quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

É NATAL, É NATAL, NASCEU O SALVADOR: UMA VISAO BÍBLICA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

O Deus de poder, enquanto percorria em suas majestosas roupagens de glória, resolveu parar; e assim um dia Ele desceu, e pelo caminho se despia ( George Herbert)

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do Rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram: Onde está o recém nascido Rei dos judeus? Por que vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (Mt.2.2)

O nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um marco na história dos homens (Mt.1.18-23). Ele é um divisor de águas no tempo como na fé . A comunidade cristã espalhada pelo mundo todo tem no final de cada ano comemorado está data singular. Alguns celebram o natal sem saber o cerne do seu verdadeiro significado.

Outros comemoram como uma hereditariedade familiar-religiosa. Outros ainda assimilam a natividade de Jesus Cristo, com um banhar de luzes, árvores de natal e Papai Noel como fantasia que magnetiza as crianças e encantam os adultos na odisséia do mundo mágico.

Em virtude desse deslocamento bíblico do verdadeiro significado do natal o cidadão pós-moderno tem interpretado o natal somente através de presentes, consumismo e um materialismo disfarçado de espírito natalino. Não que presentear alguém não seja um ato belo magistral o próprio Deus Todo Poderoso segundo o apóstolo São João deu o seu filho para salvar a humanidade perdida .

Esse ato divinal se transformou no maior presente que os mortais, os finitos podem ter (Jo.3.16) . Porém quando olhamos para a imutável Palavra do Senhor "Bíblia", percebemos que o nascimento de Jesus Cristo tem haver com a história da salvação. Para compreendermos este ato profundamente misterioso temos que voar a nossa mente para o primeiro livro da Bíblia chamado Gênesis. Neste livro narra a história inicial da humanidade e também como o homem criado a imagem e semelhança de Deus se afastou do altíssimo em virtude do seu pecado (Gn.2.1-25;3.1-24).

Mas Deus que é rico em perdoar e cheio de bondade e misericórdia (Ef.2.4), enviou seu filho para remir os homens (Gál.4.4). Percebemos então que o nascimento de Jesus Cristo ou como dizem os teólogos a encarnação do próprio Deus não foi um ato ocasional mas tudo isso estava debaixo da soberania divina que escreveu a história através dos homens para trazer o Cristo o Salvador e Senhor da humanidade(Ef.1.1-7).

Todo o Antigo Testamento aponta para o nascimento do Messias, do salvador do mundo. O profeta Isaías falou do seu nascimento 700 anos antes de Jesus Cristo nascer ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno Príncipe da Paz (Is. 9:6 NVI).

O nascimento de Jesus Cristo estava debaixo da soberania de Deus na qual preparou o mundo para esse grande evento histórico espiritual. Deus escolheu uma mulher para trazer Cristo ao mundo se cumprindo no desfecho histórico Gênesis 3.15 Porei inimizade entre você e a mulher entre a sua descendência e o descendente dela este lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar .

O próprio Anjo Gabriel anunciou a Maria mulher escolhida que ela conceberia um filho e chamaria Jesus. Maria porém retrucou e perguntou como que isso iria acontecer se eu sou virgem? O enviado de Deus lhe respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lc.1.26-37).

No tempo certo Maria deu a luz ao menino Jesus. Por isso naquela noite especial na cidade de Belém todo o projeto da Trindade para salvar o homem estava sendo realizado com a natividade de Cristo (Mq.5.2) Em virtude desse fato histórico cheio de mistério e graça um coral de anjos cantou uma canção dos céus Glória a Deus nas maiores alturas do céu e paz na terra para as pessoas que ele quer bem (Lc.2:10-14 ).

Os magos orientados por uma estrela vieram do Oriente adorar Jesus Cristo que é Deus (Mt.2.1-12). O Apóstolo São João relatando sobre o nascimento de Cristo diz : E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai cheio de graça e verdade. Jesus Cristo o filho de Deus nasceu para salvar o homem do seu pecado e levar esse mesmo homem ao relacionamento íntimo com Deus. Jesus Cristo que nasceu, morreu e ressuscitou e está assentado a direita de Deus é a única esperança dos mortais é por isso que celebremos o natal como expressão da salvação de Deus para os homens e podemos cantar É natal é natal nasceu o salvador.

Alguns sem entendimento nao celebram o natal advogando em nao saber a data correta, todavia o cristào autentico nao esta preocupado com uma data mais sim com um evento que mudou para sempre a humanidade. Os próprios anjos cantaram o nascimento de Jesus, o proprio Deus realizou seu plano em Cristo, os próprios magos reconheceram seu nascimento e deram presentes, o único que nao gostou do nascimento de Jesus Cristo foi o demente Herodes que por fim mandou matar um monte de criança em virtude de sua amargura, seu senso rídiculo e seu coração cheio de ódio mais nós que somos cristãos desejamos um feliz natal.

Soli Deo Glória
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

3 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Ola Pastor Carlos!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Anônimo disse...

Amados sejam tbm seguidores do meu Site!
Obrigado!

Apostolo Ladislau Nunes!

Anônimo disse...

Amados sejam tbm seguidores do meu Site!
Obrigado!

Apostolo Ladislau Nunes!

www.apostoloquatroevangelhos.blogspot.com