terça-feira, 26 de junho de 2012

Ó PATRIA AMADA ABANDONADA SALVE-SALVE

De fato não existe melhor lugar para se morar do que o Brasil. Os brasileiros que saem daqui para fixar residência em outros países deste mundo de meu Deus são unânimes em dizer que o Brasil é o melhor lugar para se viver.
Nossa culinária, nossa cultura, nossa língua, nossa ginga, nossa alegria, nosso futebol as belezas naturais de norte a sul de leste a oeste o clima variado o calor humano de fato coloca o Brasil como um país atrativo e delicioso de morar.

Quando estava saindo junto com um grupo de brasileiros de Santiago do Chile para Mendonza na Argentina conosco estavam pessoas da Argentina do Chile e do México, quando cruzamos a Cordilheira dos Andes a nossa veia brasileira e o nosso sotaque animatório fez os hermanos falarem: Eles são brasileiros. Perguntamos por que vocês dizem que somos brasileiros? E responderam: Por causa da alegria estampado no rosto e do jeito cativante que os tupiniquins tem.

É bem verdade que a pátria amada tem lá seus problemas e eles são grandes basta olharmos pela janela da violência urbana, doméstica, pela ótica da política excêntrica e das falcatruas escondidas no lençol da bestialidade imoral. Basta olharmos pela ótica da pobreza da malandragem e do banditismo latente.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Ele é o país dos planos de saúde mas também é o pais das debilidades hospitalares e da falta de planejamento para os pobres que não tem nenhum auxílio.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Dos grandes casarões aos casebres que ainda cantam a velha canção “ era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada (...)”.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Dos churrasquinhos de gato na beira da estrada que fazem a alegria de muitos a realidade dos grandes restaurantes nos lugares mas nobres. Do cachorro quente com duas salsichas em tom acebolado ao mais delicioso lanche burguês.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das estrada bem pavimentadas que dá gosto de passear com a família ao extremo das estradas esburacadas mal sinalizadas apelidadas de rodovia da morte. Dos carros velhos com dizeres filosóficos como: “ é veio mas ta pago”, as multiplicidades de carros novos que circulam nosso país com todo o conforto e orgulho cujo vidro espelhado esta sempre fechado desfrutando do bom ar.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das roupas compradas a preço de nada nos brechós das esquinas as roupas mas caras das grandes refinadas lojas. Do vinho que custa cinco mil reais das bodegas importadas e envelhecidas a cachaça do bar da esquina do seu João que custa um real misturada com boldo ou butiá. Do relógio caríssimo da relojoaria granfinada ao relógio dos camelôs disfarçado de original.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das favelas que devemos chamar de comunidades as belíssimas mansões dos multimilionários, dos megas salários ao raquítico salário mínimo, das megas igrejas as igrejas construídas de tijolo e barro de madeira e de sipó. Dos pastores ricos e famosos e dos pastores pobres esquecidos. De fato o Brasil do traste e do contraste é o Brasil socialmente dicotomizado, dessaranjado, convulsionado.

Ele investe em entretenimento fugaz e pouco investe em hospitais, creches, abrigos, albergues etc. Alguns brasileiros mostram na prática a ditadura do traste e do contraste. Eles estão na onda do Pet Shopp e gastam horrores com seu cãozinho mas não ligam muito para o menino de rua para o favelado para os que socialmente falando são derrotados, famintos, carentes de abraço, apoio, cuidado e por aí vai.

A música de Eduardo Dusek na década de oitenta “ Troca seu cachorro por uma criança pobre” já nem toca mas nas rádios e nem sensibiliza mas essa geração consumista e apressada, pois, vivemos uma onda niilista, narcisista e hedônica.

O Brasil nossa pátria “amada” e “abandonada” “salve-salve”, mostra para nós o contraste daqueles que tem vários empregos e daqueles que estão na fila dos desempregados, mostra para nós o trigo e o joio, mostra para nós o justo e o injusto, mostra para nós os honestos e os desonestos, mostra para nós os totalmente humanos e os totalmente corruptos, mostra para nós os que ainda sonham com dias melhores e também mostra para nós aqueles que perderam o sonho, a paixão, a utopia, o segredo da vida. O traste e o contraste não podem desalmar o brasileiro e nem destemperar o seu valor

De fato a lista do traste e do contraste é longa, contínua e deprimente, pois mostra um quadro que é difícil de ver e uma rapadura difícil de engolir. Como dizem os caboclos amazonense “ o cabra não sabe nem cuspi e já quer escarrar”. O contágio tanatológico da mitologia grega esta na estrutura silenciosa e agressiva do Brasil que tem o apoio de Zeus.

Na mitologia Grega Tânatos é o deus da morte e seu irmão é Hipno. Ele é o sono e tem poder de anestesiar e adormecer. Dizem que Hipno fazia as pessoas adormecerem enquanto Tânatos seu irmão os matava.

O contraste gritante do nosso Brasil deixa sonolenta a sociedade para a realidade do sofrimento e das feridas abertas que sangram em busca de justiça pois, o mitológico grego não pode tomar lugar do analítico no coração do Brasil. A análise e a compaixão acompanhada por uma cosmovisão cristã trará em nome de Deus um rumo certo para uma nação sofrida, dividida a beira do caos .

De fato temos que amordaçar em Nome de Jesus Cristo os tânatos e os hipnos da sociedade como quis Sísifo, mas foi impedido por Zeus pois os surtos de morte, de fúria, de violência de contraste devem ser arrancadas do nosso Brasil através de Cristo o Senhor da vida. Na mitologia grega Zeus libertou Tânatos e eliminou Sísifo, mas no realismo Bíblico Jesus Cristo venceu o diabo e a morte e estabeleceu a vida, triunfando sobre principados e potestades, sendo Senhor absoluto do mundo e da vida.


Ele sim é Senhor do Universo e pode romper com os trastes e contrastes no nosso país, pois o traste e contraste antes de ser visibilizado está entranhado no coração humano e somente Cristo pode mudar o coração do homem e fazer do Brasil a pátria amada e cuidada salve-salve, pois Ele ressuscitou e está assentado a direita de Deus intercedendo pelos homens desta pátria e de toda a humanidade. Pois Ele é o caminho a verdade e a vida.
Que Deus tenha Misericórdia de nós e como
diz a reforma “Sola Christo” (Somente Cristo)

Carlos Augusto Lopes
pastor da Igreja ADI na cidade de Tubarão, Santa Catarina
é teólogo e historiador Social, é secretário geral do CAD-Brasil
e um dos coordenadores da Aliança Evangélica Brasileira e diretor
do Seminario Teologico do Sul, em Tubarão Santa Catarina

6 comentários:

Hugo Donizetti Paiva disse...

Policy to Combat Drugs, Types of Existing Drugs, Bed, Clinical and Therapeutic Communities for Users Recovery, Spiritual Support Families, Education, Rehabilitation and Inclusion Project for Ex-users. # # GOD IS FAITHFUL

http://blogdohugopaiva.blogspot.com/

My country Brazil

Newton Carpintero, pr. e servo. disse...

Caro pr. Carlos Augustu Lopes,

A paz amado!

Belíssima matéria. Mas creia que o Brasil não é o melhor lugar do mundo.

Os brasileiros que retornaram ao Brasil, na sua maioria, foi resultado de não conseguirem o documento legal para residirem, por exemplo nos EUA.

A maioria do povo brasileiro vive e convive com a pobreza e a maldade dos governantes, sem falar que sofrem nas mãos de pastores gananciosos, que não sentem pena do seu rebanho. A exploração é desastrosa em todos os sentidos.

Conheço vários países do mundo e posso informar que cada país tem a sua pecularidade e a sua gastrônomia, e menos buracos nas ruas e menos pichação nas paredes.

Conheço países da América do Norte, do Sul, Central, Europa e Ásia.

O Brasil precisa de brasileiros que valorizem mais o caráter, a moral e a necessidade de serem conhecidos e reconhecidos como u m país que zela pela sua cidadania.

O número de brasileiros sendo surpreendidos nos EUA, por roubo, furto, violência domêstica, vigarice, documentos falsos é a causa do recheio de muitas prisões em várias cidades e estados.

O número de evangélicos deportados por fraudarem documentos de imigração é por demais.

Pior, retornam ao Brasil com a célebre frase: Voltei por que igual ao Brasil não há!

Exatamente, não há, a quantidadde de ruas esburacadas, ruas sem pavimentação, favelas em excesso com a miséria favorencendo as campanhas políticas e as campanhas por correntes de todos os tipos nas igrejas que desejam arrecadar ofertas, se possível, em todos os horários do dia e da noite.

Pura covardia, os impostos, pura covardia o salário mínimo, pura covardia o desfalque insano reaqlizado por políticos extremamente corruptos.

Paro para respirar.....

O SEnhor seja contigo,

O menor de sempre.

Carlos Augusto Lopes disse...

Caro amado irmao, belo seu comentario, como voce mesmo afirmou em conhecer tantos paises, que o brasil precisa aprender com eles. Em vrias áreas, de fato meu artigo é uma critica social, de uma nação cujo o povo tem sofrido o patrulhamento de ideologias politicas e. Religiosas, que nao sao louvavel, todavia, o brasil e o brasil, cheio de tudo e. Esse tudo desemboca em amar o cháo que Deus nos colocou para testemunhar de sua justiça e. De sua gloria. O traste e o contraste so pode ser. Resolvido atraves da sola scriptura, obrigado pelo seu comentario amado irmao.

Carlos Augusto Lopes disse...

Caro amado irmao, belo seu comentario, como voce mesmo afirmou em conhecer tantos paises, que o brasil precisa aprender com eles. Em vrias áreas, de fato meu artigo é uma critica social, de uma nação cujo o povo tem sofrido o patrulhamento de ideologias politicas e. Religiosas, que nao sao louvavel, todavia, o brasil e o brasil, cheio de tudo e. Esse tudo desemboca em amar o cháo que Deus nos colocou para testemunhar de sua justiça e. De sua gloria. O traste e o contraste so pode ser. Resolvido atraves da sola scriptura, obrigado pelo seu comentario amado irmao.

Débora Moura disse...

GOSTEI MUITO DO BLOG!Dessejo boa sorte e muito sucesso. Que Deus lhe abençoe!
VISITE TAMBÉM ESSSE BLOG:
COMUNIDADEREOBOTE.BLOGSPOT.COM

Fruto do Espírito disse...

A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração. Suas mensagens são edificantes para o Corpo de Cristo, e um bálsamo para todos que acessam esse espaço abençoado.
Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

C ultivar uma vida de oração.
R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
E star sempre disposto a obedecer a Deus.
S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
E sperar de Deus a orientação para a vida.
R evestir-se do poder do Espírito Santo.

Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

P.S. Convido a visitar o blog do irmão J.C. repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.

Acesse:
http://discipulodecristo7.blogspot.com/