terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A ALMA EM BUSCA DE DEUS

Assim, por ti, ó Deus, suspira a minha a alma, pois ela tem sede de Ti (Sal.42)

A nossa geraçao tem percebido que ela precisa de algo mais que a sociedade de consumo está mostrando. Ela sabe que só ir no shopping, fazer compras, se divertir, navegar na internet, ter um emprego, um curso universitário, fazer um corte de cabelo bonito, se vestir conforme dita a moda, ser adepto de um esporte radical, de uma filosofia humanista de vida, se embrenhar num labirinto de entretenimento nao é tudo que ela precisa.

Ela sabe que precisa de algo mais. Existe uma sensaçao de vazio no ar. No final de tudo ela percebe que lá no fundo da sua alma algo está errado. Parece que a sua alma está gritando. No interior do seu ser existe uma sensaçao convulsiva uma espécie de buraco ontológico que habitualmente está escuro, serpentes do ego rasteja por ali, aves de rapina da inveja, ciúme, ganância e descontrole sobrevoam o local, aranhas da seduçao, do liberalismo sexual, da corrupçao soltam suas teias na parede argilosa do ser.

O pântano do desanimo, da depressao, do medo, da insegurança oprimem sem dar trégua a mente cansada. A nossa geraçao está em busca da galinha dos ovos de ouro que é a “Felicidade' porém nao existe felicidade verdadeira longe de Deus”.

A nossa geraçao está em busca de algo que possa fazer ela se conectar mais nao existe conecçao verdadeira ou felicidade verdadeira se ela primeira nao estiver conectada com Deus e seus princípios que estao classicamente exposto na Bíblia. Surgi entao um grito em meio aos escombros do coraçao:

Como entao poderemos obter a verdadeira felicidade? A Bíblia mostra que a verdadeira felicidade crista reside em Deus. Ele deve ser o centro de tudo, pois assim ele preencherá o vazio do coraçao, pois ele é totalmente suficiente. Como seres humanos sabemos que precisamos trabalhar, viver, morar, se vestir, se divertir etc, isso faz parte da vida, porém jamais devemos colocar Deus em segundo plano, pois ele é a razao da nossa existencia.

Cristo deixou isso claro nas bem aventuranças “ Mateus 5.1- 12” . Aqui nao é um tipo de felicidade passageira como o mundo experimenta: droga, ficar, sexo, dinheiro, fama, roupas, bens etc. Aqui é uma felicidade duradoura proveniente de Deus. Nao existe nada melhor do que está com fome e comer algo saboroso.

A fome uma vez suprida faz parte da saúde pois é por meio dela que nos alimentamos e esse alimentar faz o nosso viver melhor. Na hora do almoço evito dar para o meu filho chicles, chocolate, chips, etc. isso pode tirar a fome e trazer prejuízo para o seu desenvolvimento.

A vida crista é assim: Eu e voce precisamos a cada dia alimentar o nosso coraçao, a nossa espiritualidade nao com Chips, Bala, chocolate de um mundo fugaz, vida espiritual artificial prosaica mais precisamos alimentar o nosso coraçao com as coisas de Deus.

VOCE que ser Feliz segundo Deus? Voce quer sair desse seu marasmo espiritual? Voce quer crescer no conhecimento de Cristo? Entao alimente o seu coraçao com as coisas de Deus.

Mantenha uma vida de leitura Bíblica . A palavra de Deus é o alimento da alma. Nao leia a Bíblia para buscar conhecimento mas para buscar “conhecimento” e “relacionamento”, pois essa junçao produzirá o crescimento sadio, entre mente e coração.

Mantenha uma vida de oraçao . A oraçao é a alma falando com Deus se relacionando com o seu criador. A oraçao é um alimento para a nossa vida interior. Tanto o Antigo Testamento como o Novo Testamento estão marcados pelas orações dos homens e mulheres de Deus, há história protestante não foi marcada somente por debates teológicos, discurssão exegética, hermeneutica, mas com muita oração.

Mantenha uma vida de adoraçao. A adoraçao é o poema que o coraçao faz para Deus fazendo com temor e amor a sua vontade . Adoraçao nao consiste somente em canto, frases, melodia mas consiste também em renúncia, obediencia, prudencia, sabedoria, vida crista diária etc.

Mantenha uma vida de comunhao. O relacionamento uns com os outros é salutar para vida crista e faz parte dos mandamentos recíprocos da Bíblia “ Amai-vos uns aos outros”, “perdoai uns aos outros”, “levai as cargas uns dos outros”, “suportai-vos uns aos outros” etc. Não existe uma vida cristã isolativa puramente contemplativa mas sim uma vida gregária, relacional e comungal

Mantenha uma vida de mentoria . Busquem pessoas que levem Deus a sério e sua Palavra para poder ajudar-te no caminho santo que é Cristo, pois somente “Ele é o caminho a verdade e a vida” . Precisamos sem dúvida e sem canto dúbio de pessoas que nos ajudem na caminhada crista pois, pensar assim nao é um ostracismo cristao mas uma benfeitoria crista de relacionamento mútuo e de abertura sadia de coração.


Pastor Carlos A. Lopes
Teólogo

Um comentário:

Lali disse...

Esse texto falou tudo o que uma pessoa precisa para ser feliz!!!

Estarei sempre lendo agora...

Deus abençoe pastor!

=)