segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

J.I.PACKER: O CONHECIMENTO DE DEUS-FORMIDÁVEIS ANGLICANOS.


Em 7 de janeiro de 1855 o ministro da capela da rua New Park começou seu sermão matinal do seguinte modo: Já foi dito por alguém que "o estudo adequado da humanidade é o próprio homem". Não me oponho à idéia, mas creio ser igualmente verdadeiro que o estudo correto do eleito de Deus é Deus; o estudo apropriado ao cristão é a divindade. A mais alta ciência, a mais elevada especulação, a mais poderosa filosofia que possa prender a atenção de um filho de Deus é o nome, a natureza, a pessoa, a obra, as ações e a existência do grande Deus, a quem chama Pai.

Nada é melhor para o desenvolvimento da mente que contemplar a divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem em sua imensidão; tão profundo que nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas, derivando deles certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: "Olhe, sou sábio". Mas quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar sua profundidade e nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem, exclamando então solenemente: "Nasci ontem e nada sei". Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente que os pensamentos sobre Deus...

Ao mesmo tempo, porém, que este assunto humilha a mente, também a expande. Aquele que pensa com freqüência em Deus terá a mente mais aberta que alguém que apenas caminha penosamente por este estreito globo. [...] O melhor estudo para expandir a alma é a ciência de Cristo, e este crucificado, e o conhecimento da divindade na gloriosa trindade. Nada alargará mais o intelecto, nada expandirá mais a alma do homem que a investigação dedicada, cuidadosa e contínua do grande tema da divindade.

Ao mesmo tempo que humilha e expande, este assunto é eminentemente consolador. Na contemplação de Cristo existe um bálsamo para cada ferida; na meditação sobre o Pai, há consolo para todas as tristezas, e na influência do Espírito Santo, alívio para todas as mágoas.

Você quer esquecer sua tristeza? Quer livrar-se de seus cuidados? Então, vá, atire-se no mais profundo mar da divindade; perca-se na sua imensidão, e sairá dele completamente descansado, reanimado e revigorado. Não conheço coisa que possa confortar mais a alma, acalmar as ondas da tristeza e da mágoa, pacificar os ventos da provação que a meditação piedosa a respeito da divindade. Para este assunto chamo a atenção de todos nesta manhã.

Estas palavras, proferidas há mais de um século por Charles Haddon Spurgeon (que nessa época contava, inacreditavelmente, apenas 20 anos), foram verdadeiras do mesmo modo como são agora. Elas constituíram o prefácio adequado para uma série de estudos sobre a natureza e o caráter de Deus.

Extraído do livro " O Conhecimento de Deus", do Reverendo Doutor J.I. Packer. Eu, incentivo a igreja brasileira observar aquilo que o doutor Packer fala em seu livro. Dono de um charme literário e de um profundo conhecimento teológico, Packer, nos coloca frente a frente com doutrinas importantes que a igreja de Jesus Cristo jamais pode esquecer em pleno século XXI com toda a sua conturbação e abandono as santas doutrinas. Muitos líderes, pastores e membros de nossas igrejas, perderam a fé na teologia devido ao seu conteúdo rebuscado, técnico e árido. É verdade que isso nào é motivo para pesquisar as doutrinas centrais da fé cristã. Porém neste livro o doutor Packer mistura conhecimento técnico, pois, ele é um teólogo com uma finíssima praticidade, pois, ele é um apaixonado pela vida piedosa e santa sem a qual ninguém verá o Senhor. Anime-se e Leia este livro, e sairá dali renovado e mais apaixonado pelo nosso Deus.

O livro do Doutor J.I.PACKER é dividido de forma especial para termos uma bela compreensão da teologia de Deus. Ele é prefaciado pelo Doutor Russell Shedd que esteve na nossa igreja no ano de 2011.


PARTE I: CONHEÇA O SENHOR
1. O estudo de Deus 11
2. O povo que conhece seu Deus 18
3. Conhecer e ser conhecido 26
4. O único e verdadeiro Deus 36
5. Deus encarnado 44
6. Ele dará testemunho 58

PARTE II: CONTEMPLE O SEU DEUS
7. O Deus imutável 66
8. A majestade de Deus 74
9. Só Deus é sábio 81
10. A sabedoria de Deus e a nossa 89
11. A tua palavra é a verdade 99
12. O amor de Deus 106
13. A graça de Deus 119
14. Deus, o Juiz 130
15. A ira de Deus 139
16. Bondade e severidade 149
17. O Deus ciumento 158

PARTE III: SE DEUS É POR NÓS...
18. O coração do Evangelho 168
19. Filhos de Deus 189
20. Tu, nosso guia 219
21. Estas provações íntimas 233
22. A suficiência de Deus 241

EDITORA MUNDO CRISTÃO


Carlos Augusto Lopes
Pastor da Igreja ADI- Tubarão Santa Catarina
Secretário Geral do Supremo Concílio das Assembléias de Deus no Brasil
e um dos Coordenadores da Aliança Evangélica Brasileira.

Nenhum comentário: