domingo, 1 de janeiro de 2012

A VIDA CRISTÃ NORMAL E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DE 2012

A formatação da vida cristã é quando eu e você pela graça divina descobrimos e redescobrimos que nada pode se comparar com a vida abundante que Deus tem dado para nós.

A vida cristã tem o seu nascedouro na regeneração e seu processo excelente é o caminho da santificação que nada mais é do que se afastar do mundo estressado e pecaminoso e desfrutar do banquete da comunhão com Deus com serenidade e paz interior rumo ao crescimento cristão estabelecido por Deus.

Isso não é um debate posicionista da "Ordo Salutis" que os teólogos áridos gostam de se deliciar sem perceber as implicações mas profundas da vida cristã ofertada por Cristo mas um reflexo teológico da vida diária do cristão normal que foi regenerado, justificado e que agora percorre com perseverança o caminho da santidade e do viver para a glória de Deus em meio aos pélagos da dor e do sofrimento.

A vida cristã normal é uma vida de plenitude, de abundância e de saúde emocional e espiritual. A Vida cristã não é uma vida derrotista, esbagaçante, estéril, onde o cristão fica choramingando constantemente pelos cantos, sem rumo, sem meta, sem objetivo, sem motivação, sem alegria, sem contentamento, sem um mote.
O cristão autêntico não anda com Cristo para ser rico, para galgar um status ou por que tem medo do inferno. Ele também não anda com Cristo por adequação. O Cristão autêntico não anda com Cristo para ajeitar as coisas para ele numa espécie de topa tudo por dinheiro e de felicidade terrenal, fugaz e passageira.

O Cristão autêntico anda com Cristo por que a vida cristã que Ele oferta é Excelente e por que Ele nos amou sendo nós pecadores. O Cristão autêntico anda com Cristo por que somente Ele pode dar Vida com Abundancia e por que o Evangelho é poder de Deus.

O Cristão Autêntico anda com Cristo em virtude do seu chamado que é santo como santo é seu eterno propósito. O Cristão Autêntico anda com Cristo por que Ele é o viés de toda a consolação e não existe nada que se compara a Ele. De fato Jesus Cristo é a razão da existência dos salvos, da alegria dos chamados. Ele é o frescor da nossa caminhada, pois Ele é o início o meio e o fim deste caminho. Ele é a felicidade derramada e o nosso motivo maior de vida e de ministério.

A Vida cristã não é uma vida sem graça, sem perspectiva, um salto no escuro. Deus que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz não é um terrorista celestial que tem prazer em desmanchar o castelo dos sonhos e propósitos humanos. Deus que é soberano de fato frustra os nossos prazeres carnais e nos encharca com seus planos marcados por prazer e felicidade cristã segundo Ele. C.S. Lewis disse que Deus é especialista em derrubar a árvore do nosso ego e não simplesmente cortar alguns galhos.

Eu tenho visto um monte de gente que diz que é de Deus mais vive uma vida infeliz, sempre com um peso nas costas, sempre em luta, sempre esbagaçado, sempre murmurando, sempre infeliz eternamente no vale da dor, da crise, do ostracismo

O apóstolo São Paulo em sua teologia epistolar resume toda a minha fala dizendo que vida Cristã não é somente um mar de lágrimas, de sofrimento, de luta, de agruras, de chateação, mesmice.

Mais vida cristã, é incomparável, inenarrável,Tangível e intangível, vitoriosa e constante. Ele diz algumas coisas que é importante pensarmos em 2012:

1) Ele diz que nós somos mais do que vencedores.

2) Ele diz que posso todas as coisas naquele que me fortalece.

3) Ele diz que o Espírito nos ajuda na nossa fraqueza.

4) Ele diz que todas as coisas contribui para o bem dos que amam a Deus.

5) Ele diz que o Espírito Santo que está em nós nos vivifica.

6) Ele diz que nós somos o templo do Espírito Santo.

7) Ele diz que nos somos Filhos de Deus e que Deus não nos deu um espírito de escravidão mais o espírito de adoção na qual chamamos Aba Pai

8) Ele diz que somos herdeiros e co-herdeiros de Cristo, pois se com Ele padecemos também vamos ser glorificado.

9) Ele diz que o objetivo de Deus é que sejamos conforme a imagem de Cristo o primogênito entre muitos irmãos.
10) Ele diz que devemos andar em novidade de vida.

11) Ele diz que devemos gloriarmos nas tribulações, por que a tribulação produz perseverança e a perseverança a experiência e a experi~encia a esperança e a esperança não traz confusão por quanto o amor de Cristo já foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

12) Ele diz que o Deus de toda esperança vai nos encher com gozo e paz e iremos abundar em esperança pelo poder do Santo Espírito.

13) Ele diz que o reino de Deus na qual fazemos parte é um Reino de Poder e transformação.

14) Ele diz que devemos estar sempre firmes e constantes no Senhor, sabendo que o nosso trabalho a nossa vida cristã não é vão.

15) Ele diz que Deus sempre nos conduz em triunfo, diz que somos o bom perfume de Cristo.

16) Ele diz que aonde está o Espírito do Senhor ai há liberdade.

17) Ele diz que nós temos um tesouro em vasos de barro. Afirma dizendo que em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados, perseguidos, mas não desamparados, abatidos mas não destruídos.

18) Ele diz que todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como o espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

19) Ele diz para nos não desfalecermos, pois se o nosso homem exterior se desfizer o nosso interior contudo se renova a cada dia. Por que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória.

20) Ele diz que temos como penhor o Espírito Santo.

21) Ele diz que quem está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo e que eu e você somos embaixadores de Cristo.

22) Ele afirma dizendo que podemos estar tristes mais estamos sempre alegres, pobres mais enriquecendo a muitos, nada tendo mais possuindo tudo.

23) Ele também afirma que foi para liberdade que Cristo nos chamou e que nos devemos andar em Espírito para não satisfazer a carne.

24) Ele diz também que não devemos nos cansar de fazer o bem por que a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

25) Ele diz que Cristo nos abençoou com todas as bênçãos espirituais e que nos somos feituras de Deus, criados em Cristo para as boas obras.

26) Diz que devemos nos alegrar no Senhor mais uma vez vos digo alegrai-vos.

27) E por todas essas coisas é que o apóstolo Paulo disse: Por está causa dobro o meu joelho para que segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior e que Cristo habite pela fé nos vossos corações a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender com todos os santos, qual seja a largura, e o cumprimento, e a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.

28) Ora aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera a esse seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amem.

A Vida cristã não é uma vida sem graça, sem perspectiva, um salto no escuro. Deus que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz não é um terrorista celestial que tem prazer em desmanchar o castelo dos sonhos e propósitos humanos.

Deus que é soberano de fato frustra os nossos prazeres carnais e nos encharca com seus planos marcados por prazer e felicidade cristã segundo Ele. Deus nos chamou para vivermos uma vida de alegria, de contentamento, de vitória e de regozijo diante das agruras deste mundo. Pois como cristão que vivemos a vida normal devemos perceber e compreender que Aquele Senhor que nos chamou é o Deus soberano que cuida de nós.

FELIZ 2012 E QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS.

Carlos Augusto Lopes
Pastor da Igreja ADI na cidade de Tubarão em Santa Catarina
e um dos Coordenadores da Aliança Evangélica Brasileira.

2 comentários:

Unknown disse...

Ola pastor
por acaso pesquisando sobre o tema Missao Integral encontrei o senhor
que legal
Suas colocacoes vao ser de grande valia para contrução do meu plano de aula
o Senhor lembra de mim fui sua aluna no seminario Betania
Deus abencoe muito o senhor

Carlos Augusto Lopes disse...

Ola, Kinha, que bom poder ajudar em seu ministério e rever uma aluna minha de teologia. Deus te abençoe a cada dia.