Mostrando postagens com marcador Escatologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escatologia. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de outubro de 2010

REFLEXÃO SOBRE AS CARTAS ESCRITAS A IGREJA DE ÉFESO E ESMIRNA


SEMINÁRIO TEOLÓGICO SUL
DISCIPLINA: Escatologia
PROFESSOR: Pastor Carlos Augusto Lopes
ALUNA: Stella Maris Ricardo de Souza

Ao refletir sobre as cartas escrita a igreja de Éfeso e Esmirna, já no início de ambas as cartas vemos o conhecer de Deus sobre todas as coisas, sabendo de suas obras, suas falhas e suas necessidades.

O nosso Deus é conhecedor de todas as coisas, é onisciente e onipresente. Assim como ele teve o conhecimento destas igrejas naquela época, e como sabemos que ele é o mesmo hoje, ontem e sempre, também conhece nossas vidas. Sabe das atitudes que o agradam e das que não o agradam. É conhecedor de tudo o que precisamos, assim como das coisas que precisamos abrir mão. Portanto não podemos deixar que o tempo passe sem colocar o nosso coração ao Senhor, ao Deus que nos sonda, pois somente ele tem o melhor para cada vida.

Igreja de Éfeso

Com relação a igreja de Éfeso, esta era uma igreja que trabalhava, tinha paciência, não se cansava, porém deixou o amor. E na vida cristã isso também ocorre. Quando nos convertemos somos apaixonados por Cristo, amamos a todos, realizamos nossas funções com amor, enxergamos tudo com amor. Mas com o passar dos dias se não ficarmos atentos acabamos deixando o amor se perder assim como ocorreu nesta igreja.

Vivemos em uma época onde o nosso tempo, o nosso dia já está programado, já está determinado, resultando em uma correria, refletindo em nossa vida cristã. E a conseqüência disso são as perdas, perdemos o amor, perdemos intimidade com o Senhor, deixamos de ouvir a voz do espírito santo. Diante deste contexto, vemos a importância de termos uma vida com Deus e não somente uma vida cristã de ir aos cultos, uma vida somente para receber as bênçãos. Temos que buscar intimidade com Senhor.
Assim como Jesus falou com esta igreja, também fala hoje. Portanto devemos colocar o nosso coração ao Senhor, ver se estamos vivendo uma vida com ou sem amor, ver se estamos produzindo este fruto do espírito santo. A igreja de Éfeso tinha qualidades, mas Jesus chama sua atenção ao amor que haviam deixado. E como é importante vivermos em amor e não perdemos este fruto do espírito santo. Eis o maior mandamento: Amarás o teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a sua alma, e de todo o teu pensamento. E o segundo amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22, 37-40).
O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13 fala do amor. E nesta carta vimos a importância do amor e a diferença que faz em nossas vidas. O apóstolo João em sua epístola ( 1 João 4, 16) diz que Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus está nele.Quando vivemos em amor, Deus está conosco.

Deus em seu imenso amor e infinita misericórdia chamou aquela igreja ao arrependimento, lembrava a mesma de onde havia caído, incentivava a prática das primeiras obras, para que fossem vencedores, para que pudessem receber o fruto da árvore da vida.

E assim ocorre em nossas vidas, Deus nos chama ao arrependimento de nossos pecados, nos chama para uma reflexão diária de nossas atitudes. Quando o mesmo nos mostra onde estamos falhando, ou o que está faltando em nossas vidas ele faz isso não para nos repreender como uma acusação, mas corrige porque nos ama. Como está escrito em Hebreus 12, 6 porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. E como um pai que nos ama ele quer sempre o melhor para os seus filhos.

Igreja de Esmirna

Ao refletir sobre a carta escrita a igreja de Esmirna, Jesus sabia de suas obras, da tribulação, da pobreza e blasflêmia que aquela igreja enfrentava. E o Senhor incentivava a esta igreja a permanecer firme, a não temer, para que pudessem receber a coroa da vida e não participassem da segunda morte.

Como já foi citado anteriormente o Senhor conhece todas as coisas, nada fica em oculto aos seus olhos, ele sabia o que esta igreja estava passando e o que iria passar, por isso falou para a mesma para que fossem fiéis até morte.

Não é diferente em nossas vidas, passamos por tribulação, perseguições, blasfêmias de pessoas que se dizem cristãs. Mas diante de qualquer situação sabemos que podemos contar com o Senhor. Quando aceitamos Jesus, quando decidimos a seguir a Cristo, temos consciência de que ele veio para nos dar vida e vida em abundância, mas o mesmo Jesus falou no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16,33).

Ele nos ensina a termos ânimo, a sermos fiéis até o fim pois o mesmo nos sustenta e nos dá a vitória. Como o apóstolo Paulo falou em 2 Coríntios 4, 8-9 em tudo somo atribulados, mas não agustiados; perplexos mas não desanimados; perseguidos mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.Temos que prosseguir, é o Senhor que nos fortalece.

Stella Maris
Fisioterapeuta e aluna de teologia do S.T.S.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO: A HISTÓRIA FACINANTE DA VINDA DO REI


A Escatologia é um ramo da teologia que trata os estudos das “últimas coisas”. Várias linhas teológicas tem sido ventiladas na história da Igreja como forma de interpretar este assunto importante como o “Pós-milenismo, Amilenismo, Pré milenismo, Dispensacionalismo, Pré tribulacionismo” etc.

Longe deste debate que particularmente eu gosto e acho importante para a saúde da igreja quero apenas de forma sintética mostrar a importância de pensarmos na gloriosa volta de Jesus Cristo.

O assunto que estamos tratando é de suma importância para todo o cristão fiel ao seu Senhor. No Novo Testamento existem mais de 250 referencias sobre a volta de Jesus Cristo ( Mt.24.25;Mc.13,Lc.21,Jô.14.3,At.1.11,ICor.15.23,I Ts.4.13,Ap.1.7,22.20 etc.).

Isso deixa claro para nós que a volta de Jesus Cristo é ensinado com clareza na Bíblia e é uma doutrina segura que os cristãos devem conhecer. A palavra (Parousia) que é um termo comum para a segunda vinda (Mt.24.1, II Ts.2.1,8) no grego significa “vinda”, “chegada” mostra para nós que Ele virá em pessoa com poder e grande gloria. A vinda do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores de fato revelará ( apokalypsis) quem de fato Ele é e todas as coisas ocultas serão reveladas.

De fato Cristo o nosso Senhor se manifestará (epiphaneia - aparecimento, manifestação) e isso dá a idéia de remover o véu para que vejamos com clareza o que já se encontra ali (Bruce). Quando alguém nega a segunda vinda de Cristo ele esta negando a autoridade canônica das Escrituras Sagradas.

O Próprio Jesus Cristo disse: Então verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande glória e poder (Mc.13.26). O Senhor Jesus também comparou sua vinda a um relâmpago (Mt.24.27).

A Bíblia diz com firmeza que “Todo o olho Verá” (Ap.1.7) e chega ao ponto de dizer que Ele o Nosso Senhor Virá com as Nuvens do Céu ( Dn.7.13,Mt.24.30,At.1.9-11,Ap.1.7). A Bíblia então reafirma que após isso “Então Virá o Fim”( I Cor.15.24).

Como diz o teólogo Bruce a cortina cairá sobre o palco do tempo e a história chegará ao fim. Portanto todo o cristão deve vigiar, pois como diz a Bíblia “A hora em que não cuidais, o filho do homem virá (Mt.24.44, Mc. 13.37).

O teólogo Ericksom afirma que o resultado principal da segunda vinda de Cristo, do ponto de vista da escatologia individual, é a ressurreição. Essa é a base da esperança do crente diante da morte.

A Bíblia diz que na segunda vinda os homens serão julgados (Mt.25.32,Hb.9.27, Rm.14.10). Os anjos malignos serão julgados ( 2 Pe.2.4) Jesus Cristo disse que os justos herdarão a vida eterna e os pecadores o castigo eterno ( Mt.25.46). Bruce afirma com base na Bíblia que na sua vinda, o Senhor Jesus Cristo livrará o seu povo dos inimigos e recolherá para si todos os seus eleitos de todas as épocas (I Ts.4.17;Ap.6.9ss). A Segunda vinda de Jesus Cristo tem um propósito claro.

Ele vai completar a sua obra redentora e depois todos os inimigos de Deus como o pecado, a morte e o diabo serão removidos do mundo de Deus. Ele também ressuscitará os mortos e julgará os povos e libertará a igreja de seus inimigos e viveremos para sempre diante Dele.

Devemos sempre dizer Maranata – “Ora vem Senhor Jesus”

Pastor Carlos Augusto Lopes