sábado, 30 de março de 2013

O SER HUMANO E AS BENÇÃOS DIVINAS - SALMO 8 e ISAÍAS 61


Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos (...), pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes e te preocupes? (Salmo 8:3 NVI)

Quando lemos a Bíblia percebemos o amor que Deus devota pelo homem esse ser finito e inquietante. Três vezes o Antigo Testamento dirige a Deus a pergunta: Que é o ser humano?

O doutor Ralph Smith diz que a pergunta reflete três coisas

1) Deus criou o homem a sua imagem e semelhança
2) Deus está atento ás pessoas – ( Se preocupa)
3) Mesmo apresentado como relativamente pequeno e insignificante em comparação com a vastidão do universo e com a soberania de Deus na natureza e na história, Deus se relaciona com o homem.
4) O doutor Smith prossegue dizendo que levantar a pergunta que é o homem? Significa exercer o Dom da reflexão sobre si mesmo e sobre Deus.


Estudar o homem não é tarefa simplista pelo contrário é tarefa difícil, pois o homem não é estático ele é dinâmico. Segundo a Bíblia ele é a coroa da criação de Deus, pois foi feito a sua imagem e semelhança. O homem não é um robô, não é um animal evoluído e nem mesmo um anjo.

O filósofo e teólogo Juvenal Arduini, em seu livro “ Antropologia: Ousar para reinventar a humanidade”, trabalha o homem num aspecto filosofal. Ele deixa claro o valor que tem o homem e também aponta para o paradoxo humano. Ele diz:

“O ser humano é ambivalente. Ele é conhecido e estranho, próximo e distante, transparente e opaco. O ser humano canta e protesta, dança e agride, congrega e dispersa. O ser humano é diáfano e indevassável, lúcido e nebuloso, acessível e inabordável. Ele circula pelas ruas, mas também recolhe-se na intimidade. O ser humano expande-se festivamente e tranca-se amargamente. É lógico e ilógico”.

“O ser humano é linguagem pluriforme. Fala e silencia, grita e emudece, gargalha e enclausura-se. O ser humano é palavra ofertada e palavra recusada. O ser humano é fonte exuberante de comunicação, e também núcleo rígido de incomunicação. O ser-humano é diálogo fecundo e monólogo estéril.

O ser humano é fértil em criações. Cria vida, saúde, pão, paz, ciência, tecnologia. O ser humano constrói maravilhas mas também pode arrasá-las. Planta a semente e desintegra a germinação, Pai luta para ter filhos; e pai estupra a carne de sua carne.Mãe sangra para sustentar o filho; e mãe abandona ou estrangula o recém nascido. O ser humano necessita de convivência e solidariedade. Mas também é anti-social. A discriminação, o fanatismo e o sectarismo esfiapam o tecido da sociabilidade.

O ser humano é águia altiva que recorta horizontes vastos. E é também verme que rasteja. O ser humano empolga pelos avanços científicos e históricos, e frustra pela vulgaridade pelo aviltamento. A fronte do ser humano roça a face de Deus, mas seus passos escorregam na lama. O ser humano é paradoxo antropológico. Muitos exaltam a grandeza do ser humano. Outros estigmatizam a sua vileza. O ser humano avança e recua, atrai e expulsa, ergue-se e recai, edifica e pulveriza, arrisca-se e amoita-se. Lidar com o ser humano é lidar com o paradoxo.

O ser humano é mistura de bem e de mal de joio e de trigo, ele é “dialético”

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos (...), pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes e te preocupes? (Salmo 8:3 NVI)


No pensamento de Moisés o grande líder Israelita que confeccionou o salmo 90, o salmo mais antigo da Bíblia. O ser humano é definido como finito e de breve duração terrenal " são breve como sono, seus anos passam, pois a vida é breve, são como conto ligeiro, como a relva que brotam ao amanhecer; germina e brota pela manha

O doutor Bruce Milne tecendo comentários sobre a essência da natureza humana mostra que na criação a humanidade foi investida por Deus de uma dignidade especial e que a Bíblia deixa claro que o homem é obra das mãos de Deus e não de um darwinismo excêntrico.

Louis Berkhof diz que de acordo com a Bíblia, o homem foi criado á imagem de Deus e, portanto tem relação com Deus.

O grande reformador João Calvino diz que o homem jamais obtém um conhecimento claro de si mesmo a não ser que tenha primeira contemplado a face de Deus e depois desça para analisar a si mesmo.

O teólogo Aurélio Agostinho em seu célebre livro Confissões diz que o ser humano não tem paz verdadeira fora de Deus. Ele diz. "Senhor Tu nos Criaste para Ti e nossos corações não descansarão até encontrar descanso em Ti".

O erudito reformado R. C. Sproul no início do seu livro “A Alma em Busca de Deus” atesta dizendo que tem um ponto profundo dentro de nossas almas que está faminto e essa fome antropológica só Deus o soberano pode saciar.


O catecismo de Genebra burilado em 1541 afirma dizendo: Qual é o principal objetivo da vida humana? O principal objetivo é conhecer a Deus.

Não é de admirar que Shakespeare tenha feito Hamlet irromper em seu elogio: "Que obra de arte é o homem! Quão nobre em raciocínio! Quão infinito em suas faculdades! Quão semelhante aos anjos na ação! No entendimento, quão semelhante a Deus! Oh, a beleza do mundo! O protótipo dos animais!"

O Breve Catecismo de Westminster elaborado em 1647 diz: Qual é o fim principal do homem? Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus e alegrá-lo para sempre”.

A Bíblia diz que é dever de todo o homem Temer a Deus, pois o homem é obra prima da criação de Deus.

Todavia, o Ser Humano, pecou contra Deus e se desviou do seu caminho. O ser humano , precisa de Deus em todas as áreas, ele precisa, ser salvo dos seus pecados, precisa, ser renovado, restaurado, curado, pelo poder e graça de Deus.

Por, isso o Salmista, sabendo que o homem é frágil, fraco e precisa continuamente de Deus, ergue a voz dizendo: Que é o homem, que dele te lembres?, e o filho do homem, que o visites?

Por isso, o romancista russo Fiódor Dostoievski, bradou dizendo que o vazio do coração do homem tem o tamanho de Deus e só Deus pode suprir.

Sorem Kiekigaard , Afirmou que o homem só será eternamente feliz após encontrar-se com o seu criador, após recebê-lo como salvador e Deus após sua alma adentrar as sublimes regiões do céu.

O livro do profeta Isaías foi escrito num momento difícil onde as pessoas estavam abatidas, sem esperança, sem alegria e angustiadas de espírito.

Nunca uma época precisou tanto desta palavra de Isaías 61 como a nossa época. As nossas igrejas precisam desta palavra, a nossa família precisa desta palavra,a nossa cidade precisa desta palavra a nossa nação e também eu e voce..

“Francis Schaeffer” disse que estamos vivendo um momento de solidão. Nossa geração esta faminta de amor verdadeiro, de significado, de moralidade, de justiça,

A poeira da morte parecesse que esta cobrindo tudo. “Eugene Peterson” disse que a pior morte é quando estamos vivos fisicamente mais por dentro estamos morrendo aos poucos.

Morte não é somente o esvair da vida mais existe vários tipos de morte: morte emocional, morte familiar, morte das amizades, morte dos bons costumes, morte moral, morte da esperança etc.

A grande maioria das pessoas estão esmagadas, feridas, machucadas, desanimadas, tristes, Algumas perderam o sabor e a celebração da vida, outras acham que a vida é assim mesmo não tem mais jeito para nada.

É em meio aos escombros do coração humano que Isaias mostra um facho de esperança vinda de Deus para todos nós que estamos aqui neste lugar. Essa passagem de Isaias se coaduna com o Salmo 8 que diz Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites.

Isaias, nos mostra que Deus, não esquece do homem e que Deus visita o homem, através de Jesus Cristo. Essa profecia se cumpriu na vida de Jesus Cristo o nosso Senhor.

V. 1 O Espírito de Deus está sobre mim. Esse texto se cumpri fielmente na vida de Jesus Cristo em Lucas 4.1 – O próprio Jesus Cristo disse que derramaria do seu Santo Espírito na igreja. Cremos fielmente que o Espírito Santo esta sobre está igreja.

Isso nos mostra que o Espírito Santo é o único que pode restaurar, curar, transformar etc. Ele faz isso através de Jesus Cristo por meio da sua GRAÇA.

V.1 – Ele me Ungiu –Somente Deus pode Ungir – O salmo 23 diz: Ungi minha cabeça com óleo o meu cálice transborda. No Antigo Testamento a unção com óleo era sinônimo de “Autoridade” e “Vocação”. Quem era ungido tinha uma vocação um serviço a realizar e também tinha autoridade. A igreja tem uma vocação: Ela deve “ser sal da terra e luz para este mundo”. A igreja tem autoridade, pois ela recebeu de Jesus Cristo esse legado ( Mt. 28.18-20). A igreja tem uma missão clara que não é dela mais sim de Deus 'Missio Dei"-( BOSCH)

V. 1 - A Unção que esta sobre Jesus Cristo esta descrita em Isaías e nestres rastro cristologico de plataforma integralizante caminha a igreja de Deus ( I Cor. 1.2), pois ela é igreja de Deus e nào um tabuleiro humano.

1) A Igreja é a comunidade que deve anunciar as boas novas para os quebrantados. Numa época onde as más notícias circundam a nossa geração eu e você somos chamados por Deus para anunciar as boas novas ou seja o evangelho.

2) A igreja é o local onde os feridos são curados em nome de Jesus Cristo. A igreja deve sempre dizer o que Pedro disse: “Enéias Jesus te cura”. A igreja é o local onde os quebrantados de coração são curados, pois “Jesus Cristo não quebra a cana trilhada e nem apaga o pavio que fumega” diz a Bíblia.

3) A igreja é o local onde os algemados em nome de Jesus Cristo são colocados em liberdade. Algemas falam de prisão. Prisão não é somente grades , existem prisões espirituais, emocionais e físicas. Somente Deus pode fazer este milagre na vida de uma pessoa.

4) Consolar Todos os que choram. Nunca uma geração chorou tanto como esta geração. As lágrimas dessa geração são lágrimas de dor, de lamento, de angustia. Choramos por que nossos jovens estão na areia movediça das drogas. Choramos, por que a criminalidade esta aumentando. Choramos por que somos a geração dos depressivos. Choramos por causa da injustiça. Choramos por causa dos nosso problemas. Choramos por causa do pecado. Somente Deus pode nos ajudar. Ele é o Deus de Toda a Consolação. Jesus Cristo é o nosso consolador. O Espírito Santo é o nosso consolador diz a Bíblia.

5) O profeta Isaías diz que Deus é o único que pode mudar a nossa sorte. Ele mostra que Deus troca as dores da nossa vida, pelas alegrias do seu poder.

6) V. 3 - Ele coloca em nossa cabeça uma “Coroa”- Diadema (noivo,sacerdote) e tira as cinzas da nossa dor e pecado-

7) V. 3 Ele derrama óleo de alegria e enxuga as nossas lágrimas (pranto)

8) V.3 Ele nos veste de louvor e arranca de dentro de nós o espírito angustiado. Um vestido de festa que eles usavam.

9) V. 3 - Ele nos planta como Carvalho de justiça. O carvalho é uma árvore que suporta adversidade como vento, chuva, frio, calor e permanece firme. Ele tem raízes profundas e também é uma árvore frondosa, bonita e forte. Numa época de superficialidade e de falta de raiz, Deus nos convoca e nos chama para sermos em Cristo e atraves de Cristo, homens e mulheres que tem um vida de profundidade e de raiz com o nosso Deus.

Para a sua Glória: Tudo deve ser feito para glória de Deus ( 1 Cor. 10 31; Jo. 17.4- )Fomos criados para a gloria de Deus, através de Jesus Cristo. O nosso objetivo e alvo , não é a nossa gloria, mais a gloria do Pai.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Pastor da Igreja ADI de Tubarão Santa Catarina
Um dos Coordenadores da Aliança Evangelica Brasileira.

Um comentário:

an muti disse...

Minecraft Skins . How do you feel if your charaters have very new and fashionable skins in many games of Minecraft at this Christmas and up-coming Tet holiday? It will be really fun. Now let me make it come true. I am so excited to be with you in every Minecraft game! 

Minecraft Mods
. Just like Skins, you seem to get so bored with some Minecraft mods you have ever used. Would you like to take part in extremely modern and great new games as well as experience the exciting atmostphere that you have never tried before? I guess all of you cannot wait more for these wonderful things. Let’s get started to join these games and I will show you how easy it is to find out the other Minecraft mods.

Minecraft Maps
. Hmmm… In Minecraft, I like this part most. Do you know why? Well, as you can see, Maps Minecraft is so great because you cannot discover any challenge in every game without Maps Minecraft. The wonderful. Minecraft Maps usually interest me so much but my PC configuration is not suitable. LOL…! However , I do not give up even no matter hard it is. Now I have much more Maps Minecraft than ever after a long time discovering. All of you are welcomed to visit my blog and take a look at these Maps Minecraft. LOL… All is for everyone who are keen on Maps Minecraft. I really hope our Minecraft community will gradually become greater and happier in near future.
Minecraft Texture Packs
. I rarely search about it , but I also have many Minecraft Texture Packs to share with you. 

Christmas and New Year are together coming! minecraftfreemods.net Wish you all happiness and best luck! I hope these great holidays will bring us millions of reasons to smile in life! Merry Xmas and Happy New Year!
Everything will finally be alright! Wish you a successful life! Your all
dreams will definitely come true! <3
                                                                                                          minecraftfreemods.net