domingo, 18 de março de 2012

ÉTICA OU ESTÉTICA: A SOCIEDADE DO CONSUMO E SEU LABIRINTO ONTOLÓGICO

A ética e a estética sao ramos tradicionais da filosofia. Elas também sao analisadas a luz da Bíblia no campo da teologia crista. A ética estuda os deveres dos homens para com Deus e para com o próximo. A estética do grego aisthesis "sensaçao" veio designar formas de beleza ou teoria da beleza ou a arte.

O dicionário define como filosofia das belas artes ciencia que trata do belo. Nossa sociedade a cada dia que passa tem se embriagado com a estética em detrimento da ética. Os padroes de beleza impostos nessa cultura tem formado uma ditadura violenta que mata, exclui e aleija quem nao entra dentro do padrao estabelecido.

Estamos vendo a cada dia a ética sendo engolida pela estética e suas ramificaçoes questionáveis. A cultura do corpo ventilado tao forte na mídia tem estabelecido um paradigma profano pois tudo que inferioriza o ser humano fazendo do seu mundo um peso e uma amargura é profanaçao. Karl Max disse que a religiao é o ópio do povo, porém se ele vivesse nos nossos dias ele iria mudar o seu discurso excentrico e iria dizer que a estética mal usada é embriagante e esconde a realidade e a feiura do coraçao.

Muitas pessoas dao enfase demasiada no exterior e esquecem do interior. Todo mundo tem a sua cosmovisao (visao do mundo). Como é bonito ver as praias, a criaçao de Deus, a moda, o último carro laçado cheio de pompa e tecnologia.

Como é bonito ver todas essas manifestaçoes pós-moderna o avanço da tecnologia, as belas artes, o classicismo na música a diminuiçao da distância pela Internet e por aí vai. Porém como é feio um mundo bonito sem ética, sem amor, sem perdao, sem misericórdia, sem consideraçao pelo próximo, sem fé porque a fé tem haver com a ética pois segundo a Bíblia é dever de todo o homem temer a Deus e a Cristo. Temos que admitir uma coisas a estética sem a ética fica feia e monótona também a ética sem a estética fica incolor destemperada.

Na passarela os desfiles de moda exaltam nossas manequins e esquecem os desfiles das injustiças, da miserabilidade de um país que a cada dia fazer ética é virtudes para heróis enquanto era para ser um ponto central para convergir a todos para o ponto comum da justiça. O que será mais belo o gol narrado pelo rei Pelé que será reconstituído pela produçao tecnológica por que nao foi filmado ou um pai de família que cria em condiçoes adversa 13 filhos dentro da moralidade e da ética?. O ministro da cultura Gilberto Gil em uma de suas músicas mostra o contraste da ética e da estética. Ele canta dizendo:

"O mundo tao desigual tudo é tao desigual. De um lado esse carnaval (estética) de outro a fome total (ética ou melhor sem ética)". Nossa sociedade tem dado valor demasiado para a estética numa açao reducionista enquanto o belo pode ser encontrado em vários lugares.

A estética nao é direito de uma minoria sem rugas, sem celulite, corpo sarado, cabelo oxigenado. A arte e o belo deve ser visto nao só nos quadros de arte mais na Gary que limpa e enfeita a cidade. No lixeiro que recolhe a feiura da comunidade pintando o quadro da limpeza. Na professora que ensina muitas vezes sem ser reconhecida nossos filhos, netos, sobrinhos etc. No padeiro, no agricultor, no encanador, no médico, dentista, enfermeiro, advogado, religioso, no pastor e todos realmente todos que passam desapercebido pela sociedade de consumo que insiste em glorificar a um em detrimento do outro.

Nao existe coisa mais bela do que ver uma pessoa lutando pela vida em condiçoes desfavorável. O estudante universitário que faz das tripas o coraçao para nao trancar o curso.

O senhor de idade junto com o jovem lutando para terminar o segundo grau isso é belo. Nao existe nada mais estético e ético do que olhar para vida na perspectiva de Deus e aprender realmente com Ele que a vida é bela pois é dádiva do criador. Devemos reconsiderar o que é belo o que é estético e o que é ético.

É verdade que a mídia e a sociedade de consumo querem empurrar goela a baixo o seu conceito de beleza narcisista e de ética. Porém o verdadeiro conceito de beleza e de ética está na vida celebrada e vivida dia a dia na presença daquele que é belo e ético, santo e criador o nosso Deus.

o dizer da Bíblia Ele é maravilhoso sua beleza nao tem fim e seu poder é eterno. Ele sim e nao os filósofos dessa sociedade fugaz é o nosso parâmetro e fonte de vida pois nele se encontra e se fundem a ética e a estética e é nesse vácuo que nosso sociedade vai encontrar o verdadeiro hedonismo cristao que nada mais é do que a felicidade crista.

SOLI DEO GLÓRIA

CARLOS AUGUSTO LOPES
Pastor da Igreja ADI - Tubarão - Santa Catarina
é Secretário Geral do CAD- BRASIL "Concílio das Assembléias de Deus"
Faz parte do Conselho Coordenador da Aliança Evangélica Brasileira

Um comentário:

rosane disse...

Muito lindo e verdadeiro o que o sr. escreveu.
Concordo em número, gênero e grau.