quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FÓRUM DA ALIANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA

Foto: Carlos Lopes e Ariovaldo Ramos-Brasília/2011 - Primeira Igreja Batista de Brasília.

Relato e Impressões do Pr. Carlos Augusto Lopes sobre o I Fórum da Aliança

Como fui convidado para participar da Aliança, teria que ir até Brasília para participar do I Fórum da Aliança, cujo o tema foi muito propicio para o inicio da caminhada no Brasil. O tema foi margeado sobre Unidade, Identidade e Missão. Os preletores desenvolveram de maneira teológica e prática a importância da nossa unidade a importância da nossa identidade e a importância da missão da igreja.

Vários líderes de várias partes do Brasil, tanto pastores, diretores de instituições evangélicas etc. estiveram reunidos em torno deste objetivo central. Com base nos princípios clássicos do Pacto de Lausanne , realizado na Suíça no ano de 1974, que foi um marco para a cristandade mundial, o Fórum da Aliança teve seu fundamento levantando uma antiga bandeira chamado Evangelho Integral.

A primeira preleção do Fórum , foi realizado pelo pastor Carlos Alberto de Quadros Bezerra, pastor presidente da Igreja Comunidade da Graça na cidade de São Paulo. Com mais de 40 anos de ministério pastoral e com uma bagagem em nível de mundo, Bezerra trabalhou de maneira pontual a grande importância de vivermos em unidade na diversidade cristã e deixou claro que devemos revisitar a antiga e nova oração que Jesus Cristo fez em João 17 como base para a nossa unidade, identidade e missão. Em tom de brincadeira o pastor Carlos Bezerra, encerrou sua preleção dizendo que Deus no Antigo Testamento usou uma Mula, no Novo Testamento usou um galo para falar com o apóstolo Pedro e que no Fórum da Aliança Evangélica Brasileira, estava usando uma Bezerra para falar aos líderes e pastores no Brasil.

O pastor Ricardo Barbosa, escritor consagrado que escreveu os livros “Caminhos do Coração” e “Janelas para a Vida”, tratou de maneira clara e pontual o livro de Tito e aplicou para a conjuntura da atual igreja emergente brasileira os princípios cristãos da espiritualidade. Ele denunciou o narcisismo ministerial, o orgulho eclesial e fez um apelo para voltarmos à humildade e ao evangelho santo como norma para a vida da igreja e do líder evangélico brasileiro.

O escritor e articulista da Revista Ultimato, o Bispo Robinson Cavalcanti, tratou de maneira clara o historicismo da igreja evangélica no mundo. Foi uma visita à história da igreja de maneira sábia, objetiva e concreta. Ele relembrou vários movimentos que tiveram na igreja mundial como também na igreja brasileira. De muitos deles, ele foi testemunha ocular. Sua bagagem como teólogo e sociólogo foi de suma importância para o movimento da igreja no Brasil. Com pensamentos claros e denunciatórios, Robinson Cavalcanti, autor de vários livros que vai da política até à importância de viver uma vida santa, deixou claro que viver de forma isolada, separatista, intimista é pecado, pois o projeto de Deus sempre foi e sempre será a Unidade.

O expositor Bíblico Ariovaldo Ramos, que tem uma larga experiência em trabalhar com pastores na Sepal e também na Visão mundial, brindou a Aliança Evangélica Brasileira e deixou claro a responsabilidade de sermos cristãos num Brasil diferente a cada dia, por uma economia emergente e por uma igreja que cresce a cada dia. Ariovaldo mostrou que o mundo esta olhando para os discípulos de Jesus Cristo, e como tais devemos honrar e glorificar o nome de Deus. Suas preleções colocaram o dedo na ferida da igreja. Mas apontou caminhos claros para sermos igreja no Brasil. O viés de sua fala caminhou pelo corredor do profetismo sobre a realidade pulsante do nosso Brasil e da importância de estarmos juntos para os embates da jornada.

O Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Rev. Adail Sandoval, mostrou o quanto a SBB está empenhada em levar o evangelho para o nosso Brasil. Ele informou que a Sociedade Bíblica do Brasil, chegou na casa de 100 milhões de bíblias distribuídas no Brasil. Todavia, alertou que o problema hoje não é se temos Bíblias, pois os brasileiros as têm. O grande desafios é lermos e vivermos a Bíblia no nosso dia-a-dia , ministério e igrejas.

O fórum teve espaço para a exposição bíblica de Nanci Dusilek, vice presidente da Convenção Batista Brasileira, com sabedoria e clareza, ela mostrou a importância de caminharmos juntos como igreja no Brasil. A criança nasceu cabe agora todos cuidarem da Aliança cuja a base é a unidade, identidade e a missão.

Várias instituições em nível de Brasil, mostraram seus projetos e apoio à Aliança, como o Exército de Salvação, que ficou responsável em todo o fórum pela oração. As muitas orações foram uma marcada deste 1º Fórum da Aliança.

O pastor Jonathan dos Santos, da Missão Antioquia, lançou no Fórum a grande importância de evangelizarmos o nordeste brasileiro. Ele chamou os pastores para um grande desafio de implantar em 10 anos, 10 mil igrejas no entorno de Juazeiro do Norte, cuja população, em sua grande maioria, não conhece o verdadeiro evangelho de Cristo.

Foram muitas as atividades que teve o Fórum, tocando em aspectos como o político, o teológico, o social e o eclesiástico. Os líderes se comprometeram em viver a plenitude da Unidade da igreja no Brasil. E o Compromisso da Cidade do Cabo foi apontado como um referencial. Este documento surge do 3º Congresso de Lausanne, realizado na África do Sul e que reuniu 4.200 líderes, de 198 países do mundo, chamados que foram a repensar a caminhada da igreja de Jesus Cristo e sua missão no mundo de hoje.

O Compromisso da Cidade do Cabo foi lançado na forma de um livro durante o Fórum e mostra a importância da igreja olhar para o mundo e levar Deus para todas as pessoas em seus vários níveis. O Compromisso da Cidade do Cabo é uma declaração de fé e um chamado para agir. Assim como em Lausanne, em 1974, o desafio continua sendo: “Toda a Igreja, levando todo o evangelho, para o mundo todo”.

Doutor Valdir Steuernagel, presidente do Conselho Gestor da Aliança Evangélica Brasileira, em seu prefácio ao livro “O Compromisso da Cidade do Cabo”, escreve: “A igreja brasileira carece do CCC e o saúda em espírito de gratidão. Com ele podemos afirmar a identidade evangélica, tão confusa em nossos dias; e com ele podemos nos sintonizar com uma agenda missionária que seja relevante e contextual. O CCC nos ajuda a enxergar o mundo no qual vivemos e convoca os cristãos a se unirem em torno do objetivo da missão mundial. Nós, como brasileiros, queremos e necessitamos fazer a nossa parte”.

Um dos pontos enriquecedores do Fórum da Aliança foram as conversas nos corredores entre líderes de diversas igrejas. Entre um intervalo e outro, deu para perceber que todos estão com um único objetivo, que é o de glorificar o nome de Deus, como bem falou o apóstolo Paulo em sua primeira epístola aos Coríntios (10.31) e como bem fizeram os reformadores, bradando: “Soli Deo Gloria”.

Glorificar o nome de Deus é, também, estender a destra da comunhão para todos os irmãos que tem em comum as doutrinas centrais da fé cristã. Neste sentido podemos juntos cantar a música pietista que diz: “Nas coisas essenciais, ‘Unidade’ ou ‘Veracidade’, nas coisas não essenciais ‘Diversidade’; e, em todas as coisas, ‘Amor’.”

Glorificar o nome de Deus, também é levar o evangelho a toda a criatura, sempre confiados na capacitação do Espírito Santo e na graça divina, nunca fugindo de nossa responsabilidade de sermos sal da terra e luz para este mundo. O evangelista Dr. Billy Graham, no Pacto de Lausanne em 1974, no final de seu sermão disse “Que o mundo ouça a sua voz”. Creio que este é o ponto central da Aliança Evangélica Brasileira: que o mundo ouça a voz de Deus através da igreja, através de cada um de nós que somos servos de Cristo e da Palavra (Prov.31.10).

Um dos pontos altos do Fórum foi a celebração da Santa Ceia do Senhor. Ali estavam reunidos diversos líderes que, juntos, celebravam a morte do cordeiro e relembravam o alto preço que ele pagou para nos salvar e nos fazer irmãos . Após o ato da Santa Ceia, foi empossado o novo Conselho Geral que coordenará a Aliança Evangélica no Brasil durante três anos. Foram 15 componentes distribuídos por denominação, região etc. Todos empossados pela oração do fundador da Missão Antioquia no Brasil, o pastor Jonathan dos Santos. Creio que será um tempo de refrigério para a igreja e de grande desafio. Todavia iremos colher os frutos da unidade, pois, esta é a vontade de Deus.

Faço menção também aqui para a PIBB, Primeira Igreja Batista de Brasília, na pessoa do seu pastor José Carlos, que acolheu o I Fórum da Aliança Evangélica Brasileira. O amor e dedicação dos irmãos foram um exemplo para todos nós que estivemos durante aqueles dias no Fórum.

Pastor Carlos Augusto Lopes, Igreja Assembléia de Deus Independente, Tubarão, SC.
Brasília-DF - I Fórum da Aliança Evangélica Brasileira - 2011

EXTRAÍDO DO SITE DA ALIANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA
www.aliancaevangelica.org.br

Nenhum comentário: