sexta-feira, 5 de março de 2010

A VIDA DE DAVI E O AMIGO ABISAI: REFLEXÃO E ENSINO EM MEIO AO CAOS E A COMPLEXIDADE DA VIDA.


" E Isbi-Benobe, que era dos filhos dos gigantes (...), intentou ferir Davi. Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o Filisteus. Os homens de Davi lhe juraram dizendo: Nunca mais sairás conosco á peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel ( II Sm. 21.15-17)

A história da humanidade é uma história marcada por lutas, por beligerância, por conflitos temáticos etc. O homem nasceu para lutar. Não lutar um com o outro mais pela vida em todas as suas dimensões e patamares. Na própria queda do homem Deus deixa isso claro. "Do suor do teu trabalho comerás".

A vida então se constitui numa luta não a luta sangrenta tão ventilada nos nossos dias na qual banaliza a vida jogando ela no ralo do liberalismo débil, imbecil, desconjuntado. Mas a luta aqui neste por menor é pela sobrevivência, pela justiça, pela dignidade, pela celebração da vida, a luta por mudança em todos os níveis e contornos.

Tem muita gente que neste momento estão lutando: lutando contra o câncer, lutando contra uma enfermidade, lutando contra a depressão, lutando contra a injustiça, lutando para manter o casamento que já perdeu a graça, lutando contra o vício etc.

Porém sabemos que tem muita gente que parou de lutar, já jogou a tolha no chão, desistiu da vida, não tem mais força, esta num claus emocional numa masmorra de sofrimento, crise, desesperança e desânimo cujo a pétala já murchou e foi embora o perfume da manhã. O erudito C.S.Lewis travou esta luta e deixou claro no seu livro " Anatomia da Dor".

Ricardo Barbosa em seu prefácio ao livro " Transforma Meu Pranto em Dança" de Henri Nouwen afirma com eloquencia que " Vivemos num tempo em que somas fabulosas de dinheiro e tecnologia sao usadas para entreter as pessoas e matê-la bem longe do contato com a dor, o sofrimento, perdas e angústias. O mundo moderno é um mundo de ilusões".

Todos nos que estamos inseridos no contexto da vida humana passamos pelo caminho da luta. Sofremos porque:

1) Somos esquecidos.
2) Porque somos traídos.
3) Porque ninguém nos nota.
5) Sofremos porque às vezes passamos despercebidos pela vida.
6) Sofremos porque somos abandonados, feridos, humilhados.
7) Sofremos porque perdemos pessoas que não gostaríamos de perder.
8) Sofremos por causa do pecado, das circunstâncias, por causa da vida injusta.
9) Alguns sofrem por que não tem amigos, família, oportunidade ou porque não tem nada para comer, vestir, morar.

Philip Yancey em seu livro "Quando a Vida nos Machuca": (Compreendendo o lugar de Deus em sua dor). Diz que a dor coloca em prova as nossas convicções mais elementares sobre Deus. Ele afirma:

"O mundo está repleto de belezas, convenhamos, mais observando mais detidamente este adorável mundo, você começa a ver a dor e sofrimento por toda parte. Todo ser humano passa por profundos sofrimentos pessoais. Tudo que tem vida enfrenta frustrações, acidentes ou doenças e por fim, a morte".

O rei Davi é um dos personagens mais conhecido da Bíblia. A Bíblia menciona mais Davi do que qualquer outro personagem, por exemplo:

1) 14 capítulos da Bíblia foram dedicados para a vida do Patriarca Abraão.

2) 14 capítulos também foram dedicados para José do Egito


3) 11 capítulos foram dedicados para Jacó e 10 capítulos para o profeta Elias.

4) Porém a Bíblia dedica 66 capítulos para falar da Vida de Davi e 59 referências á sua vida está contida no Novo Testamento.

Estamos então diante de um personagem que é um ícone para a nossa caminhada de fé. DAVI o homem segundo o coração de Deus é um protótipo de luta, de sofrimento e de vitória.

Davi era uma pessoa comum, desconhecido era o filho mais novo de Gesse, ele era pastor de ovelhas, músico, poeta, que desde novo andava com o Senhor dos Exércitos. Porém entre todos os filhos de Gesse Deus escolheu DAVI para ser REI em ISRAEL.

Olhando a vida de DAVI pela ótica dos SALMOS que ele escreveu e que todos nós gostamos de LER percebemos que ele:

1) Nutria um relacionamento forte com Deus.

2) Confiava plenamente no seu Deus.

3) Era uma pessoa humilde e cheio de espiritualidade.

4) Sentia-se a vontade de abrir o seu coração e a sua alma e se derramar diante de Deus.

5) Era um homem de fé, confiança, de oração que amava profundamente a Deus.

