segunda-feira, 3 de março de 2008

A Vida do Apóstolo Paulo Narrada por Ele: Do meu Próprio Punho

TARSO CIDADE NÃO INSIGNIFICANTE DA CILÍCIA

“ E Paulo Respondeu: Sou Judeu, cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia (At.21.39 NVI)”.

Eu vivi no período do Império Romano e é importante perceber como que Roma começou pois de um povoado pequeno sobre o monte se tornou num império mundial.[1]
A Grécia que derramou a sua cultura por todos os lugares através de Alexandre o Grande foi conquistada por Roma e Roma que nos dias primitivos celebrava a pureza com ela aprendeu a pecar.

O império Romano espalhava de maneira orgulhosa a cultura helênica e ser helenista era Ter o corpo bem cultivado, ter liberdade, ter progresso ser sábio, ser cidadão do mundo, ser aceito na sociedade[2].

Eles me chamam de Saulo de Tarso, porque a cidade que eu nasci era Tarso cidade não insignificante que ficava na província da Cilícia. Foi no chão dessa cidade que eu fui criado desenvolvi relacionamentos e amizades. Foi aqui em Tarso que eu percebi a vida e os três mundos que nos cercavam como o Império Romano a cultura expancionista grega e a minha religião judaica.

Foi aqui em Tarso que eu brincava com os meus colegas pelas ruas dessa cidade e que também discutia-mos sobre religião, Deus, Filosofia etc. Eu tenho um amor especial por esta cidade de Tarso e quem não tem um carinho todo particular pelo lugar aonde ele foi criado mesmo que esse lugar seja um desafio para a sua fé não importa pois foi ali que tudo desabrochou no canteiro do meu coração.

Tenho saudade dos tempos de infância dos meus passeios com meus pais e dos seus desafios de fazer eu entender que mesmo vivendo numa cultura grega eu era um menino judeu e que Deus deveria estar sempre em primeiro lugar e que eu pertencia ao povo de Deus e não a outros povos. Quantas vezes papai me ajudou nos meus momentos de dificuldade com os meus amigos e pelas suas risadas porque eu não era grego e sim judeu. Um dia pensei porque eu não nasci grego pelo menos ninguém iria zombar de mim.


Mas logo esse pensamento saiu da minha mente e agradeci a Deus por ser judeu. Tarso a cidade aonde eu nasci era uma das maiores cidade do famoso e imponente Império Romano. Ela era para quem não sabe a capital da Cilícia e sua principal cidade. A minha cidade foi fundada antes mesmo de Roma e de Atenas porém é bem mais nova do que a cidade histórica de Jerusalém e Damasco na qual fui achado por Cristo.
Tarso é uma cidade muito conhecida por sua cultura , suas escolas, ginásios, teatros etc. Nossos mestres diziam que César Augusto foi educado por Atenodoro de Tarso e que seu filho alguns dizem sobrinho foi educado por Nestor, O acadêmico também da cidade de Tarso. Isso mostra o quanto essa cidade era bem conceituada no aspecto cultural.

O próprio Cícero já residiu nesta cidade quando ele era procônsul da Cilícia em 51-50 a.C. Foi também em Tarso por volta do ano 41 a.C. que teve o celebrado e famoso encontro entre Marco Antônio e Cleópatra a rainha do Egito. Até hoje esse encontro histórico é mencionado e até dizem que o mais belo navio que aportou na minha cidade foi o barco dourado de Cleópatra.

O teatro em Tarso não era algo insignificativo mais fazia parte da vida da cidade. Tanto rico como pobre gostava do teatro. Havia na minha cidade um teatro ao ar livre e ele era gigante pois acomodava milhares de pessoas e ali era encenado peças diversas do mundo grego como também era entoada músicas e se lia poesia.

Enquanto escrevo a minha história no silêncio da noite me lembro agora do rio Cnido ele era tão espaçoso e quantas vezes eu vi os navios passarem por ele para descarregar as suas mercadorias em Tarso.

Quantas pessoas diferente transitavam por ali, quantos rostos que eu nunca mais vi já estiveram ali ou por trabalho ou por não fazer nada ou por passeio. Se ao mesmo tempo o rio Cnido era um lugar belo de se ver ele era para a cidade um centro financeiro em virtude dos navios e das mercadorias que vinham e iam e do fluxo de pessoas que chegavam na cidade em virtude do famoso porto de Tarso. A província da Cilícia era um território que margeava o Mediterrâneo no sudeste da Ásia Menor[3].

A Cilícia tem muitas histórias no campo político que eu não vou mencionar aqui mais é importante todos vocês saberem que a província da Cilícia fez parte da província unificada da Síria-Cilícia.

Eu gosto de mencionar isso porque tem haver com um momento especial na minha vida pois depois da minha conversão ao cristianismo eu fui para as regiões da Síria e da Cilícia e esse período para mim foi singular[4].

Várias vezes nas minhas cartas eu menciona uma figura que eu acho de grande importância para a compreensão da vida com Jesus que é a corrida cristã. Por exemplo para os irmãos de Corinto eu disse para eles:

Não sabeis vós que os que correm no estádio todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E para os irmãos de Filipos eu disse: Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Um dia para o jovem Timóteo eu reafirmei que o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa. [5]

Eu uso essa figura porque em Tarso aonde eu fui criado se dava muito valor para os jogos e para as corridas. Todos sabem que a cultura grega e romana dão muito valor para as competições atléticas. Na minha cidade tinham os ginásios e não eram poucos os jovens da minha idade que treinavam para ganhar aqueles prêmios tão almejados.

Foi aqui como tenho falado para vocês nesta cidade cosmopolita que eu fui criado na conhecida cidade de Tarso que fica situada na planície ciliciana as margens do famoso rio Cnido. É por isso que eu falei naquele dia na cidade de Jerusalém quando ouve aquele grande alvoroço e a multidão queria me matar o comandante da fortaleza na qual eu fui recolhido achava que eu era aquele egípcio que sublevou e conduziu ao deserto quatro mil sicários e eu disse para ele que não mais que eu era judeu natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia. Foi só por isso que eu falei e mencionei a minha cidade e a sua grande eloqüência no Império Romano.[6]

Capítulo retirado do livro que o pastor Carlos Lopes, está escrevendo sobre a Vida do Apóstolo São Paulo: Do Meu Próprio Punho

Pr. Carlos Augusto Lopes
Teólogo


[1] Para uma compreensão mais analítica da vida de Paulo ver F.F. Bruce ‘Paulo o apóstolo da graça Sua Vida Cartas e Teologia”. Ed. Shedd Publicações: São Paulo 2003.
[2] Ver o livro Uma Igreja que Acredita; Evangelho Segundo João: Edições Loyola p.26-27, 1999
[3] No livro de Atos 21.39 Paulo diz que é judeu, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia
[4] Ver F.F. Bruce em seu livro Paulo: Sua Vida Cartas e Teologia p.27-30. O período que Paulo menciona Síria e Cilícia e sua experiência está escrito em Gálatas 1.21
[5] I Tm. 4.8 - Alguns estudiosos dizem que os Hebreus não participavam dos jogos gregos em virtude que esses jogos eram consagrado a Zeus e outras divindades. Porém pelos escritos de Paulo vimos que várias vezes ele usou a figura do esporte para falar da fé cristã como em: I Cor.9.24-27; 15.32; Fl.2.16; II Tm.2.4; II Tm.4.7-8; Gl.2.2;5.7; Também Hb.12.1,2
[6] Essa passagem está escrita em Atos 21.27 A prisão de Paulo.

3 comentários:

Anônimo disse...

...muito importante saber um pouco mais sobre a vida de Paulo, pois esta parte histórica não encontramos na Bíblia, e as vezes fica difícil compreender algumas partes Bíblicas sem este estudo sobre a realidade em que eles viviam ...

Douglas disse...

Parabéns pelo blog, gostei muito.
Esse texto sobre a vida de Paulo,
é muito interessante, pois conhecendo melhor sobre a cultura em que o Apóstolo viveu, podemos compreender melhor o contexto histórico e o sentido de algumas
palavras.

Unknown disse...

Olá Pastor, gostaria saber se a Historia de Paulo descrita neste trecho do seu livro, foram informações obtidas atraves de pesquisa? pois me parece algo tão verdadeiro como se ele mesmo tivesse te contando sua história.
me responda por favor!!