quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AOS FILIPENSES COM AMOR E CARINHO

REFLEXÃO E CAMINHOS PARA A VIDA CRISTÃ AUTÊNTICA.
LÍDIA, O CARCEREIRO E OS MISSIONÁRIOS CRISTÃOS
ATOS DOS APÓSTOLOS 16: 1- 40

Sabio, Salvo e Santo
Redescobrir o autêntico caminho da vida cristã requer um olhar penetrante na Bíblia. Não existe espiritualidade sadia fora dos padrões estabelecidos por Deus como também não existe espiritualidade sadia se esses padrões não forem praticados pela comunidade da fé.

Quando estudamos e meditamos na Bíblia algo de bom acontece conosco, pois em abrir a Bíblia a própria Bíblia nos abre e nos revela a nossa pequenez a nossa dependência, a nossa insuficiência. “Alguém já disse que o homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo”.

A cidade de Filipos leva o nome de Filipe II, rei da Macedônia e foi fundada por ele no ano 356 a.C.. O evangelista Lucas descreve essa cidade como a primeira cidade dessa região da Macedônia e era uma colônia romana. (At. 16.12)

Segundo FF. Bruce o cristianismo chegou a Macedônia menos de vinte anos após a morte de Cristo. Uma das primeiras Cartas de Paulo que é Tessalonicenses diz que eles “ padeceram e foram ultrajados em Filipos ( I Tes. 2.2)

Quando o apóstolo Paulo e Silas sairão para a sua segunda viagem missionária não estava nos planos deles de irem para Macedônia. Logo após o Concílio que teve em Jerusalém eles partiram para pregar o evangelho, levar notícia do concílio e visitar os irmãos.

Primeiro eles chegaram a Derbe em Listra e Icônio e “havia ali um jovem discípulo chamado Timóteo” que entrou para equipe do apóstolo Paulo ( At.16. 1-5). Eles continuaram a sua viagem missionária percorrendo várias regiões frígio-gálata, mais foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na ÁSIA como também em Bitínia.

A entrada do Evangelho bendito de Jesus Cristo na cidade greco-romana de Filipos se deu em virtude de uma visão em Trôade que o apóstolo Paulo teve de noite com um varão macedônio que dizia: “Passa a Macedônia e nos ajuda”. ( At.16.9-10)

Lídia um exemplo de Fé e Convicção em meio a religiosidade oca vazia e sem sentido
Na cidade de Filipos não tinha Sinagoga, pois ao que tudo indica não havia ali 10 judeus para formar essa expressão de ensino judaico que Paulo sempre ia em suas andanças para pregar o evangelho.

Sem “sinagoga”, Paulo e sua equipe vão para a beirar do RIO orar ao Senhor e é justamente na beira do Rio que nasce a IGREJA de Filipos.
O texto (At.16.13-15) diz que ali se encontravam algumas mulheres e destaca uma mulher chamada “ LÍDIA”. Vendedora de púrpura da cidade de TIATIRA

Lídia tinha algumas características que nos levam para o caminho da vida cristã autentica e nos fazem compreender a gênesis da igreja de Filipos.

1) Ela era temente a Deus ( At. 16.14)
2) Ela ouvia com atenção a Palavra de Deus ( At. 16. 14)
3) Deus abriu o coração para ela compreender o Evangelho que Paulo estava Pregando que é Cristo o Senhor ( At. 16.15)
4) Em resposta a verdade pregada ela não titubeou e foi batizado com toda a sua casa ( oikos) ( At. 16.15)
5) Quando alguém de fato abre o seu coração para o santo evangelho automaticamente ela abre a sua casa para os irmãos ( At. 16.15)

É no meio de tudo isso que a igreja de Filipos começa a ser erguida em solo pagão europeu. Ela começa com o fundamento da pregação paulina que é Cristo e foi dinamizada pela oração na beira do rio e tem a sua visibilidade no batismo e no carinho de LÍDIA que abre a sua casa para os enviados de Deus.


Filipos a Igreja da Alegria e da Minha Dor
Também na cidade de Filipos Paulo e a igreja incipiente enfrentam as suas primeiras lutas no campo humano e espiritual. A espiritual desencadeia a humana. Pois uma moça adivinha bajula Paulo e ele repreende a força diabólica que está disfarçada de elogios.

Vários dias ela dizia: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”. ( At.16.17) Paulo guiado pelo Espírito Santo discerniu que aquele elogio e declaração provinham das trevas e não de Deus. Ainda que usasse as palavras certas a fonte era diabólica.

Uma igreja cheia da vida de Deus autentica discerne o que vem de Deus e o que vem do mundo, da carne e do diabo e como Paulo ela deve repreender tudo que vai atrapalhar o avanço do evangelho de Jesus Cristo. Ainda que isso cause dano como causou dano para Paulo e Silas que foram tidos como persona não grata em prol da fidelidade do evangelho. Eles foram:

1) Arrastados pela praça ( At. 16.19-)
2) Foram acusados de perturbarem e mudar os costumes (21)
3) Foram açoitados com vara, presos e humilhados (At. 16.22-24)

Uma igreja cheia de Vida e Autêntica adora ao Senhor em meio as lutas. Qual a atitude de Paulo e Silas diante das crises e problemas da caminhada

1) Eles se dedicaram ao culto de oração ( At. 16.25)
2) Eles cantavam louvores a Deus a meia noite ( At. 16.25)
3) Eles honraram a Deus diante dos presos ( At.16.25)


Exemplos que Devemos seguir como Cristãos
Quando Deus encontra uma igreja que, Prega a sua Palavra com integridade. Que “ora” com fervor , que “Louva, Adora e que honra seu nome ele se manifesta com poder e glória, (V.26), Deus traz convicção de pecado e produz Salvação como fez com o carcereiro de Filipos que bradou dizendo: “Senhores, que Devo fazer para ser salvo?’ (30)

Uma Igreja que entende qual é a sua missão na terra vai sempre dizer as palavras importantes para essa geração sem Deus: CRÊ no Senhor Jesus e serás salvo ( 31) Paulo e Silas em meio as lutas não cessaram de pregar a Palavra de Deus para a família do carcereiro e Deus era com eles e todos foram batizados ( 32 – 33)

Deus transformou a vida do carcereiro e sua família e essa atitude de salvo se expressa na praticidade diária. O carcereiro “Cuidou” deles; “Lavou” seus vergões dos açoites, levou eles para a sua própria casa, pos lhe uma mesa e houve grande alegria naquela casa por que Deus tinha entrada ali. (V. 33-34).

A igreja de Filipenses nasce a partir dessa realidade de Vida. O Deus que chamou eles foi o Deus que engrandeceu o seu nome através deles. Depois de colocar os pilares da verdadeira fé em Cristo Jesus e deixado ali um igreja estabelecida, Paulo e Silas são recepcionados pelos irmãos e confortados por eles ( V.40).

De fato o caminho da Igreja de Filipos deve produzir em nós um santo temor de saber que Deus em Cristo estabelece a sua igreja numa base sólida, clara e continua e que nós como seus servos devemos ser fiel a visão de Deus, pois sendo assim muitas Lídias e muitos carcereiros conheceram ao Senhor através de sua graça e soberania na nossa geração, pois a Palavra de Deus produz em nós sabedoria, salvação e santidade.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

Nenhum comentário: