quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

É NATAL, É NATAL, NASCEU O SALVADOR: UMA VISAO BÍBLICA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

O Deus de poder, enquanto percorria em suas majestosas roupagens de glória, resolveu parar; e assim um dia Ele desceu, e pelo caminho se despia ( George Herbert)

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do Rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntaram: Onde está o recém nascido Rei dos judeus? Por que vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (Mt.2.2)

O nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um marco na história dos homens (Mt.1.18-23). Ele é um divisor de águas no tempo como na fé . A comunidade cristã espalhada pelo mundo todo tem no final de cada ano comemorado está data singular. Alguns celebram o natal sem saber o cerne do seu verdadeiro significado.

Outros comemoram como uma hereditariedade familiar-religiosa. Outros ainda assimilam a natividade de Jesus Cristo, com um banhar de luzes, árvores de natal e Papai Noel como fantasia que magnetiza as crianças e encantam os adultos na odisséia do mundo mágico.

Em virtude desse deslocamento bíblico do verdadeiro significado do natal o cidadão pós-moderno tem interpretado o natal somente através de presentes, consumismo e um materialismo disfarçado de espírito natalino. Não que presentear alguém não seja um ato belo magistral o próprio Deus Todo Poderoso segundo o apóstolo São João deu o seu filho para salvar a humanidade perdida .

Esse ato divinal se transformou no maior presente que os mortais, os finitos podem ter (Jo.3.16) . Porém quando olhamos para a imutável Palavra do Senhor "Bíblia", percebemos que o nascimento de Jesus Cristo tem haver com a história da salvação. Para compreendermos este ato profundamente misterioso temos que voar a nossa mente para o primeiro livro da Bíblia chamado Gênesis. Neste livro narra a história inicial da humanidade e também como o homem criado a imagem e semelhança de Deus se afastou do altíssimo em virtude do seu pecado (Gn.2.1-25;3.1-24).

Mas Deus que é rico em perdoar e cheio de bondade e misericórdia (Ef.2.4), enviou seu filho para remir os homens (Gál.4.4). Percebemos então que o nascimento de Jesus Cristo ou como dizem os teólogos a encarnação do próprio Deus não foi um ato ocasional mas tudo isso estava debaixo da soberania divina que escreveu a história através dos homens para trazer o Cristo o Salvador e Senhor da humanidade(Ef.1.1-7).

Todo o Antigo Testamento aponta para o nascimento do Messias, do salvador do mundo. O profeta Isaías falou do seu nascimento 700 anos antes de Jesus Cristo nascer ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno Príncipe da Paz (Is. 9:6 NVI).

O nascimento de Jesus Cristo estava debaixo da soberania de Deus na qual preparou o mundo para esse grande evento histórico espiritual. Deus escolheu uma mulher para trazer Cristo ao mundo se cumprindo no desfecho histórico Gênesis 3.15 Porei inimizade entre você e a mulher entre a sua descendência e o descendente dela este lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar .

O próprio Anjo Gabriel anunciou a Maria mulher escolhida que ela conceberia um filho e chamaria Jesus. Maria porém retrucou e perguntou como que isso iria acontecer se eu sou virgem? O enviado de Deus lhe respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lc.1.26-37).

No tempo certo Maria deu a luz ao menino Jesus. Por isso naquela noite especial na cidade de Belém todo o projeto da Trindade para salvar o homem estava sendo realizado com a natividade de Cristo (Mq.5.2) Em virtude desse fato histórico cheio de mistério e graça um coral de anjos cantou uma canção dos céus Glória a Deus nas maiores alturas do céu e paz na terra para as pessoas que ele quer bem (Lc.2:10-14 ).

Os magos orientados por uma estrela vieram do Oriente adorar Jesus Cristo que é Deus (Mt.2.1-12). O Apóstolo São João relatando sobre o nascimento de Cristo diz : E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai cheio de graça e verdade. Jesus Cristo o filho de Deus nasceu para salvar o homem do seu pecado e levar esse mesmo homem ao relacionamento íntimo com Deus. Jesus Cristo que nasceu, morreu e ressuscitou e está assentado a direita de Deus é a única esperança dos mortais é por isso que celebremos o natal como expressão da salvação de Deus para os homens e podemos cantar É natal é natal nasceu o salvador.

Alguns sem entendimento nao celebram o natal advogando em nao saber a data correta, todavia o cristào autentico nao esta preocupado com uma data mais sim com um evento que mudou para sempre a humanidade. Os próprios anjos cantaram o nascimento de Jesus, o proprio Deus realizou seu plano em Cristo, os próprios magos reconheceram seu nascimento e deram presentes, o único que nao gostou do nascimento de Jesus Cristo foi o demente Herodes que por fim mandou matar um monte de criança em virtude de sua amargura, seu senso rídiculo e seu coração cheio de ódio mais nós que somos cristãos desejamos um feliz natal.

Soli Deo Glória
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

3 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Ola Pastor Carlos!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Apóstolo Ladislau Nunes disse...

Amados sejam tbm seguidores do meu Site!
Obrigado!

Apostolo Ladislau Nunes!

Apóstolo Ladislau Nunes disse...

Amados sejam tbm seguidores do meu Site!
Obrigado!

Apostolo Ladislau Nunes!

www.apostoloquatroevangelhos.blogspot.com