domingo, 11 de outubro de 2009

ARTE E CULTURA DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO.


Eu creio na pá. Ela sustentou as tribos da humanidade. Ela forneceu-lhes água, carvão, ferro e ouro. E agora ela está lhe revelando a verdade - verdade histórica, cujas minas nunca haviam sido abertas, até nosso tempo.
Oliver Wendell Holmes

Com este quadro queremos resgatar a cultura e a arte na época de Jesus Cristo. É de suma importancia percebermos o período cultural e artistico da época de Jesus Cristo. Nao podemos de maneira alguma perder este pélago cultural e deixar ele esquecido em nossa cristandade.

Enquanto os historiadores da cultura egípcia, romana, grega etc mostram para o mundo a importancia dessas culturas em seus vários desdobramentos é salutar nós cristão garimparmos o que temos mais de precioso da cultura cristà-judaica. Se voce quiser contribuir com este quadro "Arte e Cultura da Época de Jesus Cristo" nos envie sua contribuição - pastorcarloslopes@hotmail.com Sua contribuição será colocada no blog.

Muitas coisas que iremos colocar neste quadro foi extraído de vários livros, pesquisas, consultas etc. Quero destacar aqui a grande dívida que temos com as pesquisas do Dr. William L. Coleman, com Dr. Henry Daniel-Rops, com erudito na cultura semítica Kenneth Bailey, Dr. Randall Prince e tantos outros.

Casas e Moradia
: Os judeus do primeiro século da nossa era levavam uma vida tranqüila, com muito aconchego familiar. As casas a noite eram iluminadas pelas lamparinas de azeite. Os pães eram assados em fornos de barros. As casas tinham vários tamanhos conforme a classe social.

Para os moradores na época de Cristo as casas eram apenas um abrigo, um local para se fazer as refeições e dormir, pois a maior parte de suas atividades diárias eram ao ar livre.. No tempo de Cristo as casas eram pequenas com pouca mobília e sem nenhum adorno. O assoalho era de terra batida e possuía no máximo duas ou três janelas. Quase todas as casas tinham uma escada que dava acesso para o telhado que era plano como laje.

Neste local as famílias se reuniam e eram feitas as atividades sociais como também no quintal. No telhado ou eirado como diz a Bíblia as mulheres faziam seus pães, costuravam, estendiam as roupas e oravam. Naquela época não havia quase casas de dois andares, mais se fazia nos telhados varandas e também quartos para hóspedes chamado alliyah. Muitas casas já tinham banheiros e vasos sanitários os romanos já possuíam banheiros com água encanada.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo




Nenhum comentário: