terça-feira, 30 de outubro de 2007

A COPA DO MUNDO É NOSSA: REFLEXÃO EM MEIO AO CAOS E A ESPERANÇA BRASILEIRA.

BRASIL VAI SEDIAR A COPA DO MUNDO 2014

O Brasil, país que cinco vezes foi campeão mundial
, está confirmado para sediar a Copa do mundo de 2014, pela Fifa. A primeira vez que foi sede da Copa do mundo foi 1950, quando jogou a final com a seleção do Uruguai e perdeu em pleno Maracanã silenciando o maior número de pessoas num estádio de futebol cerca de 200 mil pessoas que abanavam seus lencinhos brancos que serviu mais tarde para enxugar as lágrimas da derrota.

Agora depois de um intervalo de 64 anos, nossa nação Tupiniquim será a sede do maior evento de futebol do mundo. Em Zurique sede da Fifa a comitiva brasileira era formado pelo mago Paulo Coelho, Romário, O técnico Dunga, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Presidente da CBF Ricardo Teixeira e várias autoridades. Muitos jornalistas estrangeiros estranharam a ausência do Rei Pelé “ símbolo do futebol brasileiro”.

Segundo as estatísticas a última Copa do Mundo na Alemanha o gasto chegou na casa de quatro bilhões de reais. O presidente da Fifa Josefh Blatter reiteirou que o Brasil deve seguir até 2014 a cartilha da organização e suas apresentações mostradas no caderno de encargos.

Blatter em ar de alegria disse “ Isso é futebol, Isso é Brasil”. Os dirigentes brasileiros orgulhosos relataram que irão fazer a maior copa de todas as copas. O próprio presidente da República disse “ vamos fazer uma copa do mundo para argentino nenhum botar defeito”. Bilhões de dinheiro será investido se de fato será a maior Copa, então será o maior investimento econômico ultrapassando a Alemanha e a África do Sul.

Mas antes que a Copa do Mundo chegue quem sabe podemos fazer o dever de casa? Quem sabe podemos ter este mesmo entusiasmo em áreas críticas da nossa nação? Quem sabe podemos ter este discurso com relação a crise social que assola o Brasil.

Quem sabe antes da Copa do mundo de 2014, fizemos aqui em nossa nação uma copa caseira na qual vamos lutar para ver quem investe mas na educação, na terceira idade, nos jovens , no salário gélido, na família, na cidade etc.

Quem sabe antes da copa do mundo de 2014 o Brasil antes de construir e reformar estádios, construa mas hospitais, creches, escolas, universidades, moradia, estradas, orfanatos descentes, prisões humanizadas, posto de saúde etc.

Quem sabe antes da copa do mundo de 2014 investimos na segurança pública, capacitamos as nossas polícias, incentivamos os nossos professores, elevamos os nossos profissionais, arrancamos das ruas nossas crianças que perambulam como “João ninguém” pelas nossas ruelas e guetos da nossa nação que como mãe desnaturada abandona seus filhos na rua.

Quem sabe antes da Copa do Mundo de 2014 os governadores que já estão disputando para ver qual será o estado que fará a primeira partida, não venha valorizar seu povo com políticas justas em todos os setores.

Quem sabe antes da Copa do Mundo de 2014 as cidades e seus dirigentes que estão lutando para também sediar jogos da copa do mundo e dizem que vão fazer o possível e o impossível para essa façanha, não venha disputar para ver quem faz mas hospitais decentes, quem tem o programa mas clássico de trabalho de estudo, de moradia, de segurança e por aí vai.

O Brasil das falcatruas, o Brasil das políticas desumanas, o Brasil dos escândalos ate mesmo no futebol, o Brasil da vergonha política, O Brasil do mensalão, do mensalinho e de toda operação que a polícia federal mostrou e esta mostrando, O Brasil do leite adulterado é também agora o Brasil da Copa.

Enquanto bilhões vão ser investidos, milhões passam fome, enquanto a utopia de ser a melhor copa do mundo não chega a realidade de uma nação ferida pelas aberrações, políticas, sociais faz o Brasil ser uma nação de injustos e injustiçados.

Que Deus tenha misericórdia deste povo brasileiro, que de fato é brava gente brasileira. Romário falou em seu discurso na FIFA que o povo brasileiro é um povo alegre, é um povo amigo, é um povo guerreiro etc, e de fato ele esta certo mas bem que poderia dizer também que este povo esta farto de engodo, de miséria, de injustiça social, de políticas caóticas, de brigas de poderes, de violência, de miserabilidade, de desemprego etc. etc. etc.

Bem leitores não quero ser pessimista, tomara que o ar da Copa do Mundo em solo brasileiro faça os dirigentes e os investidores olhar para o Brasil não pelo óculos do futebol somente mas pela lente dessa gente que chora e que rir, que canta e protesta, que abraça e expressa carinho, que perde mais vai a luta, que ora e confia em Deus.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Um comentário:

Ricardo Calegari disse...

Gostei do texto.
Muito bom!!!