quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

OBRAS FALADAS, OBRAS VIVIDAS : A MORTE DOS PASTORES BOB CALDWELL E ANTONIO CUEVAS NARRADA POR BENIDES BÉRGAMO.

Em 1997 nao tinha a minima idéia e tampouco podería dimensionar o tamanho e o valor do ministerio que na realidade começamos em 2002. O sonho e a visao do ministerio aos ribeirinhos do rio Paraguay se consumó numa tarde que meu irmao e amigo Bob Caldwell, Tom Schroeder e eu estavamos pescando no Río Paraguay.
Num dado momento Bob me perguntou: “Benides, nunca te passou pela cabeça trabalhar com os ribeirinhos?”. Compartilhei que no ano de 1993 estava pescando em outro lugar do Rio Paraguay e vendo as tantas necessidades e pobreza dos ribeirinhos, senti em meu coraçao Deus me incomodando. No entanto, tinhamos na Missao muitos desafios ainda por vencer e que sería muito dificil e pòssivelmente nao aguentariamos desenvolver ministerio com os ribeirinhos.

Ao que também acrescentei: “Bob, pode ser que Deus levante outro para começar esse ministerio e com prazer poderemos apoiar, mas comigo nesse momento vejo bastante complicado.” Naquelas semanas de setembro de 1997 que Bob e Tom passaram aqui na missao do Paraguay, Bob fez o desenho de um barco com a intençao de fabrica-lo nos Estados Unidos e posteriormente tentar envia-lo ao Paraguay. Quando vi os desenhos gostei da idéia e percebi que Deus estava levantando aquele irmao e iria usa-lo como homem de paz para ser um canal de bençaos para nossa missao y evidentemente para as pessoas pobres e necessitadas e tambem esquecidas do Rio Paraguay.

Em 1999 construimos o primeiro barco: O Mensageiro. Após 4 viagens esse barco apresentou muitos problemas. Decidimos entao parar o ministerio temporariamente. Seguíamos em constante comunicaçao com Bob e os amigos do ministerio.
Finalmente em 2002 compramos um casco de metal e construimos o segundo barco chamado: Angel del Río. A partir de entao esse barco começou a atender as comunidades ribeirinhas com equipes de missionarios a curto prazo vindo do Brasil e Estados Unidos.
Visitas regulares as comunidades foram feitas com a apresentaçao do filme Jesus no idioma Guaraní, distribuiçao de remédios, vitaminas, roupas, alimentos etc. As pessoas estavam impactadas e se alegravam muito pela fato de alguém se importar com elas.

Pessoas esquecidas pelos governantes, mas Deus jamais se esqueceu deles. A familia Caldwell se empenhou para conseguir mais amigos para ajudar nesse ministério. No entanto, apesar de todo esse esforço faltava algo. Faltava um missionario de tempo completo para cuidar essas personas.

No ano de 2003 meu amigo Antonio Cuevas e sua esposa Teresa fizeram uma viagem de uma semana conosco no barco. Deus tocou profundamente seus coraçoes. Porém, eles cuidavam uma igreja em franco crescimento em Ciudad del Este. Me lembro que durante a viagem enquanto timoneava o barco Antonio me disse: “Estou lutando com Deus”. Ao que respondi: “Bobagem, está perdendo tempo, Deus vai ganhar”.

Na realidade Deus começou a inquietar o coraçao de Teresa e Antonio para deixar a Igreja em C.Este, o conforto de sua casa e a segurança para seus filhos e ir a Porto Antequera e ali começar a base missionaria do ministerio aos ribeirinhos com o barco Angel del Río. Do ponto de vista humano era uma loucura.

Me lembro quando Antonio me ligou comunicando sua decisao de ir juntamente com seus 4 filhos adolescentes, minhas pernas tremeram. Que responsabilidade que isso significava. Mais ainda, nao tinhamos suficientes recursos financeiros para sustentar uma familia e tampouco estabelecer uma base missionaria. Confesso que passei alguns dias bastante tensos. Agora era eu que estava lutando com Deus, mas sabia que iria perder.


Enviei um email a meu irmao Bob compartilhando que tinhamos a possibilidade de ter uma familia para começar o ministerio a tempo integral. Bob ficou muito alegre. Era finalmente o que ele estava orando. Tudo o que haviamos compartilhado naquelas semanas de setembro de 1997 começava acontecer naquele 2003.

A familia Cuevas assumiu o ministerio em Porto Antequera, norte do Rio Paraguay. Começaram a visitar continuamente as comunidades ribeirinhas. Pregavam a Palavra intensamente e vivian o amor de Deus intensamente. Extendiam as maos aos necessitados. Acudian aos orfaos e as viuvas. Incontaveis madrugadas Antonio e Teresa nao mediram esforços para atender aqueles que tocavan sua porta pedindo socorro. O amor de Deus foi vivido por eles e todos os que Deus deu a Antonio foram amados com intensidade.

No dia 10 de novembro de 2007 Deus chamou Antonio para ele. Depois de meses sofrendo uma hepatite C chegou o dia do transplante do seu figado. Porém Antonio nao resistiu a cirurgia e faleceu. No dia 12 de novembro de 2007 Deus chamou a Bob Caldwell após lutar anos com leucemia. Ambos, Antonio e Bob andavam com Deus e Deus os tomou para si.

Em todo esse tempo que ambos viveram, em verdade viveram para Deus. O ministerio Angel del Río atende hoje 6 comunidades de ribeirinhos. As comunidades foram desenvolvidas, e nessas comunidades já temos discipulos que estao comprometidos com a pregacao do evangelho e nos ajudar a dar sequencia na obra missionaria.

Quero dizer-lhes que escrever essas linhas nao é facil. Estamos entristecidos porém alegres. Tristes com a perda de ambos. Alegres porque eles deixaram um legado, e agora estao com Jesus. Com certeza foram recebidos no céu com um abraço bem forte do Mestre que lhes disse: “Entra no gozo do seu Senhor”.

Entendo que Deus nos chamou para seguir em frente. Os que aqui ficamos temos a responsabilidade de pregar o evangelho, fazer discipulos e extender as maos aos necessitados.
Antonio Viera disse:“O pregar que é falar, faz-se com a boca; o pregar que é semear, faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras”. Obras faladas, obra vividas. E o apóstolo Paulo nos diz: Se vivemos para Ele vivemos, se morremos para ele morremos. Quer vivamos ou morramos somos do Senhor.
.
Quero tambem desafiar a voces, nossos amigos e tambem companheiros na batalha a seguir nos ajudando em oraçao. Da mesma maneira como Bob e Antonio foram instrumentos de Deus e homens que desenvolveram o ministerio, Deus poderá levantar outros. Para Deus nao é complicado.
Anie e eu, e os demais missionarios nao estamos desanimados. Entendemos que a vontade de Deus cumpriu nos homens que foram para Deus e se cumprira em todos nós. Por favor, sejam parte desta obra. Nos ajude com as suas oraçoes.

Benides Bergamo, tem sido um instrumento nas mãos de Deus junto com sua esposa Anie para abençoar a nação do Paraguay, ele tem viajado por várias partes do mundo pregando e ensinado o evangelho de Cristo junto com sua esposa.
Eu e minha esposa Cida Lopes estivemos com Benides Bergamo em 1997 na base da Missão Betania em Luke cidade satélite de Assunção no Paraguay e percebi a visão altaneira de Benides junto a obra missioinária e seu total envolvimento com a causa de Cristo.
O texto ora lido foi escrito pela lavra de Benides que narra a trajetorio deste ministério e a perda de seus amigos e irmãos em Cristo. Estamos tentando conseguir as fotos dos pastores para colocarmos aqui como adendo histórico eclesial. Estejamos orando pelas família e pela missão Betania do Paraguay cujo seu diretor e fundador é Pr. Benides Bérgamo.

MISIÓN BETANIA DO PARAGUAY
Casilla de Correos 943
Asunción, Paraguay
Tel-fax 594-21 644-395/ meb@telesurf.com.py

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo




Nenhum comentário: