segunda-feira, 12 de novembro de 2007

OS DOZE APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO.

Portanto, Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19)

Há história da Igreja pouco fala do paradeiro dos apóstolos após a morte do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De fato alguns apóstolos são fartamente mencionados outros são poucos citados em virtude da escassez de fontes confiáveis.

A Bíblia de fato é a nossa primeira fonte quando queremos resgatar de maneira sintética a vida desses homens de Deus. O Evangelho de Lucas deixa isso clarificado para todos nós quando diz:

“ E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos":

"Simão, a qual também chamou de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor"( Lc.6.12-16)

A listagem dos Apóstolos de Jesus Cristo, também é encontrado no Evangelho Segundo escreveu Mateus ( Mt.10.1-4), como também no Evangelho segundo escreveu Marcos (Mc.3.13-19).

O livro de Atos dos Apóstolos também narra para nós a listagem dos apóstolos após a ressurreição e ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo todavia o historiador Lucas não menciona o apóstolo Judas Iscariotes que traiu Jesus Cristo ( At.1.13).

Lucas o historiador canônico mostra em primeira mão qual foi o paradeiro de Judas Iscariotes em sua narrativa sobre o inicio da igreja ( 1.15-20). Em seguida o próprio Lucas historiador preciso mostra que o colégio apostólico escolheu Matias em lugar de Judas o traidor (At.1.22-26). Em Atos dos Apóstolos, Lucas narra à conversão do Apóstolo Paulo (At.9.) e mostra que ele foi apresentado aos apóstolos pelo Servo Barnabé ( At. 9.27).

O próprio Apóstolo Paulo em uma das suas cartas mas antigas, nos diz que quando esteve em Jerusalém no inicio daquele movimento santo não encontrou muitos apóstolos ali a não ser Pedro na qual ficou com ele 15 dias e também Tiago, irmão do Senhor (Gal.1.17-19). O apóstolo dos gentios diz que conheceu Tiago, Cefas e João e acrescentou dizendo que eles eram considerados como colunas (Gal.2.9).

Todavia vimos que o Apóstolo Paulo nesta narrativa não cita os outros Apóstolos, alguns historiadores cristão dizem que muitos dos apóstolos já não estavam mas em Jerusalém e seus paradeiros eram incertos.

Os únicos dois apóstolos que a Bíblia narra a sua morte é justamente o de Judas Iscariotes que traiu Jesus Cristo e se enforcou (Mt.27.1-5) e o apóstolo Tiago que foi executado por Herodes por volta do ano 44 D.C ( At. 12.2). Os outros apóstolos a Bíblia fica em silencio.

Neste sentido somos obrigados a apelar para a tradição da igreja para sabermos ao menos onde esses homens de Deus estiveram. O relato Bíblico não nos permite fazer ponderações em torno disto, porém recorreremos à história da igreja e a tradição eclesiástica como caminho de descoberta para chegarmos até esses homens de Deus.

O próximo estudo falaremos do paradeiro dos apóstolos: Vida, Ministerial e Morte

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: