quinta-feira, 8 de outubro de 2009

JESUS CRISTO ELE MESMO: ROMPENDO FRONTEIRAS E BARREIRAS.


G.K. CHESTERTON diz que existem dois tipos de pessoas no mundo: uma, ao ver árvores com os galhos e folhas balançando fortemente ao vento, acredita que é o vento que move as árvores; a outra afirma que o movimento das árvores é que cria o vento Extraído do livro A Maldição do Cristo Genérico: A Banalização de Jesus na Espiritualidade Atual ( Eugene H.Peterson)

O ministério de Jesus Cristo foi marcado pelo anuncio bombástico do Reino de Deus e seu plano soteriológico. Em seu trajeto santo entre os homens o Filho de Deus realizou curas, milagres e sinais miraculosos. Jesus tinha três hábitos que eram marcante em sua vida a profunda vida de oração a ardente chama do evangelismo e os ensino santo das Escrituras na qual todo o seu ser estava imerso. Em sua vida terrena o Filho de Deus cruzou varias fronteiras e se encontrou com vários tipos de pessoas na esquina da vida.

Ele conversou com a mulher samaritana, curou o servo do centurião de Cafarnaum, conversou com Bartimeu, analisou a alma latente de Nicodemos, jantou na casa de Simão o leproso, descansou em períodos de angustia no vilarejo de Lázaro, encontrou com o gadareno em estado emocional e espiritual de decomposição antropológica, ressuscitou o filho da viúva de Naim quando todos chorosos iam sem esperança para o sepulcro frio e calculista, encontrou com Jairo homem de reputação privilegiada, esteve a sós com Pilatos como também a sós muitas vezes esteve com o seu Deus em oração.

Além disso e muito mais Jesus Cristo multiplicou os pães, transformou a água em vinho, andou sobre o mar, ressuscitou mortos, conversou com doutores, professores da lei, escribas, fariseus, publicanos, gente simples, analfabetos, doentes etc.

Jesus Cristo nunca escreveu um livro mais milhões e milhões de livros em todas as línguas falam de sua grandeza como Deus. Jesus Cristo nunca andou mais de 300 quilometros, mais o mundo inteiro conhece os seus passos pois ele mesmo disse Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida.

Jesus Cristo nunca pegou em armas e seus atos foram atos de amor. Ele nunca esteve a frente de um exército como Alexandre o Grande, os Césares, Napoleão etc, mais em todas as gerações no corredor da história um exército de homens , mulheres e crianças o seguem com o estandarte do amor na mão vencendo os inimigos do ser-humano.

Ele nunca fundou uma escola ou desenvolveu conceitos filosóficos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descarte, Rousseau, Voltaire,Kant, Nietzsche Freud, Marx e tantos outros, porém milhões e milhões de alunos seguem seus ensinos em todas as épocas e gerações. Seu material didático não era sofisticado mais fazia parte do dia a dia do seu povo. Ele usou o mundo natural para ensinar as profundezas do Reino de Deus, pois como dizia o povo da sua época: Ele ensina com autoridade e não como os escribas e fariseus.

Ele nunca fundou uma escola especializada para líderes e nem buscou em sua época os melhores para fazerem parte de sua equipe, todavia os pescadores e iletrados apóstolos fizeram uma revolução jamais vista em toda a história da humanidade. Sem dinheiro, sem fama, sem estudo, sem status somente com a fé em Cristo e subjugado a uma obediência santa no ano 300 da era cristã o Império Romano era cristão.


Mediante tudo isso o ministério e o carinho de Jesus não ficou despercebido das crianças. Ele amou os infantes de sua época e de todas as épocas. Numa época onde as crianças não eram muito consideradas Jesus o mestre por excelência colocou elas no colo e disse: “Em verdade em Verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus” ( Mt.18.3). O evangelho de Lucas deixa claro o amor de Jesus pelas crianças: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, por que dos tais é o reino de Deus”. (18.16).

Estudo realizado pelo Pastor Carlos Augusto Lopes

Um comentário:

Unknown disse...

A cima de tudo e todos,exelso verdadeiro que não frequentou nemhuma faculdade,mais é o maior em sabedoria,fez-se conhecida a palavra do Pai que exede a todo entendimento.Hoje e sempre reina sobre todas as nações,todos os joelhos se dobrarão e toda lingua confessará que só o Senhor é Deus.Sobre a sua palavra está escrito,conheceres a verdade e a verdade vos libertará.E em algum lugar está escreito,altar erguido ao Deus desconhecido,e é este Deus que quero sempre adorar,pois foi para isso que Ele me criou.