quinta-feira, 7 de maio de 2009

GABRIELA SOARES DIAS - DICAS DE SAÚDE - ORIENTAÇÃO PARA AS MÃES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CUIDADO.

Troca de Fraudas: Limpeza e Prevenção de Assaduras.

Não economize fraldas - procure trocá-las o mais freqüentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (dermatite de fraldas).

Retire bem os resíduos de fezes e urina, usando generosos chumaços de algodão embebidos em água morna. Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos. Após o bebê ter evacuado, pode-se dar banho, ao invés de apenas limpá-lo com água morna.

As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão embebidas em água morna, para evitar infecções.
O ideal seria que o bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra. Se o bebê apresentar alguma alteração de pele, procure o seu pediatra.

Agasalhos e Contatos

Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente.
Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios.
Atenção: Evite contato com pessoas doentes, fumantes e os locais sem ventilação.
Banho de sol diário
O bebê deve receber banho de sol diariamente, durante 15 minutos, antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. Deve ficar sem roupa, se possível, ou com os braços e pernas expostos.

Banho do Bebê

Deve ser realizado com sabonete neutro - de preferência de glicerina. Não se deve

Roupas do bebê

Devem ser lavadas separadamente das outras roupas da casa. Não use sabão em pó ou alvejantes nem amaciantes. Prefira o sabão de coco ou em pedra.

Espirros

O espirro é uma defesa e a criança o faz para se libertar das secreções que, por acaso, tenha deglutido ou inalado durante a hora do parto. As vezes, o excesso de talco ou de lã que solta fiapos pode provocá-lo.

Soluços

O soluço é uma ocorrência muito comum no recém-nascido, e deve-se a imaturidade do sistema digestivo, e não como comumente se diz ao frio. É uma ocorrência que desaparece aos poucos e não tem maiores problemas.

Refluxo

Em primeiro lugar, não devemos confundir refluxo com vômito. O refluxo é mais freqüente se o bebê é muito comilão, e comeu mais do que entra no seu estômago. Mas também pode acontecer ao mudá-lo bruscamente de posição. Por isso, depois de comer ajude-o a eliminar o ar a mais que engoliu, de maneira que não ocupe lugar no estômago, e evitar movê-lo muito. Coloque-o deitado sempre de lado após as mamadas e com travesseiro um pouco mais elevado.

Cólicas

Costumam ocorrer com freqüência, na maioria dos bebês, principalmente nos três primeiros meses de vida. São sem dúvidas as causas mais comuns do choro do seu bebê. As causas da cólica são geralmente devidas a ingestão excessiva de ar, durante as mamadas, ou devido a obstipação intestinal ("cocô duro", "prisão de ventre").

O que fazer?

1. Evitar que o bebê inspire ar pela boca durante a mamada
2. Fazer com que o bebê arrote após as mamadas.
3. Massagem abdominal. Faz-se elevando-se os joelhinhos contra o abdomen, para ajudar a eliminação de gases e fezes.
4. Colocá-lo de bruços (colchão duro, sem travesseiros e as mãozinhas para cima da cabeça).

A alimentação materna

A mãe que amamenta deve receber como alimentos, diariamente, no mínino

Pão 150 g
Carne 200 g
Leite 500 g
Sopa de massas 250 g
Queijo gordo 50 g
Açúcar 50 g
Verduras frescas (folhosas) 200 g
Frutas cruas 150 g
Condimentos gordurosos 15 g
Não abusar de café, chá, chocolate ou cigarro. O preferível é evitá-los.

Atenciosamente,

Enfermeira Gabriela Soares Souza Dias

Curriculo Vitae



Formação:

Enfermeira – Graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão SC, em 2006/
B.Pós Graduanda em Obstetrícia – IBPEX – Curitiba PR, Início em Fev. / 2008.

Cursos e Participações:

- Cursos na qualidade de Assistente de Coordenação através do CETRHU – Centro de Treinamento em Recursos Humanos em DST/HIV/AIDS. 2003 - 2005

- Curso de SHIATSUTERAPIA na escola de Fisioterapia Unisul – Campus Tubarão. 2003 – 2004.

- Proferiu palestras sobre HIV/AIDS e sexualidade para colaboradores do Correio – 2004, para acadêmicos de odontologia – 2004, para clientes portadores de transtornos mentais – 2004, para professores do ensino fundamental no município de Gravatal – 2005, para o programa Adolescente Responsável no município d Tubarão – 2005.

- Capacitação em Sala de Vacina – 2005.

- Seminário sobre: Sanitização de Hospitais e Estabelecimentos da saúde, e controle Integrado de Pragas em Hospitais – Julho 2007.

- Participação da III Conferência Municipal de Saúde - Treze de Maio/SC - Setembro 2007.

- Treinamento em Hemoterapia para Enfermeiros – Hemosc – Florianópolis / SC – Setembro 2007.

- Participou do Programa de Aprimoramento Profissional – Proficiência – O curso: Distúrbios emocionais do cliente na clínica – Nov. 2007 à Jan. 2008.

- Participou do Programa de Aprimoramento Profissional – Proficiência – O curso: Alterações e intervenções associadas ao envelhecimento – Nov. 2007 à Jan. 2008.

- Participou da Formação Pedagógica Continuada da EFOS – Formação de Escola em Saúde, no período de 03 e 04/09/08.

- Participou da Videoconferência sobre Surtos de Micro bactérias de Crescimento Rápido (MCR) Massiliense e Abcessus. – 25/09/2008.

- Participou da VII Jornada Científica da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – 23 e 24/10/2008.

- Participou da Atualização em Feridas, promovida pela CONVATEC, no Hospital Nossa Senhora da Conceição em 23/06/2009, com duração de 2hs.

Experiência Profissional:

Hospital São Sebastião – Treze de Maio SC/ Brasil
Cargo: Enfermeira (Atual emprego) Desde fev. 2007.
Funções: Enfermeira Responsável: Clínica médica, Centro Cirúrgico, Pediatria, Urgência e Emergência, Comissões Intra Hospitalares e CCIH.

Futurão – Colégio Técnico de Araranguá – Araranguá SC
Agosto – Setembro - 2006
Cargo: Auxiliar na coordenação de todos os cursos técnicos. Realizava atendimento aos alunos, cuidava de provas, ou seja, realizava todas as funções que eram necessárias na coordenação.

Laboratório Experimental de Medicina –Unisul - Tubarão SC
Abril - 2004 à Novembro – 2005
Função exercida na qualidade de responsável por todo o laboratório no período noturno, apresentava o mesmo a visitantes, realizava limpeza dos instrumentais cirúrgicos e realizava monitoramento de provas.

Centro de Treinamento em Recursos Humanos em DST/HIV/AIDS – CETRHU – Unisul - Tubarão SC
Agosto – 2003 à Julho 2005
Desenvolvia atividades como secretária da coordenadora do projeto, participava como assistente em eventos promovidos e realizava palestras através do grupo Anjos da Prevenção que é mantido por este projeto.

Monitoria de Anatomia – Unisul – Tubarão SC
Março à Julho – 2003
Aulas sobre corpo humano, orientando os alunos a compreenderem melhor a disciplina.

DICAS DE SAÚDE: VIVENDO A VIDA SOBRE O OLHAR DA GRAÇA DE DEUS

Nenhum comentário: