segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO: A HISTÓRIA FACINANTE DA VINDA DO REI


A Escatologia é um ramo da teologia que trata os estudos das “últimas coisas”. Várias linhas teológicas tem sido ventiladas na história da Igreja como forma de interpretar este assunto importante como o “Pós-milenismo, Amilenismo, Pré milenismo, Dispensacionalismo, Pré tribulacionismo” etc.

Longe deste debate que particularmente eu gosto e acho importante para a saúde da igreja quero apenas de forma sintética mostrar a importância de pensarmos na gloriosa volta de Jesus Cristo.

O assunto que estamos tratando é de suma importância para todo o cristão fiel ao seu Senhor. No Novo Testamento existem mais de 250 referencias sobre a volta de Jesus Cristo ( Mt.24.25;Mc.13,Lc.21,Jô.14.3,At.1.11,ICor.15.23,I Ts.4.13,Ap.1.7,22.20 etc.).

Isso deixa claro para nós que a volta de Jesus Cristo é ensinado com clareza na Bíblia e é uma doutrina segura que os cristãos devem conhecer. A palavra (Parousia) que é um termo comum para a segunda vinda (Mt.24.1, II Ts.2.1,8) no grego significa “vinda”, “chegada” mostra para nós que Ele virá em pessoa com poder e grande gloria. A vinda do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores de fato revelará ( apokalypsis) quem de fato Ele é e todas as coisas ocultas serão reveladas.

De fato Cristo o nosso Senhor se manifestará (epiphaneia - aparecimento, manifestação) e isso dá a idéia de remover o véu para que vejamos com clareza o que já se encontra ali (Bruce). Quando alguém nega a segunda vinda de Cristo ele esta negando a autoridade canônica das Escrituras Sagradas.

O Próprio Jesus Cristo disse: Então verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande glória e poder (Mc.13.26). O Senhor Jesus também comparou sua vinda a um relâmpago (Mt.24.27).

A Bíblia diz com firmeza que “Todo o olho Verá” (Ap.1.7) e chega ao ponto de dizer que Ele o Nosso Senhor Virá com as Nuvens do Céu ( Dn.7.13,Mt.24.30,At.1.9-11,Ap.1.7). A Bíblia então reafirma que após isso “Então Virá o Fim”( I Cor.15.24).

Como diz o teólogo Bruce a cortina cairá sobre o palco do tempo e a história chegará ao fim. Portanto todo o cristão deve vigiar, pois como diz a Bíblia “A hora em que não cuidais, o filho do homem virá (Mt.24.44, Mc. 13.37).

O teólogo Ericksom afirma que o resultado principal da segunda vinda de Cristo, do ponto de vista da escatologia individual, é a ressurreição. Essa é a base da esperança do crente diante da morte.

A Bíblia diz que na segunda vinda os homens serão julgados (Mt.25.32,Hb.9.27, Rm.14.10). Os anjos malignos serão julgados ( 2 Pe.2.4) Jesus Cristo disse que os justos herdarão a vida eterna e os pecadores o castigo eterno ( Mt.25.46). Bruce afirma com base na Bíblia que na sua vinda, o Senhor Jesus Cristo livrará o seu povo dos inimigos e recolherá para si todos os seus eleitos de todas as épocas (I Ts.4.17;Ap.6.9ss). A Segunda vinda de Jesus Cristo tem um propósito claro.

Ele vai completar a sua obra redentora e depois todos os inimigos de Deus como o pecado, a morte e o diabo serão removidos do mundo de Deus. Ele também ressuscitará os mortos e julgará os povos e libertará a igreja de seus inimigos e viveremos para sempre diante Dele.

Devemos sempre dizer Maranata – “Ora vem Senhor Jesus”

Pastor Carlos Augusto Lopes

Um comentário:

CCSA - Congregação Cristã do Segundo Advento disse...

Pastor Augusto, com todo o respeito, você fez uma salada e não explicou nada a respeito da segunda vinda, nem parece que você gosta tanto deste assunto. Citar escatologistas famosos, está longe de se ter um conhecimento sobre os assuntos proféticos dos últimos tempos. Você nem mesmo separou o arrebatamento da igreja da segunda vinda, e falou de juízo dos ímpios sem ao menos localiza-lo no tempo. Assim é fácil, sem compromisso, sem oração, sem amor, é só ler alguns teólogos idiótas, e citá-los, sabendo que outros desavisados irão engolir, como de fato engolem tudo que os pastores pregam, sem o menor questionamento bíblico.

www.henriquegomescrist.blogspot.com