quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O SAPO E O SABIÁ: HISTÓRIA INVERSA E OS VERSOS DA VIDA.

- seu sapo é verdade que as crianças tem medo de voce? - sim, nao somente as crianças, mas também muitos adultos. Este preconceito imbutido na alma dessas pessoas a cada dia me sufoca, mas vou levando a vida do jeito que a vida é.

- Sabiá por que voce fez esta pergunta? Alguém te falou algo de mim? voce que fica cantarolando de árvore em árvore tem medo de mim também? - Nao sapo mané, tenho simplesmente pena de voce, para falar a verdade eu nao queria ser voce.

Por exemplo enquanto eu canto, voce pula e se esconde, enquanto dou voos rasantes, voce se amoita no canto e seu canto a noite é triste, no seu canto ninguém te ve e quando voce cisma em dar umas voltas pelas ruas ou casa dos vizinhos todos gritam com força: Um sapo, Um sapo, Um sapo, vamos pegar!

- escute bem sabiá Zezé: minha vida é boa, gosto de ser como fui criado, meu canto é minha voz de alegria, no meu canto descanso da correria, faz tempo que meu povo habita nesta terra, ja estamos acostumados com as grosserias, e saiba também que existem os bons momentos da vida que só entende quem é sapo como eu.

Os espantos das pessoas aceito como elogios, os gritos: um sapo, um sapo, vamos pegar... encaro como uma poesia; tudo que tenho que fazer é correr e quando nao dá finjo de morto ou entao pulo para o ataque. Geralmente nao sou objeto de carinho, ninguém nunca me colocou no colo ou me levou para um festival, o máximo que consegui foi ser lançado no mato ou do outro lado da rua, mas para mim tudo isso é celebração, é divertido, pois nao é sempre que voce tem um bando de pessoas ao seu redor tentando te pegar e levar para um lugar distante aos berros.

- É Sapo Mané suas palavras e o modo de voce ver a vida me causam admiração. Sua luta pela sobrevivencia é mais bela do que meu canto, mais altaneiro do que meu voo, sua experiência atada ao seu sofrimento e alegria são como pedras preciosas e como dizem os poetas: dentro de cada sapo existe um principe encantado.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: