domingo, 16 de agosto de 2009

SURPRENDIDO PELA ALEGRIA CRISTÃ

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos (Filipenses 4:4)

A beleza dessas palavras lidas aqui está nas circunstâncias que ela foi escrita. Se o apóstolo Paulo estive numa circunstância favorável essas palavras nao teriam muito peso. Pois é fácil nos alegrarmos quando tudo está bem, quando as portas se abrem , quando estamos sem problemas, quando tudo está dando certo.

É importante notarmos as circunstâncias que o apóstolo Paulo escreveu essa carta. Ele escreveu quando ele estava preso por volta do ano 61 d.C . Paulo estava confinado na prisao romana mas é incrível que em nenhuma vez nós vimos nesta carta ele "amargurado", "ressentido", "triste", "desanimado", "querendo abandonar a fé", ou "revolto com a vida".

Muito pelo contrário essa é a carta da alegria e do regozijo. Paulo nos convida a entender a alegria que Deus nos proporciona em Cristo e deixa claro que ela é incircunstancial. O que o santo do passado escreveu como doutrina o musico clássico Johann Sebastian Bach poetizou em música "Jesus alegria dos homens".

O erudito Ralph P. Martin, nos diz que os apelos de Paulo para a alegria cristã,não se baseia e nem se fundamentam no otimismo natural que no seu dizer é "ouro" sobre o "azul", mas a grande chave da alegria está no " Senhor" como fator mestre da exortação.

M. Bouttier, se preocupou em analisar com detalhes a palavra no " Senhor", e percebeu que o apóstolo Paulo usa ela com abundancia em sua epistola aos Filipenses em torno de nove vezes enquanto nas cartas mas extensas como Romanos e Coríntios ele usa somente oitos vezes.

Dr. Shedd diz que a Bíblia tem muito a dizer sobre o prazer e a alegria, aliás, um dos mandamentos, pouco enfatizados é aquele que nos manda sempre alegrar-mos no "Senhor".

O cristianismo é a religiao da alegria e Paulo sabia disso. Existe uma alegria que é incircunstancial ou seja nao depende das circunstâncias e sim do " Senhor". O conceito de alegria que revigora na nossa sociedade é de cunho materialista, narcisista, posicionamentista etc. Essa visão de perceber a alegria fora do Senhor é humanista, pois uma vez que ela não está solidificada no Senhor em breve sua formusura murchará. A verdadeira alegria procede das maos do Senhor Jesus Cristo e suas implicações.

O Salmo 100:2 diz: Servi ao Senhor com alegria. A verdadeira alegria nao se compra no super mercado capitalista pós-moderno e nem no liberalismo da nossa época mas ela é um presente de Deus em Cristo Jesus.

Simon Légasse mostra que o Senhor é a fonte da alegria e isso se demostra no corpo de Cristo e entre os irmãos, logo disse ele "está alegria pode ser o objeto de um preceito".

Muitas pessoas estao somente cantarolando a cançao funesta da tristeza, enquanto Deus tem um mar de alegria para nos dar em Cristo Jesus. Talvez voce já perdeu a alegria em virtudes de muitos problemas e males dessa vida fugaz, porém devemos perceber que a fonte da alegria é o " Senhor".

O ostracismo desta vida tem usurpado a doçura da alegria em muitos corações mais existe um jardim de flores, de paz, de amor e de alegria que Jesus Cristo que é Deus a Segunda pessoa da santíssima trindade tem ofertado para o seu povo.

Dizem que a pior coisa do mundo é "tomar café frio", "tomar refrigerante sem gás", "comer bolacha mole", "andar varias horas com sapato apertado" e estar ao "lado de uma pessoa que só enxergar a vida pelo óculos das dificuldade e nunca demostra alegria no Senhor.

Jamais devemos esquecer que o Deus da Bíblia tem uma cançao de alegria para mim e para voce que o mundo nao conhece. Quando estudamos com detalhe o Novo Testamento percebemos que a essencia da sua mensagem é a alegria que vem de Deus.

A Bíblia diz que o Reino de Deus nao é comida nem bebida mas justiça , paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14 :17). O Novo Testamento começa com a alegria: E o anjo lhes disse: Nao temais, porque eis aqui vos trago novas de "grande alegria", que será para todo o povo é que hoje na cidade de Davi, vos nasceu hoje o salvador, que é Cristo o "Senhor". (Lc. 2:10-11) e termina com a alegria: Na manha da ressurreiçao "Jesus encheu" de alegria os coraçoes das mulheres ( Mt.28:8).

O erudito William Barclay um conhecedor das línguas originais diz que a palavra Chairein (grego) era a saudaçao das pessoas naquela época, tanto na conversa como nas cartas. Eles diziam : "Alegria seja contigo".

Paulo nos convida para "nos alegra-mos sempre no Senhor". A Alegria crista tem a potencia de contagiar outras pessoas. A alegria é uma marca dos cristaos, pois as boas novas nada mais é do que levar alegria aonde nao tem alegria celestial.

A Bíblia inicia em Genesis mostrando Deus criando o universo e o homem e isso sem dúvida foi com alegria e soberania e termina em Apocalipse com as bodas do cordeiro que nada mais é do que a explosao da alegria divina que percorrerá toda a eternidade em sua abundante graça.

John Piper em seu livro Teologia da Alegria, de fato mostra para nós a importancia de descobrirmos a alegria no Senhor e vivermos esta alegria. Piper deixa claro que este anseio é terapeutico e prazeroso e não pecaminoso, pois a centralidade desta alegria está nos planos de Deus ( Sal.37.4). Piper enfatiza que " o principal propósito do ser humano é glorificar a Deus AO alegrar-se nele para sempre".

Como eu falei Paulo nao estava num hotel fazenda quando escreveu está carta mas estava preso, porém a alegria que estava no seu coraçao estava solta contagiando as pessoas da sua época e a todos nós.

Thomas Watson esta certo quando diz: Mesmo quando tudo parece escuro á nossa volta, a alegria do cristão é a lâmpada que desvanece as trevas. G. K. Chesterton afirmou que a alegria é o extraordinário segredo do cristão. É, porém, um segredo que não deve ser mantido secreto; pelo contrário, é preciso divulgá-lo.

Certa vez, alguém perguntou a Moseley se achava que Jesus riu alguma vez: Nao sei, disse ele, mas certamente consertou a minha vida de tal modo que hoje eu posso sorrir. Pensando o que Moseley pronunciou, Issac Abbott afirmou que a alegria é o resultado da presença de Cristo "Senhor", de um sentimento de bem-estar "Nele" e um sentimento de conformidade para tudo que vier.

Que de fato a alegria do Senhor esteja com todos que estão em Cristo, pois como diz a Bíblia "Alegrai-vos sempre no Senhor"

Pastor Carlos A. Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: