terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GORDON FEE - PAULO, O ESPÍRITO E O POVO DE DEUS.

Gordon D. Fee, erudito neo-testamentário em seu fabuloso livro "Paulo, O Espírito e o Povo de Deus", apresenta para a cristandade hodierna uma visão esclarecedora do Espírito Santo a partir dos escritos do Apóstolo Paulo.

Em sua análise o autor afirma que atualmente o Espírito Santo tem sido deixado á margem tanto da ala pentecostal como da ala tradicional histórico, mostrando assim que a comunidade da fé não está seguindo as pegadas da Igreja Primitiva que viveu sobre a direção do Espírito Santo.

Para Fee o sucesso da Igreja Incipiente não estava na sua metodologia mas na presença do Espírito Santo que os fortalecia para a boa obra de Cristo. Gordon Fee nos convida então para lermos novamente os escritos do Apóstolo Paulo e identificarmos o papel decisivo do Espírito Santo em sua vida e pensamento, bem como na vida de suas igrejas.

Esta nova leitura de Paulo tornará claro que para ele, a presença do Espírito Santo como uma realidade experimentada e viva era a questão fundamental para a vida cristã, do começo ao fim. É claro que está leitura advogada pelo autor não é aleatória não reflexiva mas reflexiva e inteiramente exegética e hermenéutica.

O autor mostra de maneira objetiva que a leitura de Paulo e sobre o que ele diz a respeito do Santo Espírito é a janela principal para entendermos seu corpo epistolar. Ele não medi esforços para expor essa tônica Paulina e por isso afirma que o Espírito Santo era uma Presença Fortalecedora para a Igreja Primitiva. Além das experiências os irmão primeiros tinham uma compreensão que o Espírito era o cumprimento das esperanças judaicas do retorno da Presença Divina.

Paulo compreendia a vinda do Espírito Santo como cumprimento de três expectativas que se relacionam. "Primeiro" o Espírito e a Nova Aliança, "Segundo" o uso da palavra Habitar e "Terceiro o Espírito e o Templo. Isso ratifica que o Espírito se torna o meio pela qual o próprio Deus esta agora presente.

Gordon Fee, também nos lembra que os primeiros irmãos tinham também uma compreensão escatológica do Espírito ou seja do "Já/ Ainda Não". Para Paulo a salvação em Cristo é fundamentalmente escatológica. Esta estrutura leva Paulo ver a igreja como uma comunidade do fim dos tempos cujos membros vivem no presente como aqueles selados para eternidade, então pelo Espírito vivemos a vida do futuro.

Fee também mostra que um dos pontos básicos da teologia Paulina é a continuidade e descontinuidade entre a antiga e a nova aliança essa temática é esclarecedora no que tange o Espírito e a presença de Deus.

O autor também nos lembra que a conversação é uma entrada do Espírito identificando o povo de Deus na era escatológica presente. O Espírito também é a chave da vida ética e a instrução “Andai no Espírito”, é a ordem básica na ética de Paulo. Gordon Fee salienta também o fruto do Espírito, pois é o próprio Espírito que produz esses frutos e os crentes andam continuamente com a ajuda do Espírito.

Paulo em seus escritos mostra para nós o conflito entre o Espírito e a carne entre viver Kata sarka “de acordo com a carne”, e Kata pneuma “de acordo com o Espírito". O Espírito na teologia Paulina é aquele que nos fortalece na fraqueza na oração.

Isso mostra que o Espírito foi experimentado nas igrejas de Paulo; ele não era simplesmente parte de uma frase no credo. Espírito doxológico é a chave da adoração do recém constituído povo de Deus, ele que concede os dons para o crescimento do povo de Deus aqui na terra enquanto este mesmo povo espera a vinda final de Deus.

A esse respeito no que tange os dons Fee trabalha de maneira muita rica esta questão. Ele não parte de correntes denominacional extremista mais de uma profunda exegese bíblica e de uma teologia Bíblica do Espírito.

Gordon Fee encerra o seu livro dizendo que precisamos do Espírito Santo em todas as esferas comunitárias eclesial, pois uma restauração genuína da perspectiva de Paulo não isolará o Espírito, pelo contrário Ele é o eixo central para compreendermos a cristologia e o impulso eclesiológico-missiologal , pois isso levará a igreja a ser mais vitalmente trinitariana, não somente na sua teologia, mas também em sua espiritualidade prática.

É de suma importância folearmos e analisarmos o conjunto teológico de Gordon Fee a respeito do Espírito Santo. É uma das obras mais profundas e equilibradas sobre a Terceira pessoa da Trindade.O livro é Marcado por uma exegese clássica e uma argumentação teológica, Fee nos brinda com erudição e espiritualidade.

Livro: Paulo, O Espírito e o Povo de Deus

Editora:United Press, pp.222

Autor: Dr. Gordon Fee

Resenha feita pelo Pastor Carlos Augusto Lopes

Nenhum comentário: