terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAMUEL ESCOBAR: DESAFIOS DA IGREJA NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA, ESTRATÉGIA E TEOLOGIA DE MISSÕES.

O Dr. Samuel Escobar, respeitado teólogo e fundador da Fraternidade Teológica Latina Americana, nos convida através do seu livro refletir sobre a realidade da Igreja latino-americana, rumando para o século XXI.

O autor trabalha missões de maneira objetiva e reflexiva no contexto latino. Ele nos leva a uma revisão histórica entre os protestantes e nos leva a refletir sobre o paradigma Paulino de missões.

Para Samuel Escobar esta hora da história de missões é muito importante haver uma reflexão a luz da palavra de Deus, pois este início do século encontramos um afã missionário incrível a partir da América-Latina principalmente no chão brasileiro.

Para o autor não adianta somente um ativismo missionário sem reflexão, pois isso pode levar a vários erros e consequencias. Escobar reconhece que a América-Latina é um laboratório missiológico singular, pensando nisso ele faz uma distinção entre o missionário e o missiólogo e diz que o melhor missiólogo será um missionário cujo compromisso com a missão e cuja vitalidade espiritual são parte integrativa de suas reflexões sobre a prática missionária.

A reflexão missiológica não é mero exercício acadêmico, mas é parte da obediência missionária. Samuel Escobar em que se tratando de América-Latina está convicto que o treinamento de pessoas para missões deve acontecer dentro do âmbito de um relacionamento "pessoa a pessoa", nenhum grau de academicismo deve substituir isso. Samuel Escobar também nos afirma que a nossa história latina eclesiológica tem que passar por uma revista histórica.

Geralmente lembramos somente dos reformadores em nossas comemorações, porém segundo aponta o autor a nossa herança missiológica evangélica não reside aqui mas sim no movimento pietista e ao avivamento Wesleyano. Escobar também abre a nossa visão mostrando que nós evangélicos podemos aprender com missionários católicos não é uma imitação profana preconceituoso mas um aprender a partir da prática e da reflexão.

Ele também nos alerta dizendo que a América Latina é um desafio missionário tanto para católicos como para protestante. Escobar observa também na prática missionária que para os católicos missões tem sido estabelecer igrejas institucionais, porém para os evangélicos, a conversão de indivíduos ao evangelho.

Ele então detecta que ambos estão errados. Escobar também está ciente que o missionário latino precisa atravessar várias fronteiras. Ele aponta então quatro que são: "A Fronteira Cultural, A Fronteira Social. A Fronteira do Poder Espiritual e A Fronteira Religiosa".

Samuel Escobar finaliza sua reflexão trabalhando com o modelo "Paulino de missões para América-Latina". Para ele a missiologia de Paulo muitas vezes é expressa como exposição teológica, entrelaçadas de sua prática missionária. Ele ainda acrescenta que a compulsão que Paulo sentia para evangelizar vinha da fonte profunda do amor de Cristo "amor de Cristo nos constrange", ( 2 Cor. 5.14).

Este clássico escrito por um latino como Dr. Escobar é um livro texto para despertar a nossa consciência missionária a partir da nossa gente. Ele não é só recomendável mas é um leitura obrigatória tanto para leigos como para pastores, professores e líderes.


Livro: Desafios Da Igreja na América Latina: História, Estratégia e Teologia de Missões.

Autor: Samuel Escobar

Editora: Ultimato,1997, Viçosa (MG),104 pp

Tradução Hans Udo Fuchs

RESENHA FEITA PELO PASTOR CARLOS AUGUSTO LOPES

Nenhum comentário: