segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VERDADE,RETIDÃO E AMOR - JAMES MONTGOMERY BOICE (1938-2000).

O tema dominate em 1 João é a "certeza cristã", como qualquer pessoa que já estudou esse livro da Bíblia sabe. Mas é um tipo único de certeza, que tem uma preocupação muito maior com o que diz respeito ao modo como vivemos do que as palavras por si só podem indicar.

Devo admitir que quando comecei a estudar pela primeira vez a epístola de 1,2, e 3 João pensei principalmente em termos abstratos. Ou seja, acreditei que deveríamos ter a certeza da salvação antes de mais nada por que Deus declara que aquele que acredita no Senhor Jesus Cristo a possui. " Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" (I Jo. 5.9).

Porém, á medida que comecei a estudar o livro, comecei a ver que, ao passo que isso é sem dúvida alguma verdade, o apóstolo João também trabalha num nível mais prático, demostrando que o cristão pode ter certeza da salvação por que Deus provocou mudanças fundamentais em sua vida. Ele lhe deu um conhecimento seguro dele mesmo em Jesus Cristo.

Isso envolve Verdade. Ele lhe deu um desejo de buscar e obedecer aos mandamentos de Cristo. Isso envolve Retidão. Ele lhe deu um novo relacionamento com outros crentes.
Isso envolve Amor.

Além disso, na medida em que continuei meus estudos, vi que era impossível subestimar a importância desses três elementos na vida cristã. Verdade! Retidão! Amor! Precisamos de todos eles. De fato, é apenas quando todos os três estão presentes que qualquer um de nós pode alegar ter vivenciado um experiência cristã bem estruturada, vital e crescente.

Amor sem retidão é imoralidade, embora hoje em dia em alguns círculos religiosos seja chamado de :"nova moralidade". Retidão sem doutrina é legalismo. Esse é o tipo de religião que existia na época de Cristo no judaísmo e contra a qual Ele tanto se posicionou.

Doutrina sem amor é uma ortodoxia amarga. É o tipo de verdade que é rigorosa perfeita, de certo modo, mas que nao ganha ninguém. Todos esses três elementos tem de estar presentes na vida de qualquer cristão verdadeiro e maduro.

Que o Senhor, que é a única fonte de todo o conhecimento verdadeiro, abençoe este estudo sobre uma importante porção de sua Palavra para que todos nós possamos utilizá-lo.

Extraído do seu magnifico livro " As Epístolas de João", pelo pastor Carlos Augusto - CPAD - Rio de Janeiro.

Dr. James Montgomery Boice, é um profundo escritor bíblico. Sua lucidez teológica e sua facilidade de ensinar é um legado para a comunidade cristã. Ele pastoreou a Décima Igreja Presbiteriana em Filadélfia, Pensilvânia. Ele também foi o editor do livro "O Alicerce da Autoridade Bíblica" que reuniu diversos líderes importantes como "R.C Sproul, Gleason Archer, James Packer, Francis Schaeffer e tantos outros". Este livro foi publicado em portugués pelas Edições Vida Nova. James Boice nasceu em 1938 e morreu vitimado de câncer no ano 2000. A comunidade cristã sempre irá se lembrar deste servo de Deus que foi fiel ao seu chamado de expositor bíblico e pensador cristão.

Pastores Sem Fronteiras
"Nas Coisas Essenciais, Unidade;
Nas coisas não essenciais, Liberdade;
Em todas as Coisas, Amor".

Pastor Carlos Augusto Lopes

Nenhum comentário: