sexta-feira, 4 de maio de 2012

DESABAFO DE UM PASTOR - NO MUNDO TEREIS ORGULHO TEM BOM ANIMO EU VENCI O MUNDO.


Tenho sido perseguido por um inimigo implacável chamado orgulho, ele tem rondado constantemente o meu coração, as vezes fica escondido no recanto do meu ego e por fim me assalta de vez enquanto. Sua voz firme me diz: "Voce pode", Voce estudou para isso", "mostra que voce é melhor do que eles", "faça eles entenderem que a última palavra sempre será sua e ponto final".

Confesso que tenho sido assolado por este sentimento sequioso, hóstil e funesto. O teólogo Agostinho já dizia que o orgulho transformou anjos em demônios e o escritor C.S. Lewis disse que o orgulho leva a destruição, e o espírito arrogante, á ruína. A própria Bíblia diz que Deus rejeita os soberbos e os orgulhosos mais dá graça aos humildes.

As vezes eu me orgulho por ser pastor de uma igreja grande. As vezes eu me assento no final da igreja e vejo tudo aquilo e digo: " eu inicie tudo isso sozinho". As vezes eu me orgulho por que todos os líderes da igreja depende da minha palavra de "sim" e "não" e isso me torna forte e invunerável, mais lá no fundo eu sei que não é nada disso, pois sou humano e completamente dependente da graça de Deus, "pois miserável homem que sou"

As vezes me orgulho por causa do sucesso das minhas pregações que tem ajudado várias pessoas. Muitos enviados do orgulho batem nas minhas costas e dizem: "Voce hoje foi perfeito". Na verdade eu queria ter ouvido: " Como Deus te usou nesta mensagem para falar comigo".

Tenho me orgulhado ultimamente por que sou presidente de uma grande instituição, fui escolhido em virtude de minha formação academica e minha simpatia em lidar com questões complexas. Todavia as questões complexas do meu coração chamado orgulho eu não estou sabendo lidar, engraçado que eu sei o caminho, eu sei a fonte da cura, porém o meu orgulho me impedi de eu prosseguir meu alvo rumo a humildade cristã e a simplicidade da vida.

Tenho sofrido de uma doença que esta muito forte entre os pastores, professores, teólogos e líderes dessa geração. Essa doença se chama "Orgulhonite'. Sabemos que em virtude desta doença estamos cada vez mais longe uns dos outros, estamos lutando a peleja do Senhor sozinhos e não como um único exército, estamos proclamado o nosso reino aqui na terra e não o reino de Deus entre os homens, estamos endeuzando nossa individualidade e não a comunhão de todos os santos, estamos frios, calculistas buscando o nosso proprio sucesso e aplausos humanos.

Nosso orgulho diz que a minha igreja tem o melhor louvor, nosso orgulho diz que nossa igreja tem a melhor doutrina, templo mais belo, melhor orquestra, melhor evangelismo, melhor modelo de discipulado, melhor modelo para família, melhor pregação, melhor teologia. Meu orgulho diz que o Espírito Santo age mais aqui na minha igreja do que nas outras, também me fala que nossa igreja é um modelo de ministério, de administração, de estratégia evangelistica etc.

Venho então pedir que a igreja esteje orando por mim e também pelos pastores e líderes que sofrem de orgulhonite, para que Deus esteja nos curando deste mal antes que o nosso orgulho venha dizer para nós que se o apóstolo Paulo estivesse aqui iria frequentar a minha igreja e não a sua, pois a minha igreja é mais bíblica, mais rica e mais bela.

Peço oração para mim e meus amigos pastores antes que nós viemos fazer a oração do fariseu " Ó Deus, graças te dou por que não sou como os demais homens", e esqueçamos de fazer em virtude do orgulho a oração do publicano " Ó Deus, sê propício a mim, pecador!"

Que Deus tenha misericórdia de mim e também de voce e que possamos juntos voltarmos para a corrida cristã autentica celebrando a "unidade", a "humildade" e o "amor", pois o nosso Senhor Jesus Cristo disse com autoridade " Aprendei de mim, por que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma"


Assinado..............................................................
Coloque o seu nome como eu ja coloquei o meu


Indico para os pastores que tem sido assolado pelo orgulho de forma drastica, o livro do Dr. Os Guinness, o Dr. Russell Shedd quando pregou em nossa igreja me deu este livro de presente. Os Guinness em seu livro Os Ste Pecados Capitais - Navegando através do caos em uma era de confusão moral, traduzido pelo Dr. Augustus Nicodemos, trata de maneira clara e objetiva os Sete pecados Capitais de forma teológica, ética e pastoral. Se referindo ao pecado do orgulho, ele traz texto importantes como C.S.Lewis, o Grande Pecado, Hohn Nilton, Paraíso Perdido,Nancy Collins, William Golding, O Pináculo. Os Guinness trabalho o orgulho (superbia), dando enfase em derrota-lo atraves da pobreza de espírito, enfatizado por Jesus Cristo e seus apóstolos, neste contraponto ele trabalha com os escritos de Thomas á Kempis e Jeremy Taylor. Indico este livro para todos os cristãos principalmente para os líderes da igreja no Brasil, voce encontra na Shedd publicações. Boa leitura e mudança de vida tanto ministerial como familiar e social.

Carlos Augusto Lopes, pastor da Igreja ADI-Tubarao-SC
Secretario do CAD-BRASIL e Conpet, e membro da Aliança Evangelica Brasileira
e um dos coordenadores no Brasil, Mestre em Teologia e Pos Graduado em Historia Social

8 comentários:

maria disse...

Foram inúteis as batalhas que travei contra os outros! Só DEUS tem como mudar as pessoas e o faz quando quer! Pôs abaixo o orgulho me fazendo lutar contra meus próprios conceitos e depois me converteu ao meu interior e virou-me pelo avesso. Fez-me entender que era aquele o meu lado certo, pois ELE estava lá, conservando-o para SI!

Dilma Costa Alves disse...

Realmente o orgulho bate em nossas portas do coração todos os dias.Trabalhar numa posição de liderança não é fácil... Mas o tempo todo, aquele que busca verdadeiramente a presença de Deus, recebe do Espírito Santo os "alertas" de cuidado! Nos fazendo perceber que somente fazemos o que fazemos porque JESUS CRISTO está em nós e sem Ele não é possível fazer coisa alguma. O maior "cargo" que um ser humano pode exercer nesta terra é de ser servo de Deus.
Parabéns pelos seus artigos e estudos. Obrigada por compartilhar o que Deus tem revelado a você.

A Joyful Noise disse...

I don't understand your language, but that small picture tells 1000 words. Sometimes the sermon feels like the minister is kicking his people and not building them up on their most Holy Faith. Be a shepherd not a kicker.

Borborea disse...

Estranho. Muito estranho.

Transcender disse...

AJUDA-NOS A ESCONDER A PALAVRA DO SENHOR EM NOSSO CORAÇÃO PARA QUE NÃO PEQUEMOS CONTRA TI.Salmos 119.11

Pastor li no seu blog sobre "Orgulhonite" e queria assinar para somar com o senhor esse pecado que peço A DEUS EM NOME DE JESUS PELO ESPÍRITO SANTO que tire de nós pela fé eu confesso tbm que tinha e fiquei agora só com A GRAÇA QUE me basta! Pela fé que vem pelo OUVIR , E , OUVIR A PALAVRA DE DEUS.

Transcender disse...

MEU ORKUT E FACEBOOK É rvbn@hotmail.com ou roberta brandão

VIDA COM DEUS disse...

Achei muito edificante o texto pois e uma luta contra aqueles que são usados por Deus que Deus nos livre desse mal

Anita Marques disse...

CONVITE:
GOSTARIA DE CONVIDAR TODOS PARA CONHECER MINHAS OBRAS DE ARTE NO SITE: http://www.anytamarques.blogspot.com. ATRAVÉS DESTAS BUSCO HOMENAGEAR A CULTURA BRASILEIRA E MUNDIAL.