domingo, 25 de dezembro de 2011

É NATAL, É NATAL, NASCEU O SALVADOR: UMA VISÃO BÍBLICA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

O nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um marco na história dos homens (Mt.1.18-23). Ele é um divisor de águas no tempo como na fé . A comunidade cristã espalhada pelo mundo todo tem no final de cada ano comemorado está data singular. Alguns celebram o natal sem saber o cerne do seu verdadeiro significado.

Outros comemoram como uma hereditariedade familiar-religiosa. Outros ainda assimilam a natividade de Jesus Cristo, com um banhar de luzes, árvores de natal e Papai Noel como fantasia que magnetiza as crianças e encantam os adultos na odisséia do mundo mágico.

Em virtude desse deslocamento bíblico do verdadeiro significado do natal o cidadão pós-moderno tem interpretado o natal somente através de presentes, consumismo e um materialismo disfarçado de espírito natalino. Não que presentear alguém não seja um ato belo magistral o próprio Deus Todo Poderoso segundo o apóstolo São João deu o seu filho para salvar a humanidade perdida .

Esse ato divinal se transformou no maior presente que os mortais, os finitos podem ter (Jo.3.16) . Porém quando olhamos para a imutável Palavra do Senhor "Bíblia", percebemos que o nascimento de Jesus Cristo tem haver com a história da salvação. Para compreendermos este ato profundamente misterioso temos que voar a nossa mente para o primeiro livro da Bíblia chamado Gênesis.

Neste livro narra a história inicial da humanidade e também como o homem criado a imagem e semelhança de Deus se afastou do altíssimo em virtude do seu pecado (Gn.2.1-25;3.1-24). Mas Deus que é rico em perdoar e cheio de bondade e misericórdia (Ef.2.4), enviou seu filho para remir os homens (Gál.4.4).

Percebemos então que o nascimento de Jesus Cristo ou como dizem os teólogos a encarnação do próprio Deus não foi um ato ocasional mas tudo isso estava debaixo da soberania divina que escreveu a história através dos homens para trazer o Cristo o Salvador e Senhor da humanidade(Ef.1.1-7). Todo o Antigo Testamento aponta para o nascimento do Messias, do salvador do mundo.

O profeta Isaías falou do seu nascimento 700 anos antes de Jesus Cristo nascer ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno Príncipe da Paz (Is. 9:6 NVI). O nascimento de Jesus Cristo estava debaixo da soberania de Deus na qual preparou o mundo para esse grande evento histórico espiritual.

Deus escolheu uma mulher para trazer Cristo ao mundo se cumprindo no desfecho histórico Gênesis 3.15 Porei inimizade entre você e a mulher entre a sua descendência e o descendente dela este lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar . O próprio Anjo Gabriel anunciou a Maria mulher escolhida que ela conceberia um filho e chamaria Jesus. Maria porém retrucou e perguntou como que isso iria acontecer se eu sou virgem? O enviado de Deus lhe respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lc.1.26-37).

No tempo certo Maria deu a luz ao menino Jesus. Por isso naquela noite especial na cidade de Belém todo o projeto da Trindade para salvar o homem estava sendo realizado com a natividade de Cristo (Mq.5.2) Em virtude desse fato histórico cheio de mistério e graça um coral de anjos cantou uma canção dos céus Glória a Deus nas maiores alturas do céu e paz na terra para as pessoas que ele quer bem (Lc.2:10-14 ).

Os magos orientados por uma estrela vieram do Oriente adorar Jesus Cristo que é Deus (Mt.2.1-12). O Apóstolo São João relatando sobre o nascimento de Cristo diz : E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai cheio de graça e verdade.

Jesus Cristo o filho de Deus nasceu para salvar o homem do seu pecado e levar esse mesmo homem ao relacionamento íntimo com Deus. Jesus Cristo que nasceu, morreu e ressuscitou e está assentado a direita de Deus é a única esperança dos mortais é por isso que celebremos o natal como expressão da salvação de Deus para os homens e podemos cantar É natal é natal nasceu o salvador

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: