segunda-feira, 25 de julho de 2011

PARA FALAR DAS FLORES E TAMBÉM DA TERCEIRA IDADE


Um tempo atrás um pastor amigo meu me presenteou com um livro de Luis Alonso Schokel, o livro é fruto da experiência meditativa dos salmos que traz como título “Esperança: Meditações Bíblicas para a Terceira Idade”, Meu amigo pastor deixou uma dedicatória para mim dizendo: Estou lendo este livro, pois estou chegando na terceira idade, demorou mais chegou e você nobre colega um dia chegará”.

Alguns anos atrás fui convidado para pregar numa igreja no Paraná, iria pregar sobre o jovem rico , o esboço estava no meio da Bíblia, porém quando cheguei naquele domingo de manhã na igreja as pessoas que lá estavam eram todas da terceira idade, então mudei minha pregação e falei sobre os amados velhos que Deus usou para abençoar a nossa vida que estão registrados na Bíblia.

O que falar de Noé, senhor de idade que encontrou graças diante de Deus, construiu uma arca e entrou para a galeria dos heróis da fé. Em meio a tanto liberalismo na terceira idade hoje em dia, Noé mostra que seu contentamento está em Deus e na sua graça abundante.

O que falar de Abraão, homem de idade avançada mas com um vigor invejável tanto físico como de Fé. Ele foi amigo de Deus e nos deixou um legado de fé que deve ser um modelo de vida para todas as gerações. Abraão aquele homem centenário nos ensina a depender de Deus, a confiar em Deus, a discernir a voz de Deus. O que falar de Sara, senhora amada que junto com seu esposo confiou nas promessas de Deus e gerou Isaque fruto da benevolência de Iavé.

Sara nos ensina a sorrir em meio aos anos avançados, pois seu filho Isaque significa “ Riso” e num português regionalizado soa como gargalhada tupiniquim. A Bíblia mostra esses doces velhinhos servindo ao Senhor com todo vigor e ternura como diz o escritor aos hebreus o que dizer de Josué, de Daniel que desde novo ate sua velhice foi fiel a Deus, o que dizer de Calebe que aos 80 anos tinha força para lutar a causa do Senhor e o apóstolo da graça Paulo que morreu com mas de sessenta anos, todos eles são exemplos para nós a permanecermos firmes olhando para Deus.

Tolo foi Roboão uns dos reis de Israel que invés de valorizar a experiência da terceira idade, preferiu os conselhos dos jovens mimados de sua corte, que nada sabiam da vida e sua dureza, da vida e sua contemplação, essa atitude insana de Roboão fez ele perder o reino unificado, ficando apenas com o reino do sul. Eu pretendo fazer parte um dia da terceira idade, alguns fios de cabelos meus já estão brancos, minha esposa deseja que eu seja grisalho, acho bonito as mãos calejadas pela vida, fico feliz em ver os cabelos brancos dos nossos irmãos que refletem a pureza que Cristo nos confere.

O grupo da terceira idade “ Ebenezer’, é bem aventurado, pois servem ao Senhor nesta idade querida e como alguns dizem a melhor idade, sim eles podem dizer ao longo dos seus anos e também cantar “ Até aqui me ajudou o Senhor”. Já passei momentos agradáveis ao lado da terceira idade deste grupo Ebenezer, as poucas viajens que fiz com eles foi algo fantástico em ver sua fé e vigor, sempre no final parecia que eu estava todo quebrado e eles sempre querendo cantar mais. Que pena que nossa geração tem perdido o senso sábio do conselho dos mais velhos, uma famigerada geração de novos acham que os velhinhos não tem mais espaço, mais ideais, mais utopias, mais esperança, mais sonhos, porém isto é um ledo engano que caiu Roboão e que a nossa geração está no mesmo rastro.


A Bíblia esta encharcada de histórias santas de homens de cabelos brancos que serviram ao Senhor e mudaram o mundo pela graça do Pai. Eu aceito o conselho do meu amigo e velho pastor que me deu o livro da terceira idade, sim de fato um dia quero chegar lá e enquanto não chego trago eles como exemplo de vida, e agradeço a Deus por aquela manhã de domingo que tive que mudar o meu sermão, pois aprendi a ver o Deus eterno usando homens de cabelos brancos para fortalecer a fé dos mais novos.


Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: