domingo, 31 de março de 2013

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA: REFLEXÃO E POSICIONAMENTO.


Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondei: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor Deus (Êxodo 12:26-27)

Desde que a nação de Israel partiu do Egito no ano 1445 a.C. o povo Hebreu comemora a Páscoa todos os anos, precisamente na primavera que corresponde uma data aproximada da sexta-feira santa.

Na verdade a Páscoa é para Israel o que o dia da independência é para um país, e mais ainda. Os hebreus passaram mais de quatrocentos anos debaixo da escravidão egípcia, porém Deus decidiu libertar aquele povo, e para isso levantou um líder, um legislador chamado Moisés. Sobre a liderança espiritual e política de Moisés com a ajuda de Javé o povo hebreu foi libertado do jugo opressor egípcio.

Além do livramento do Egito, a páscoa se constituiu em primeiro dia do ano religioso dos hebreus e o começo de sua vida nacional. Isto ocorreu no mês de Abibe que pode ser chamado também de Nisa, que corresponde aos nossos meses de março e abril. A páscoa não foi uma invenção humana, mas o próprio Deus instituiu para que seu povo relembrasse o grande livramento que Ele efetuou para com Israel.

A palavra portuguesa "páscoa", é usada para designar a festa dos judeus que, no hebraico é chamado "pesach", que significa "saltar por cima", "passar sobre" , "poupar". Esse nome surgiu em face da tradição de que o anjo da morte passou por sobre as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, quando ele matou os primogênitos dos egípcios (Ex.12:21).

Essa na verdade foi a última das pragas que se tornaram necessárias para convencer Faraó de permitir que Israel saísse do Egito. Portanto a páscoa assumiu o sentido de livramento, e o próprio êxodo "saída", foi a concretização dessa libertação efetuada por Deus através do grande líder Moisés. Os judeus contemporâneo ainda comemoram a páscoa com algumas mudanças.

A festa judaica hodierna "chamada Seder", já não é comemorada com o cordeiro assado como de costume, todavia o pai de família tem por obrigação narrar toda a história do "Êxodo" ou seja do livramento de Israel efetivado por Deus plasmada na Bíblia. Para a cristandade a festa da páscoa "pesach", contém rico simbolismo pois ela profeticamente aponta para Jesus Cristo.

A morte de Cristo, ocorreu exatamente na páscoa, e o apóstolo São Paulo nos diz que Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal (I Cor.5:7). A páscoa marcava um ato histórico de libertação. Assim também em Cristo encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida.

Em Cristo o homem pode se tornar filho de Deus através de seu sacrifício na cruz, que proporciona, libertação, transformação , paz, alegria , justiça, intimidade com Deus e vida eterna. Muitas pessoas estão confusas com o sentido verdadeiro da páscoa.

É verdade que a cristandade contemporânea tem reduzido ela a um patamar capitalista fugindo do seu real propósito. O cordeiro foi trocado pelo coelho e o ovo tomou o lugar do significado original "pão e o vinho". Muitas pessoas desconhece o verdadeiro sentido da Páscoa.

Geralmente elas associam com "Ovo de chocolate e com o Coelho", todavia a verdadeira Páscoa "pesach" é vinculada a Jesus Cristo o Verbo de Deus que se fez carne A Bíblia mostra que a páscoa tem caráter de libertação efetuado por Deus e que agora em Cristo Jesus a Nossa Verdadeira Páscoa essa verdade tem uma dinâmica espiritual, que abrange toda a esfera humana.

Cristo celebrou a páscoa e instituiu a Santa Ceia e nós cristãos de todo o mundo devemos comemorar a sua Morte e a sua Ressurreição, pois o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo deu a sua vida em resgate de muitos. Ele foi crucificado, morto e sepultado, porém ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos; subiu ao Céu enviou o Espírito Santo está assentado á direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos como diz a Bíblia e o Credo Apostólico.

SOLA FIDE

Pastor Carlos Augusto Lopes
Pastor da Igreja ADI de Tubarão Santa Catarina
Um dos Coordenadores da Aliança Evangelica Brasileira.

7 comentários:

Profª Lia Leite disse...

Otima reflexão e muito bem elaborada.
parabéns pastor Carlos. Vou usar seu texto para dar uma aula sobre o verdadeiro significado da Páscoa , que está totalmente longe do consumismo dos dias atuais.
Deus o abençõe!

não temas porque a tua oração foi ouvida disse...

Apaz do senhor Pr.Carlos maravilhosa esta reflexão vou usa-la para ensinar aos jovems que eu trabalho,o verdadeiro segnificado da páscoa Deus ocontinui vos abençoando.irmã veralúciavr__lucia@hotmail.com

não temas porque a tua oração foi ouvida disse...

Apaz do senhor Pr.Carlos maravilhosa esta reflexão vou usa-la para ensinar aos jovems que eu trabalho,o verdadeiro segnificado da páscoa Deus ocontinui vos abençoando.irmã veralúciavr__lucia@hotmail.com

Unknown disse...

Excelente reflexão. Parabéns pelo artigo. Se quiser de uma olhada também em minha página: LOGUS & RHEMA. www.drcarlosandrade.blogspot.com
Obs: meu nome também é carlos Augusto.

Que o Senhor Jesus continue a boa obra na sua vida.
Graça & Paz.

Unknown disse...

Vc quer ganhar dinheiro com seu blog???

entre em contato comigo! suelystonn@gmail.com ou acesse o site: www.grupotcb.com

fico no aguardo!

Aux. Irmão Brayan disse...

Ide as ovelhas perdidas da Casa de Israel, e propague o Evangelho que muitos não conhecem. Deus nos ajude!

Obra de Deus em Cambé pr disse...

foi muito bom o comentario sobre a pascoa e isso que o povo precisa mesmo saber sobre a pascoa