A vida toda de Davi servo do Senhor foi estigmatizada por muitas lutas, momentos de beligerância, conflitos, fugas etc. Em todas as vezes DAVI pela graça do Senhor conseguiu vencer as suas lutas , as suas batalhas, as suas crises.

Segundo a Bíblia Davi foi um homem de Guerra. ELE LUTOU CONTRA:

1) O leão e o urso e protegeu as suas ovelhas.
2) Ele lutou contra o desprezo dos seus irmãos.
3) Ele lutou contra o grande gigante Golias.
4) Ele lutou com o mau humor e falta de respeito de sua esposa Mical.
5) Lutou contra a insanidade de seu Sogro Rei Saul.
6) Lutou contra os inimigos do povo de Deus.
7) Lutou para Unificar a nação de Israel.
8) Lutou contra a rebeldia de seu filho Absalão que queria usurpar o seu REINO.

Davi era um homem que sabia que a vida é trabalhosa, é dura, é pedregosa. Temos que lutar a cada dia. Jesus Cristo disse: “No mundo tereis aflição”, basta o seu dia o seu próprio mal. Davi viveu esse realismo cristológico em sua trajetória e currículo de vida. Como dizem os populistas "Cada dia devemos matar um leão"

Este texto mostra Davi no centro de uma luta ferrenha, desgastante, sofrível, amargurante. O rei Davi aqui já é um homem de idade avançada e está lutando com um gigante novo de nome ISBI BENOBE. DAVI já não era mais aquele JOVEM que venceu Golias cheio de vigor, força conjugada etc. todavia o mesmo Deus que estava com ele em lutas passadas é o mesmo que esta aqui na arena de uma luta agonizante, sem ar e cinzenta.

A Bíblia fala do peso da lança do gigante para mostrar a terrível luta que DAVI estava enfrentando. Diante da luta difícil o rei Davi que é poeta, músico, homem segundo o coração de Deus, o Rei amado de ISRAEL se "CANSA". O texto diz que ele ficou: “Muito afadigado”, outras versões “ muito cansado”. Outra versão diz que “ele perdeu a força”.

Davi aqui mostra a sua fragilidade e precisa de ajuda para não morrer em campo de batalha. Muitas pessoas se encontram como Davi. Muitos pastores, missionários, obreiros, teólogos etc. estão feridos em virtude das agruras da vida, da complexidade ministerial e da crise que se avizinhou. De fato a igreja é o lugar das nossas maiores alegrias e satisfação mais também é a arena e o palco das nossas maiores tristezas e lutas.

O gigante que desafiou Davi e o encarou sem tréguas no campo de batalha era mais forte do que ele, era viril, habilidoso e sanguinário. Davi por um lapso de momento estava no fervilhar e no cadinho de uma luta sem perspectiva. Ele estava Quebrado, Ferido, Desalmado, Abatido, sem força, vivendo no OSTRACISMO da sua própria luta misturada com confiança, desespero e dependência.

FOI no momento mais crítico no período mais complexo para o rei DAVI que Deus levantou ABISAI para ajudar o seu servo o amado Rei Judeu. Quem era ABISAI? Ele é uma pessoa desconhecida aos olhos desta geração que não presta atenção nos detalhes bíblicos e se conformou como os mesmos personagens. Abisai é um herói desconhecido, quase anônimo, cheio de vigor, força, lealdade, coragem e amigo. Ele é mencionado na santa Bíblia somente duas vezes. Ele era uns dos gigantes de Davi.

O gigante Isbi Benobe já tinha levantado a sua espada nova ( afiada) para dar o último golpe de misericórdia e acabar com a vida de Davi deixando ele morto em campo de batalha e automaticamente zombando do rei de Israel e de seu Deus. Mais ABISAI se interpôs entre o gigante feroz Isbi Benobe e o frágil Davi e socorreu ele em tempo oportuno, em época de crise e céu de bronze.

ABISAI foi um escudo, um ombro amigo,um cobertor em tempo de frio, água fresca em época de calor, arriscou sua própria vida, não fugiu da batalha, socorreu Davi, lutou com um homem forte, pragmático e obstinado por sangue.

O DESEJO do gigante Isbi Benobe era apagar a LUZ DE Davi, tirar a sua vida, seu brilho, sua honra, seu posto, sua coroa. Quando a luz se apaga no canteiro ontológico só resta trevas, desordem, prejuízo, inatividade, derrota e descontinuidade.

1) A luz de Sansão se apagou no colo de Dalila e ele se transformou em escravo.
2) A luz de Judas Iscariotes apóstolo de Jesus Cristo se apagou e ele traiu seu mestre e morreu de forma hedionda.
3) A luz se apagou para SAUL E Ele morreu vergonhosamente em campo de Batalha e perdeu o seu Reino.
4) A luz se apagou para Adão e Eva lá no Édem e eles foram expulso do paraíso.
5) A luz se apagou para Eli e seus dois filhos “ Hofini e Finéias” e sua esposa antes de morrer e dar a luz disse: ICABODE “ foi a glória de Deus”.
6) A luz se apagou para o Casal Safira e Ananias eles mentiram para o Espírito Santo e morreram no juízo de Deus no início da igreja primitiva.
7) A luz se apagou para Lúcifer e ele se transformou no pai das trevas no diabo. De fato como disse o teólogo africano Agostinho " O orgulho transformou anjos em demónios"

A Bíblia nos diz de forma teológica e prática que:

1) A luz do Espírito Santo não se apague das nossas vidas ( Paulo escreveu para os Tessalonicenses e disse “ Não apagueis o Espírito Santo”

2) A luz da palavra de Deus não pode apagar das nossas vidas ( O salmista diz: Luz para os meus pés é a tua Palavra Senhor)

3) Deus deve sempre ser a nossa luz para tomarmos decisões e dirigir a nossa vida (A Bíblia diz que o Senhor é a nossa luz a quem temerei?)

4) Jesus Cristo deve sempre pastorear a nossa vida, pois, Ele é Senhor de tudo. Ele disse: (EU SOU A LUZ DO MUNDO aquele que me segue não andará em trevas)

5) A Igreja que somos nós é o Sal da Terra e a luz do mundo. Jesus disse que não se pode colocar a luz debaixo da cama e num ato débil tentar esconder mais ao contrário devemos coloca-lá no lugar mais alto da casa para iluminar tudo.

A) Que a Luz do "Evangelismo" não se apague de nós.(Carey)

B) Que a Luz da oração não se apague de nós ( Morávios).

C) QUE A LUZ DA SANTIDADE não se apague de nós (Pietismo.

D) Que a Luz da Palavra de Deus não se apague de nós (Puritanismo)

E) Que a Luz da sabedoria Divina não se apague de nós ( Tiago).

F) Que a Luz da comunhão não se apague de nós.Que possamos " amar uns aos outros, Levar as cargas uns dos outros, Suportar uns aos outros, orar uns pelos outros etc

G)Que a Luz do entusiasmo cristão não se apague de nós.

H) Que a Luz da alegria da esperança da fé do amor, da humildade, Dda lealdade não se apague do nosso coração.

I) Que a sobriedade, a verdade , a piedade, a bondade, a fidelidade bíblica, as doutrinas centrais da fé cristã etc. jamais venham se apagar de nós.

Jesus Cristo disse que nós somos a "Luz do mundo" e o Apóstolo Paulo disse que nós somos como "luzeiros para essa geração" corrompida, descontínua, déspota, fracassada e sínica.

Essa geração engolida pelo sistema amoral, sanguinário, pragamatista, consumista, materialista, cibernético, tecológico, narcisista, hedonista, pluralista, precisa ouvir o Evangelho de Cristo na sua pureza doutrinária e consequentemente desbaratar os gigantes que afrontam sem piedade e trégua essa geração confusa e vazia que precisa de Jesus Cristo como salvador e senhor.

O erudito J.C. Ryle disse: "Quando o homem tem diante de si o evangelho é como Deus se lhe houvesse apresentado um cadelabro aceso". E.L. Doan ressalta dizendo: "Deus, algumas vezes, nos coloca na escuridão, a fim de nos lembrar que Ele é a Luz" e Neil Strait bradou dizendo que cada crise pode representar a hora em que Deus dá inicio a novas dimensões em nossas vidas.

Reflexão:

O mundo tem avançado através daqueles que tem experimentado sofrimento (Léon Tolstoi)

A lágrima é o sangue da Alma e Deus teve apenas na terra um Filho sem pecado "Jesus Cristo", mas nenhum sem sofrimento ( Aurélio Agostinho)

Sola Gratia
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

10 comentários:

Deus sabe quem você é disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deus sabe quem você é disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deus sabe quem você é disse...

A paz pastor Carlos, Deus falou muito forte ao meu coração através desta palavra, que o abençoe, e que os Abisais de Deus se levantem nessa ultima hora da igreja, para guerrear por nosso Rei, Jesus

Eliel de almeida Morais

Deus sabe quem você é disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deus sabe quem você é disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A paz do Senhor pastor, hoje acordei com a palavra Abisai nítida na minha mente, claro estou lendo o livro de IISamuel, mas Deus me acordou com o nome Abisai hoje, e vim procurar o significado desse nome e me deparei com esse texto maravilhoso,que edificou muito a minha vida, vou até compartilhar rs...Deus te abençoe!

Unknown disse...

Meu Deus hj eu me peguei me comparando com Davi e percebi que preciso de um Abisai na minha vida

Unknown disse...

Muito gratificante essa reflexão, para sairmos da nossa inercia espiritual, louvado seja nosso Deus.

Unknown disse...

Reflexão forte e poderosa.

Unknown disse...

��������������������������������