sexta-feira, 29 de maio de 2009

ONTOLOGIA TUBARONENSE: POR QUE AQUI É BOM DE SE VIVER


Histórias criadas pelo pastor Carlos Augusto Lopes em homenagem a cidade de Tubarão no Estado de Santa Catarina e seu povo querido. Todos os personagens são fictícios mais salientam a vida diária do povo Tubaronense as estórias são sintéticas em virtude do espaço.

O simples fato de ser tubaronense já é algo peculiar. Muitos são tubaronenses do ventre filho dessa terra mãe gentil. Outros foram adotados como filhos, pois nascidos em outras cidades nomearam Tubarão para viver e criar raízes. Tubarão é marcado por cores distintas negros, brancos, mulatos etc. que juntos formam a ontologia da cidade.

Quem já morou fora como eu sabe a saudade que temos da terrinha que é dividida pelo rio. Dizem que o ar aqui é diferente, que o céu é mais azul e o verde é o mais verde. Ontologia é uma palavra grega que deriva de dois termos: ontos que significa “ Ser” e logia “ conhecimento”.

Ontologia tubaronense é uma história fictícia que retrata de maneira clara o vai e vem dessa gente. Os personagens simbólicos são “Pedro Chico, Dona Mercedes, Compadre José, Sebastião Nogueira, Dr. Euclides, Professora Vanuza e o Irmão Frederico”.

Pedro Chico nasceu em 1928, órfão de pai e mãe, ele foi criado por uma tia chamada Mafalda. Pedro Chico nasceu aqui em Tubarão e sabe muito bem o que é preconceito. Mais Chico é homem lutador, casou com Conceição e teve 13 filhos. Os filhos já estão casados e Pedro Chico sempre diz: Coisa boa é nascer aqui neste chão é aqui que eu quero morrer foi aqui que eu formei família.

Dona Mercedes é da alta sociedade da cidade e foi criada na Vila Moema e educada no Colégio São José. Seu pai era empresário e dona Mercedes casou com Benedito um ricasso de Criciúma que preferiu vim morar em Tubarão. Eles tiveram três filhos que hoje vivem em Florianópolis. Mercedes e Benedito sempre dizem que bom morar aqui na cidade azul.

Compadre José não nasceu em Tubarão, veio do Nordeste para trabalhar na Estrada de Ferro. Aqui conheceu Dalva e por aqui casou e ficou.

Compadre José é homem de poucas palavras bom vizinho e amigo do bem. Ele gosta de ajudar os menos favorecidos pois na sua infância passou fome. Agora já velho os filhos criados, compadre José ainda não perdeu o sotaque nordestino mais sempre diz: Coisa boa ó gente é morar neste chão, meus amigos de estrada, minha casa, minha vida pacata, não troco por nada.

Sebastião Nogueira é o cara boa praça, nasceu aqui em Oficinas e torce para o Ferroviário, ainda lembra com lágrimas nos olhos o tempo do futebol arte do sul e o clássico ferro-luz que mexia com o brio do povo. Sebastião Nogueira é político e não poupa palavras para defender seu partido.

No período da eleição ele se transforma e aperta mão de todos distribuindo cesta básica, arruma consulta médica e por aí vai. Agora com o novo Shopping na cidade Nogueira tem orgulho de dizer que é amigo do Genésio Mendes e que jogaram bola juntos nos tempos das vacas magras aonde a fome batia na porta e no estômago de muita gente.

Mesmo politiqueiro é homem de coração bom o que é dele não é dele é dos outros. Nogueira sempre diz: Coisa boa é morar aqui em Tubarão nos finais de semana sair para pescar.

Dr. Euclídes é paulista e fez medicina por lá. Acompanhou de perto o drama da enchente em 1974 e foi em meio ao drama e dor da nossa gente que ele se apaixonou por Clotilde que morava na Comaza.

Clotilde é moça bonita, simpática, trabalhadora, porém sem estudo mais o doutor não quis saber foi amor a primeira vista. As filhas das madames diziam como pode ele ter se apaixonado por ela? Analfabeta e pobre? Mais Clotilde e Euclídes se casaram e formaram uma família. Numa tarde de terça feira com chuva o doutor foi até Laguna ver um paciente e na volta sofreu um acidente e morreu.

Clotilde com garra e fibra criou seus três filhos: Um é advogado, o outro engenheiro e o caçula Gonçalves é jornalista e escritor. Clotilde sempre diz: Coisa boa é morar aqui neste chão, saudades, amigos, filhos, marido “ tempo que não volta mais”.

Professora Vanuza é conhecida em Tubarão deu aula no Hercílio Luz, Galotti, Henrique Fontes e no antigo Cip. Mulher educada mais que não leva desaforo pra casa. Professora Vanuza deu aula para meio Tubarão e ainda reside na margem esquerda.

Ela ainda é do tempo da palmatória de fazer o aluno cheirar a parede etc. A professora relembra com carinho os seus alunos, o Juca que já foi prefeito, o Dr. Arlindo que é deputado, o mecânico Ailtom, a enfermeira Zaza o sapateiro João. Vanuza não se casou e hoje é uma senhora de idade avançada que gosta de contar história. Ela sempre diz: Coisa boa é morar aqui neste chão aqui em Tubarão cidade do meu coração.

Irmão Frederico era poeta, escritor, homem culto, amante de livros refinados e apreciador de música clássica. Um dia em meio aos seus estudos ele se deparou com um livro preto chamado “Bíblia” , sempre curioso ele começou a folhear o livro sagrado e se deparou com Evangelho de São João impressionado com o amor de Cristo o dito nobre se converteu e se tornou homem de fé conselheiro cristão e pregador do evangelho. Irmão Frederico sempre diz coisa boa é morar em Tubarão viver a fé em Cristo e ser chamado de Cristão.


Parabens Tubarao pelo seu aniversario

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: