sexta-feira, 17 de abril de 2009

O HOMEM DO CÉU: IRMAO YUN E A FASCINANTE HISTÓRIA DA IGREJA PERSEGUIDA NA CHINA.


Quando perguntaram para mim se eu já tinha lido o livro do Homem do Céu, logo pensei que era mais um modismo literário no Brasil. Depois de muito tempo estava eu ministrando a Palavra do Senhor numa das nossas igrejas no sul de Santa Catarina e de repente sem eu esperar ouvi uma das nossas jovens perguntar: Pastor você quer emprestado o livro do Homem do Céu? Meio sem jeito falei para ela que tinha este livro na minha biblioteca virtual mais mesmo assim ela fez questão de me emprestar o livro.

Sem titubear peguei o livro e levei para casa. Como pastor, professor de teologia e pesquisador cristão sei do modismo abestalhado de livros que tem na estante de muitas livrarias por ai. Sou de fato seletista quanto a literatura evangélica eu não gasto o meu dinheiro em vão com aquilo que não glorifica a Deus e também não está plasmado em sua santa Palavra e na doce história da igreja em seus vários formatos.

Quando cheguei em casa comecei a folear o livro e percebi que era um livro biográfico que narrava a história de um homem que viveu no período crítico da história da China Comunista. Sempre gostei de ler livros da Igreja Perseguida, sempre fui desafiado pelos passos constantes e firmes desses amados irmãos sem rosto que enfretaram e enfrentam a fúria da malignidade mais permanecem fiéis a Deus diante do drama humano.

Quem não se encanta com os relatos do Irmão Andre da "Missão Portas Abertas?" Quem não fica encantado com os relatos quase sulrealistico da igreja perseguida espalhadas pelo mundo? seu sangue, seu brilho e sua dor.

O que falar daqueles irmãos amados que foram perseguidos por Hitler entre eles estava o poeta, teólogo e pastor Dietrich Bonheffer que foi enforcado em virtude do nazismo déspota.

O que falar do irmão Ivan Moiseyev morto na antiga União Soviética em virtude de sua fé. O que falar da nossa irmã Corrie te Boom que foi tambem presa com requinte de brutalidade no período do amalucado e infernal Hitler. Deus pela sua graça transformou aquela dor em pétalas para a igreja espalhadas no mundo todo e como dádiva para todos nós Corrie escreveu alguns livros inpirativos como “Cartas nas Prisões e Refúgio Secreto que mais tarde virou filme.

O que falar de Richard Wurmbrand que durante 14 anos ficou preso na Romênia em virtude da sua fé. Ele foi a voz da Igreja Subterrânea mais jamais negou a sua confiança na pessoa bendita de Jesus Cristo perante seus algozes que tentaram sem sucesso desbaratar a sua fé no Cristo Crucificado.

Não foi em vão que John Foxe (1516-1587) pesquisou sobre a vida daqueles amados irmãos do passado que em virtude da sua fé enfrentaram leões, reis, políticas injustas, martírio por que eles sabiam como dizia os moravianos que o "Cordeiro é Digno". Em seu livro “O Livro dos Mártires" o inglês Foxe nos ensina que devemos olhar para a história da igreja perseguida e extrair dali lições para a nossa vida.

Alguns anos atrás estive junto com o missionário Zig Fried Ziuns ministrando a pastores e foi um momento muito especial. Naquela ocasião eu ministrei sobre "A Nossa Ilha de Malta de Todos os Dias", era uma abordagem da viagem cansativa e difícil do Apóstolo Paulo rumo á Roma a capital do Império. O apóstolo dos Gentios também foi perseguido e enfrentou ao longo do seu ministério muitas prisões em virtude de sua fé e por causa disso mais tarde ele foi morto e enterrado como indigente num dos cantões do vasto Império Romano.

O missionario Zius também naquela manha relatou sobre a igreja perseguida em Cuba e não teve ninguém que ficou de olhos secos diante do amor e dedicação dele em prol da igreja perseguida cubana. Como anjo de Deus para a igreja na ilha de Fidel Zius sempre diz em tom de alegria que a fé ali é mais cara e que Jesus Cristo garantiu o IDE e nao a Volta.

Um tempo atrás junto com alguns missiólogos no Brasil eu fui convidado para fazer o prefácio do livro de um angolano que viveu também num período de perseguição e guerra em seu país. Em seu livro "Antes que eu me Esqueça" Castanheira narra com detalhe a brutalidade da guerra que assolou Angola e como a igreja sobreviveu mediante a dor e a crise e como Deus chamou ele para a obra missionária.

A história da Igreja precissamente a história da Igreja Perseguida que tem seu inicio em Atos dos Apóstolos como nascedouro da perseguiçao sempre me chamou a atençao por isso logo que folie o livro do Irmão Yun que em chinês significa "Nuvem de Testemunha" pude penetrar no limiar de uma igreja que padece por Cristo ao mesmo tempo que é fiel ao seu Senhor, percebi que o Título "Homem do Céu" nada mais era do que o seu brado para livrar a igreja da brutalidade dos soldados chinês.

Quando minha esposa Cida Lopes que tem um coração apaixonado por missões começou a ler o livro so descansou quando terminou, pois Paul Hattaway que historia a vida de Yun tem a especialidade de nos colocar cara a cara com a igreja doméstica chinesa e sua obstinação por Cristo o Senhor.

O Escritor Carl Lawrence que morou em Hong Kong e também em outras regiões da Ásia de 1964 até 1979 nos mostra o quanto a igreja Chinesa sobre o tacão do comunismo e das idéias complexa de Mao Tse Tung não só sobreviveu a dura brutalidade marxista mais cresceu em meio ao vale de dor e lágrimas.A igreja doméstica chinesa tem muito a nos ensinar sobre obediência e fidelidade a Deus em meio ao caos da Cortina de Bambu como também a humildade e a reverencia de amar a Palavra santa de Deus.

Quando convidei uns dos diretores da "Missão Betânia no Brasil" pastor Cícero Bezerra para ministrar em nosso Acampamento de Verao e também na igreja ele me convidou para ouvir o irmão Yuon que iria estar no Brasil.

Convidei os líderes da nossa igreja para irmos ouvir o Irmão Yuon e perceber os caminhos de Deus na igreja chinesa. Nos hospedamos no Seminário Teologico Betania em Curitiba e de fato foi um tempo precioso para todos nós ouvirmos aquele servo do Senhor.

Percebemos nas entrelinhas do seu coração que seu único motivo era Deus. Yun mostrou de maneira prática aquilo que o místico Sào João da Cruz falou em palavras quando bradou: "O meu motivo eis Tu Senhor, o Senhor é o meu motivo" Com uma convicção profunda e de uma humildade contagiante o Irmão Yun testemunhou e chorou pela a igreja na China e da Europa.

Com simplicidade que encantava os ouvintes mais como embaixador de um Deus que o chamou para uma nobre tarefa Yun levou seu chamado até as últimas consequencias sempre com a certeza que tudo isso era a graça de Deus em sua vida simples. Ele foi uma testemunha fiel num período complexo da história da igreja doméstica na China.

Yun teve a dádiva de decorar todo o Evangelho e guardar em sua mente e coração pois Deus preparava ele para uma missão importante que era ser um prisioneiro nas geladas e duras cadeias chinesa. Ali onde a Bíblia tinha sido queimada e era proibido falar de Deus este homem do céu como a igreja chinesa chama para ele, foi fiel ao seu Senhor até o fim.

Yun em seu testemunho no Brasil nunca exaltou os seus sofrimentos que na pespectiva humana é com requinte de crueldade mais sempre exaltou a Cristo e a sua Palavra e Deus como soberano. Ele mostrou para nós como os cristão sobreviveram no período negro de Mao TSE Tung e como ele viu a glória de Deus numa China que levantava a bandeira do ateísmo e do comunismo hermético.

Naquela manha junto com os pastores nos vimos um olhar de um santo que deseja que Cristo fosse exaltado, sua aparencia é simples, sua formosura nao esta conectada com o narcisismo moderno dessa geraçao fugaz, sua beleza esta em sua fé e paixao pelo Cristo ressurreto. Seu testemunho nas prisões chinesas nos levaram as lágrimas em ver sua fidelidade em meio a dor e perceber a graça de Deus com aqueles presos que foram alcançados pela divina providencia nas duras prisoes daquele país ateu.

Já cansado e abatido Yun convidou os pastores para orar pela igreja européia para que ela se volte com fervor para Cristo. Exilado na Alemanha ele percebeu que a teologia liberal, o pragmatismo e o pós modernismo fragmentou as igrejas européias e algumas ate já foram vendidas para templos mulçulmanos.

De volta para Jerusalém era o brado de Yun se referindo que devemos levar o evangelho santo de Jesus Cristo para a Europa que foi o berço da evangelização e que hoje esta nas cinzas de um ateísmo disfarçado cujo a figura de Deus e a salvação em Cristo se tornou peça de museu religioso.

De fato nosso coração foi aquecido como disse John Wesley naquela experiencia que ele teve em 24 de maio de 1738 na rua Aldersgate em Londres quando foi lido o prefácio de Martinho Lutero de Romanos. Wesley disse: "Senti meu coração estranhamente aquecido". Assim também fomos aquecidos pelo testemunho do Irmão Yun que traz em sua insígnia a Soli Deo Glória ( a Deus somente a Glória).

No final abraçamos o Irmão Yun e mesmo sem falarmos uma só palavra em virtude da barreira linguistica o nosso coração estava familiarizado pois, somos filhos do mesmo Pai e temos o mesmo Espírito Santo e somos salvos pela Graça por intermédio de Jesus Cristo o filho de Deus sobre o qual um dia todos os joelhos se dobrará e toda lingua confessará que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai.

Algo que encheu o nosso coração é que duas palavras que nos conectam com o trono da graça nao precisavam ser interpretada, pois ele também dizia com nós "Amém e Aleluia".

Como aquela irmanzinha que no final do culto perguntou para mim se eu já tinha lido o livro do Homem do Céu eu também faço a mesma pergunta para você que esta lendo este artigo.

Você já leu o livro do irmão Yun? O Homem do Céu? Se ainda não leu indico para você esta leitura educativa cheia de fé e aventura de um homem que entregou a sua vida para exaltar a Deus na China Comunista.

Talvez o mesmo cantico de criança que soou nos ouvidos do grande teólogo Agostinho no verao de 386 d.C. quando ele tinha 32 anos e estava angustiado em Milao no jardim da casa do seu amigo Alípio, posssa soar para voce também. O cantico dizia: Tolle, Lege! Tolle, Lege! que significa "Pegue e Leia! Pegue e Leia! na ocasiao Agostinho pegou o livro de Romanos e leu o capítulo 13 e Agostinho foi transformado.

É claro que Agostinho leu Romanos palavra santa de Deus que faz parte do Canom Bíblico, mais Deus pode usar este livro para despertar sua paixao pelas almas, renovar seu compromisso com a evangelizaçao e trazer alegria para o seu coração. O canto é o mesmo "Tolle, Lege".

Encerro minha reflexão com as belas palavras de Agostinho que podem ser aplicadas na vida deste servo de Deus e de todos nós como motivo e consolação. Ele disse: Deus teve apenas na terra um Filho sem pecado,mais nenhum sem sofrimento.

SOLA SCRIPTURA

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Um comentário:

Rita de Cassia disse...

Pastor Carlos Augusto
Que a PAZ DO SENHOR venha abençoar mais e mais o seu ministério e a sua semana.
Realmente gostei demasiadamente dessa postagem e o quanto vem aprendendo sobre o que é ser um verdadeiro cristão.
A partir de hoje serei uma leitora assídua do seu blog.
Abraço
Rita de Cassia