terça-feira, 5 de julho de 2011

HORATIUS BONAR: UM RECADO PARA GANHADORES DE ALMA.


Horatius Bonar tem deixado um grande legado para os futuros ministros cristãos, em seu precioso livro Um Recado para Ganhadores de Almas, notamos a forte teologia pastoral desse ministro escocês presbiteriano. Ele pertence a uma geração de pastores antigos que tem muito a nos dizer.

Bonar nasceu em Edimburgo no dia 19 de dezembro de 1808, trabalhou na congregação de Kelso em 1866 e depois em Edimburgo. Ele foi teólogo, pastor, um grande pregador e também escritor de vários hinos.

Bonar começa mostrando em seu livro a importância de um ministério vivo. Ele mesmo diz que: "A mera multiplicação de homens que se chamam a si mesmo de ministros não vai ajudar muito. Eles não serão mais que chuchus de cerca.
Eles podem ser como Acã, trazendo problemas para o acampamento; ou talvez como Jonas, trazendo tempestades. Podem ser ortodoxos na doutrina, mas por causa de incredulidade, morbidez e um formalismo doentio, tais ministros podem causar danos irreparáveis á causa de Cristo, causando um esfriamento e fazendo murchar toda espiritualidade em volta deles".


Para Bonar o pastor tem que andar de acordo com as pegadas apostólicas e não com as pegadas desse mundo. O pastor tem que ser pessoa instruída, espiritual, cheio de zelo, cheio de fé e cheio de amor. Bonar citando Cecil Flecher diz; que pastores mornos geram cristãos desleixados. Para o teólogo Bonar o objetivo do ministério Cristão é levar pecadores ao arrependimento e edificar o Corpo de Cristo. Para ele aplausos, fama, popularidade, honra, riquezas tudo isso é em vão, se vidas não são ganhas e se os santos não são amadurecidos.

Será esta a motivação maior que me faz orar, trabalhar, estudar, jejuar, chorar? Bonar afirma para a ala pastoral que não é de opiniões que o homem precisa: ele precisa da Verdade. Não é de teologia: é de Deus. Não é de religião: é de Cristo. Não é de literatura e ciência, mas de conhecimento do amor incondicional de Deus através do seu Filho Unigênito.

Bonar também em seu livro tece comentário de maneira rica sobre a vida espiritual do ministro. Ele não esta preocupado com o pragmatismo excêntrico característico em vários ministérios, mas a sua ênfase é na vida de coração do ministro cristão.
Ele mesmo diz que o verdadeiro líder deve ser um verdadeiro cristão. Ele deve ser chamado por Deus antes que ele possa chamar outros para Deus.

Ele sintetiza dizendo "Encontremo - nos com Deus antes que nos encontremos com qualquer outra pessoa. Mantenha uma íntima comunhão com Deus. Procure ser como ele em tudo.Leia a Bíblia primeiro para o seu crescimento e depois para o crescimento dos outros" .

Bonar também chama a nossa atenção para que na caminhada ministerial não venha-mos ser profissionais cristãos, que fizemos do ministério uma profissão qualquer.
Horatius Bonar esse ministro cristão tem muito a nos ensinar sobre a vida ministerial. Em seu livro ele aborda temas importante como: Responsabilidade, Espiritualidade, Intimidade com o Todo Poderoso, O andar de um ministro, Confissão ministerial, A Esterilidade do Ministério, Submissão e Renúncia Ministerial, Vida de Piedade, Mundanismo, Vida no Espírito, Avivamento no Ministério etc.

Quero encerrar essa reflexão com as palavras de Bonar nos exortando a amoldar o nosso ministério pela Palavra de Deus. "Nós temos sido infiéis. Nós temos sido carnais. Nós temos sido egoístas. Nós temos sido preguiçosos, Nós temos sido frios. Nós temos nos deixado intimidar. Falta-nos seriedade.

Nós temos exaltado o nosso ego e não a Cristo. Nós temos usado palavras de sabedoria humana. Nós não temos pregado o evangelho da graça. Nós não temos estudado e honrado a Palavra de Deus. Nós não temos sido homens de oração. Nós não temos honrado o Espírito de Deus.

Há muito pouco da mente de Cristo em nós". Parece que esse ministro escocês que viveu em épocas passadas está escrevendo para os ministros do século XXI, pois suas palavras se enquadram em muitos ministérios hodiernos.

Bonar, Horatius. Um Recado para Ganhadores de Almas.Editora Vida Nova, São Paulo.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: