.

Bem espero que nós como igreja voltamos urgentemente para os trilhos antes que Deus use os nabucodonosores contemporaneos para fazer nós relembrarmos do nosso papel no mundo que nada mais é do que ser sal da terra e luz para as nações.

Devemos de fato orarmos pela a nossa nação, mais também devemos ter ação. Os evangélicos se trancafiaram em sua igrejas, desconhecem temas importantes da ética, não tem opinião de temas polêmicos e pior ainda não influenciam a sua geração e nem mesmo o seu vizinho.

Schaffer esta coberto de razão quando diz que nós precisamos de Reforma ( voltar para bíblia), reavivamento ( termos uma vida cheia do Espírito Santo), e Revolução Construtiva ( Mudar a sociedade e sua cultura profana).

A igreja e não a política é a embaixada dos céus aqui na terra. A igreja e não a política tem uma palavra de promessa para essa geração. A igreja deve fazer política no sentido mais puro da palavra ela esta proibida de fazer politicagem suja, imoral e aliançada com pessoas que não estao nem ai para o componente humano e para o componente divino.

Óbvio que uma olhada no Antigo Testamento vai mostrar para nós nos períodos dos Reis dois tipos de política. A primeira aquela que busca seu interesse próprio, que engorda o palácio a custa da plebe e que nao faz justiça social em sua varias dimensões.

O segundo é a política voltada para o povo e seu bem estar. É a política que teme a Deus o grande governador do mundo. É política que levanta o caído, ajuda o oprimido, cura o ferido e celebra a misericórdia, a justiça e o próximo.

Deus condenou e sempre condenará a primeira política e sua ira foi derramada em forma de cativeiro, destruição e dispersão.

Como cristão devemos orar pelo Brasil. Pelos políticos ( será?), pelos pobres, pelas víuvas, pelos viciados, pelos injustiçados, pelos oprimidos etc. Eles já tem recebido em sua pele o tacão da perseguição social, niilista, narcisista, hedonista etc.

Creiamos que Deus irmãos é o nosso Deus. Ele sempre será anunciado com rádio ou sem rádio, com televisao e sem televisao, com perseguição e sem perseguição. Ele é o dono de tudo. Todavia ele nos usa como agente revolucionario, como pessoas pensantes e que nao troca o voto por bagatela política e nem por ameaças, pois vivemos numa sociedade democratica. O voto é o ato de analisar, pensar, refletir e agir.

Temos a grande oportunidade de vivenciar o que diz a Bíblia nessas eleições tao desagradavel, tao pálida, tao fria, tao destemperada de propostas claras e humanas. Mesmo assim podemos vivenciar o que diz a Bíblia nesta eleição. Bem aventurado a nação cujo Deus é o Senhor.

Pensando nisso e também nos antecendentes históricos políticos para presidente meu voto se é que posso expressar assim mais posso pois sou livre será para Marina Silva. Conheci Marina Silva em Belo Horizonte onde estivemos juntos em 2003. Ela é uma política hábil e uma mulher de Deus. Esses são para mim bom requisitos para um politico.

Que Deus abençoe a nossa nação.

Incentivo voce a acessar o site www.pastoressemfronteiras.blogspot.com ele te ajudará a ter uma visao clássica dos servos de Deus do passado. Aqui neste site podemos ler textos antigos do século quinto, como também textos do mártire cristao Bonhhoeffer, que em virtude de seu posicionamento como pastor morreu no regime nazista.

Pr. Carlos Augusto Lopes/ADI
teólogo

2 comentários:

josé lopes disse...

Meu querido pastor. Com exceção da declaração de votos na Marina, o que eu acho corporativo, o seu artigo é excelente. Você é uma pessoa tão iluminada e tão sensata que eu tomo a "liberdade" de o desafiar a ler um pouco sobre o espiritismo. Garanto que não lhe vai fazer mal algum, o propósito não é esse, e mesmo se fosse, Deus não deixaria. Creio que vai acrescentar muito a uma cabeça tão iluminada como a sua. Isso me deixa muito feliz, uma vez que entendo que os evangélicos abrem caminhos para entender melhor o verdadeiro mundo espiritual. O seu artigo é Luz e, espero que fique ainda muito mais iluminado. Não precisa publicar essa minha mensagem se não o quiser, fique a vontade. Mas antes gostaria de recomendar esse site: http://www.espiritismogi.com.br/

O senhor verá que muitas coisas que dizem sobre o Espiritismo é muito injusto. Peço desculpas se o ofendo mas a minha intenção não é essa. Um abraço fraterno e fique com Deus.

Elizabeth Angela Calderon disse...

OBRIGADO PASTOR...É HORA SIM DE ALÇAR A VOZ, NOS ESTAGNOU A IDEIA DE POLÍTICA É PECADO...MAIS É CEGO SÓ QUEM NÃO QUER VER!!!!....TEM MUITO MAIS AINDA....DEUS NUNCA QUIS O ESTADO.....MAS TÁ....ISSO VOU CALAR....NÃO É MOMENTO....MAIS SERIO PASTOR....DEUS FICO TRISTE QUANDO OS ISRAELITAS QUISERAM UM REI.....DEUS QUER UMA NAÇÃO JUSTA...EN FIM....MAS TUDO É POLITICO...FAZER UMA NAÇÃO DE ABRAHAM....TRACER A LEI DE MOISES QUANDO O ÚNICO CODIGO DE LEI ERA DE HAMURABI....O SENHOR TIRANDO OS CAMBISTAS DO TEMPLO....AH SENHOR! COMO TE ANSEIO!!!....EN FIM PASTOR....UMA COISA SINTO....QUE A IGREJA TEM QUE GOBERNAR ATE QUE O SENHOR VOLTE... E O REINO SE MANIFESTE....EU NÃO SEI ORDENAR IDEIAS...TA TODO NO MEU ESPIRITO....COMO UNA INTUIÇÃO....E NÃO PODE-SE CONVERSAR COM MUITAS PESSOAS...E OTRA COISA SINTO....OS IRMÃOS PRECISAM SE FORMAR EM ADBOGACIA....PASTOR...NUNCA SINTIO ESTUDAR ABOGACIA?...OBRIGADO