domingo, 21 de outubro de 2007

A ALEGRIA DE GANHAR UMA CHUTEIRA

E Tendo os Pés Calçados Com a Prontidão Do Evangelho Da Paz (Ef.6.15 NVI)

Chuteira palavra conhecida no mundo futebolística, mais não tão conhecida para uma criança de três anos de idade. O dicionário diz que chuteira é uma botina apropriada para o futebol é o mesmo que chanca e bicanca. Nelson Rodrigues diz que o futebol “expressa o caráter nacional em chuteiras”.

Quando estive no Rio de Janeiro fui conhecer o famoso Maracanã palco de tantos jogos de tantas conquistas e de tantas derrotas como a histórica derrota da Copa do mundo de 50, que marcou profundamente a nossa nação na calamitosa derrota para o Uruguai.

Lá no Maracanã eu pode ver na galeria dos heróis do futebol algumas chuteiras, camisas a calçada da fama etc. Sempre é bom rever a história da nossa nação verde e amarelo pela ótica do futebol . Em seu livro Torcidas Organizadas de Futebol: Violência e auto-afirmação, Carlos Pimenta nos remete a história sociológica do futebol que foi introduzido em 1894 na cultura brasileira por Charles Miller.

Depois de mais de 100 anos a nação do Brasil é o país do futebol e na linguagem de Nelson Rodrigues o Brasil é a pátria em chuteiras. Quando menino eu nunca tive a oportunidade de ter uma chuteira naquela época as coisas eram mais difíceis eu tive sim um “quichute preto” com travas, será que quichute se escreve assim? Nem me lembro mais faz tanto tempo.

A criançada aonde eu fui criado conhecido como a “Toca” chutava a bola descalço ou com um tênis simples como conga ou então o famoso quichute. Outro dia desse eu fui surpreendido pelo barulho “toque-toque-toque”, de uma chuteirinha no corredor da igreja, quando virei o rosto pelo toque de uma mãonzinha frágil que me tocava insistentemente em pleno culto notei que era o meu filho Vítor me mostrando a chuteirinha que tinha ganhado naquela hora.

A chuteira azul era usada mais a felicidade de quem estava usando era encantadora, o sorriso gostoso e maroto de quem nunca teve uma mais que agora tem era visível verdadeiramente coisa de criança. Sem eu dar conta ele saiu alegre sem nenhuma inibição desfilando e mostrando para as pessoas seu mais novo presente a chuteirinha. O incrível eu pensei foi que ele não fez nada para merecer aquele presente simplesmente ganhou era uma demonstração da graça que surpreende e cativa coloca nos lábios um sorriso novo e no coração uma alegria pulsante que se esparrama a cada passo, movimento, ação, gingado.

Quando fomos para a casa os outros brinquedos que ele tem perderam o seu valor a chuteirinha era a sua nova atração. Quando foi dormir tivemos que colocar a chuteirinha perto dele, talvez estava com medo de acordar e ela não esta mas ali. Essa história me levou a refletir sobre a graça de Deus, sua soberania e seu amor, fiquei pensando como uma chuteira ganhada cativou tanto o coração de uma criança indefesa, frágil como alguns dizem um pingo de gente.

Na verdade quando transportamos isso para o dia a dia da vida com seus desafios e desencontros percebemos que existe um Deus nos céus que tem dado para nós algo tão profundo que é a salvação em Cristo Jesus.

Assim como aquela criança recebeu de graça aquela chuteira Deus em Cristo nos dá de graça a sua salvação, o seu consolo a sua paternidade etc. e isso é um presente do Altíssimo para os homens, não é fruto de obras mas da graça abundante.

Deus o nosso Deus nos convida para sermos participantes desse projeto salvífico e não importa a tua história, o teu passado, as tuas crises, a tua frustração o teu medo, Deus quer encher o teu coração de alegria e paz porque o maior gol da história do homem não foi o Pelé quem fez mais foi Cristo Jesus que realizou na cruz do Calvário para salvar a humanidade.

Todos nós sabemos que a vida humana é um jogo de encontros e desencontros, doçura e amargura, alegria e tristeza. No campo da vida a partida não encerra nos 90 minutos mas segue seu ritmo, seu tempo, sua dança e nesse extrato de movimentos, alegrias e lamentos, somos convidados a celebrar a vida com Deus e através de Deus obter a vitória já recebida.

Que possamos desfilar a chuteira do Evangelho para esse mundo mostrando para todos o quanto é bom sermos agraciados por Deus na pessoa de Jesus Cristo e que todas as coisas possam perder o seu valor frente ao maior valor que é Ter Deus na nossa vida. Realmente que a alegria de ganhar uma chuteira possa transformar essa geração pois, como disse Nelson Rodrigues “O Brasil é o país da chuteira” porém a Bíblia diz “ que devemos calçar o evangelho da Paz”. Que Deus nos abençoe no jogo dessa vida

Soli Deo Glória

Pr. Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: