sexta-feira, 30 de abril de 2010

OS ATRIBUTOS DE UM HOMEM DE DEUS.

A viúva de Sarepta disse acerca de Elias: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra de Deus na tua boca é verdade” (1Rs 17.24). Elias foi identificado como um homem de Deus. Hoje, quando nos reunimos em assembléia para eleger presbíteros e diáconos, é oportuno examinarmos alguns aspectos da sua vida para identificarmos os atributos de um homem de Deus.

1. Um homem de Deus é alguém que vive na presença de Deus - Um homem de Deus tem intimidade com Deus e anda na presença de Deus. Elias era um homem de oração (Tg 5.17). Pela oração ele contemplou grandes intervenções de Deus na sua vida e na vida do povo de Israel. A vida do líder é a vida da sua liderança. Uma das maiores necessidades da igreja é de ter homens de Deus em sua liderança, homens que conheçam a intimidade de Deus e vivam na sua presença.

2. Um homem de Deus é alguém que tem prontidão para fazer a vontade de Deus - Elias foi um homem que andou no centro da vontade de Deus. Ele procedia de uma cidade desconhecida e de uma família pobre e sem projeção. Porém, Deus o enviou ao palácio para confrontar o ímpio rei Acabe. Depois, Deus o tirou do palácio e o enviou ao deserto. No deserto, Deus trabalhou nele antes de trabalhar através dele. No deserto Elias aprendeu a depender do provedor mais do que da provisão. O deserto não foi um acidente na vida de Elias, mas uma agenda divina. O deserto é a escola superior do Espírito Santo, onde Deus treina os seus melhores líderes. Quando o estágio do deserto terminou, Deus matriculou Elias num estágio mais avançado e o jogou na fornalha. Deus enviou Elias a Sarepta, que significa “fornalha”. Ali Elias viu dois milagres estupendos: a multiplicação da provisão na casa de uma viúva e a morte do filho único dessa viúva. Mesmo sendo acusado injustamente pela viúva enlutada, Elias não se defendeu. Ao contrário, orou pelo menino morto e Deus o levantou da morte. É nesse contexto que a mulher lhe diz: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a Palavra de Deus na tua boca é verdade” (1Rs 17.24).

3. Um homem de Deus é alguém que tem coragem de confrontar o pecado – Elias não foi um profeta da conveniência, mas um arauto da verdade. Sua bandeira não era agradar as pessoas, mas chamá-las ao arrependimento. Elias confrontou o ímpio rei Acabe chamando-o de perturbador de Israel. Confrontou o povo indeciso, ordenando-o a sair de cima do muro e confrontou os heréticos profetas de Baal, demonstrando que sua crença num ídolo morto era absolutamente vã. Precisamos de homens que sejam boca de Deus, que falem a verdade em amor no lar, na igreja e nas ruas. Elias fez uma carreira solo, mas sua vida e sua voz abalaram as estruturas da nação. Seu ministério fez profunda diferença na história de Israel. Que Deus nos dê líderes do estofo de Elias.

4. Um homem de Deus é alguém que prega a Palavra com a voz e com a vida – A viúva de Sarepta disse que a Palavra de Deus na boca de Elias era verdade. Nem todas as pessoas que proferem a Palavra de Deus são boca de Deus. Uma coisa é proferir a Palavra de Deus, outra coisa é ser boca de Deus. Uma coisa é pregar aos ouvidos, outra coisa é pregar também aos olhos. Algumas pessoas pregam a Palavra e os corações permanecem insensíveis. Outras pessoas pregam a mesma verdade e os corações se derretem. Por que essa diferença? É que algumas pessoas são boca de Deus e outras não são (Jr 15.19). Geazi colocou o bordão profético no rosto do menino morto e o menino não se levantou. O problema não era o bordão, mas quem carregava o bordão. O bordão na mão de Geazi não funcionava porque a vida de Geazi não era reta diante de Deus como a vida de Eliseu. O poder não está no homem, está em Deus, mas Deus usa vasos de honra e não vasos sujos. Hoje, os homens escutam de nós belas palavras, mas não vêem em nós vida. Precisamos pregar aos ouvidos e também aos olhos. Precisamos falar e demonstrar. Precisamos pregar e viver. Precisamos de homens que sejam semelhantes a Elias, homens de Deus, em cuja boca a palavra seja verdade.

Rev. Hernandes Dias Lopes - Pastorais

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: