Mostrando postagens com marcador Alegria Cristã. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alegria Cristã. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de agosto de 2009

SURPRENDIDO PELA ALEGRIA CRISTÃ

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos (Filipenses 4:4)

A beleza dessas palavras lidas aqui está nas circunstâncias que ela foi escrita. Se o apóstolo Paulo estive numa circunstância favorável essas palavras nao teriam muito peso. Pois é fácil nos alegrarmos quando tudo está bem, quando as portas se abrem , quando estamos sem problemas, quando tudo está dando certo.

É importante notarmos as circunstâncias que o apóstolo Paulo escreveu essa carta. Ele escreveu quando ele estava preso por volta do ano 61 d.C . Paulo estava confinado na prisao romana mas é incrível que em nenhuma vez nós vimos nesta carta ele "amargurado", "ressentido", "triste", "desanimado", "querendo abandonar a fé", ou "revolto com a vida".

Muito pelo contrário essa é a carta da alegria e do regozijo. Paulo nos convida a entender a alegria que Deus nos proporciona em Cristo e deixa claro que ela é incircunstancial. O que o santo do passado escreveu como doutrina o musico clássico Johann Sebastian Bach poetizou em música "Jesus alegria dos homens".

O erudito Ralph P. Martin, nos diz que os apelos de Paulo para a alegria cristã,não se baseia e nem se fundamentam no otimismo natural que no seu dizer é "ouro" sobre o "azul", mas a grande chave da alegria está no " Senhor" como fator mestre da exortação.

M. Bouttier, se preocupou em analisar com detalhes a palavra no " Senhor", e percebeu que o apóstolo Paulo usa ela com abundancia em sua epistola aos Filipenses em torno de nove vezes enquanto nas cartas mas extensas como Romanos e Coríntios ele usa somente oitos vezes.

Dr. Shedd diz que a Bíblia tem muito a dizer sobre o prazer e a alegria, aliás, um dos mandamentos, pouco enfatizados é aquele que nos manda sempre alegrar-mos no "Senhor".

O cristianismo é a religiao da alegria e Paulo sabia disso. Existe uma alegria que é incircunstancial ou seja nao depende das circunstâncias e sim do " Senhor". O conceito de alegria que revigora na nossa sociedade é de cunho materialista, narcisista, posicionamentista etc. Essa visão de perceber a alegria fora do Senhor é humanista, pois uma vez que ela não está solidificada no Senhor em breve sua formusura murchará. A verdadeira alegria procede das maos do Senhor Jesus Cristo e suas implicações.

O Salmo 100:2 diz: Servi ao Senhor com alegria. A verdadeira alegria nao se compra no super mercado capitalista pós-moderno e nem no liberalismo da nossa época mas ela é um presente de Deus em Cristo Jesus.

Simon Légasse mostra que o Senhor é a fonte da alegria e isso se demostra no corpo de Cristo e entre os irmãos, logo disse ele "está alegria pode ser o objeto de um preceito".

Muitas pessoas estao somente cantarolando a cançao funesta da tristeza, enquanto Deus tem um mar de alegria para nos dar em Cristo Jesus. Talvez voce já perdeu a alegria em virtudes de muitos problemas e males dessa vida fugaz, porém devemos perceber que a fonte da alegria é o " Senhor".

O ostracismo desta vida tem usurpado a doçura da alegria em muitos corações mais existe um jardim de flores, de paz, de amor e de alegria que Jesus Cristo que é Deus a Segunda pessoa da santíssima trindade tem ofertado para o seu povo.

Dizem que a pior coisa do mundo é "tomar café frio", "tomar refrigerante sem gás", "comer bolacha mole", "andar varias horas com sapato apertado" e estar ao "lado de uma pessoa que só enxergar a vida pelo óculos das dificuldade e nunca demostra alegria no Senhor.

Jamais devemos esquecer que o Deus da Bíblia tem uma cançao de alegria para mim e para voce que o mundo nao conhece. Quando estudamos com detalhe o Novo Testamento percebemos que a essencia da sua mensagem é a alegria que vem de Deus.

A Bíblia diz que o Reino de Deus nao é comida nem bebida mas justiça , paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14 :17). O Novo Testamento começa com a alegria: E o anjo lhes disse: Nao temais, porque eis aqui vos trago novas de "grande alegria", que será para todo o povo é que hoje na cidade de Davi, vos nasceu hoje o salvador, que é Cristo o "Senhor". (Lc. 2:10-11) e termina com a alegria: Na manha da ressurreiçao "Jesus encheu" de alegria os coraçoes das mulheres ( Mt.28:8).

O erudito William Barclay um conhecedor das línguas originais diz que a palavra Chairein (grego) era a saudaçao das pessoas naquela época, tanto na conversa como nas cartas. Eles diziam : "Alegria seja contigo".

Paulo nos convida para "nos alegra-mos sempre no Senhor". A Alegria crista tem a potencia de contagiar outras pessoas. A alegria é uma marca dos cristaos, pois as boas novas nada mais é do que levar alegria aonde nao tem alegria celestial.

A Bíblia inicia em Genesis mostrando Deus criando o universo e o homem e isso sem dúvida foi com alegria e soberania e termina em Apocalipse com as bodas do cordeiro que nada mais é do que a explosao da alegria divina que percorrerá toda a eternidade em sua abundante graça.

John Piper em seu livro Teologia da Alegria, de fato mostra para nós a importancia de descobrirmos a alegria no Senhor e vivermos esta alegria. Piper deixa claro que este anseio é terapeutico e prazeroso e não pecaminoso, pois a centralidade desta alegria está nos planos de Deus ( Sal.37.4). Piper enfatiza que " o principal propósito do ser humano é glorificar a Deus AO alegrar-se nele para sempre".

Como eu falei Paulo nao estava num hotel fazenda quando escreveu está carta mas estava preso, porém a alegria que estava no seu coraçao estava solta contagiando as pessoas da sua época e a todos nós.

Thomas Watson esta certo quando diz: Mesmo quando tudo parece escuro á nossa volta, a alegria do cristão é a lâmpada que desvanece as trevas. G. K. Chesterton afirmou que a alegria é o extraordinário segredo do cristão. É, porém, um segredo que não deve ser mantido secreto; pelo contrário, é preciso divulgá-lo.

Certa vez, alguém perguntou a Moseley se achava que Jesus riu alguma vez: Nao sei, disse ele, mas certamente consertou a minha vida de tal modo que hoje eu posso sorrir. Pensando o que Moseley pronunciou, Issac Abbott afirmou que a alegria é o resultado da presença de Cristo "Senhor", de um sentimento de bem-estar "Nele" e um sentimento de conformidade para tudo que vier.

Que de fato a alegria do Senhor esteja com todos que estão em Cristo, pois como diz a Bíblia "Alegrai-vos sempre no Senhor"

Pastor Carlos A. Lopes
Teólogo