segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A COMPLEXIDADE DE SER PAI: CAMINHOS DE TERNURA E RESPONSABILIDADE. UMA HOMENAGEM A ESSES VARÕES ESPECIAIS.

Uma infância feliz é o maior presente que os pais podem dar aos filhos.

Quando Deus criou o universo e conseguinte o homem Ele concedeu para este ser inquietante e complexo o doce privilégio de ser Pai. A palavra grega Pater está relacionada á raiz que significa protetor e também aquele que é nutridor. Alguém com sabedoria disse que os pais devem a seus filhos três coisas importantes: “Exemplo, Exemplo e Exemplo”.

O reverendo Theodore Hersburgh afirmou que a coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles. Bill Vaughan disse que a gente se sente um tanto humilde por ter sido criança, quando tudo era culpa das crianças, e, pai ou mãe, numa época em que tudo é culpa dos pais.

Assim como os pais tem responsabilidade diante de Deus dos homens e da sociedade organizada, os filhos que são herança do Senhor devem amar seus pais com toda alegria e fervor.

Mas do que um presente com a estampa do dever realizado os filhos devem amar diariamente seus pais e isso se traduz em respeito, afeto, amor, carinho, honra, gratidão etc. Em nossa sociedade consumista muitos filhos acham que comprando um presente qualquer podem abafar os desaforos e a falta de respeito ao longo dos anos contra seus pais.

Os filhos devem aprender que na complexidade da vida os pais são orvalhos que gotejam em nossa face, são bálsamo que perfumam nossa vida, é remédio que alivia nossa dor é abrigo em tempo de nevasca.

O Poema de Vinícius de Morais “ Elegia na Morte de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, Poeta e Cidadão” é uma riqueza de detalhes entre pai e filho, entre o antes e agora vazio lugar.

Vinicius de Moraes retrata em poema sua dor e saudade da casa paterna e do abraço gostoso do pai que agora já não existe mais.

“ Deste-nos pobreza e amor, o dom da poesia e a capacidade de amar” “ és pai do menino que fui”. “Ah, dor! Quisera tanto Ser de novo criança em teus braços e ficar admirando tuas mãos”.


Quem te ensinou as doces cantigas Com que embalavas meu dormir?”. “ por tudo o que não nos deste Obrigado, meu pai”.


A figura do Pai humano remonta a pessoa de Deus que é “Pai e Amigo”, “Senhor e Ajudador”, “Soberano e Doce”, “Eterno mas sempre Presente” na complexidade da raça humana. Encerro essa homenagem aos pais com o tributo Bíblico que diz: “Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo e vós pais, não provoqueis vossos filhos á ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef.6.1-4).

Um forte abraço a todos os pais que no vai e vem da vida lutam para criar seus filhos


Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo











Nenhum comentário: