A igreja Primitiva não tinha as "vantagens"que alguns ministérios se orgulham de possuir e das quais dependem hoje em dia. Não tinham recursos providos por doadores ricos.
Seus pastores não possuíam credenciais de instituições acadêmicas famosas nem contavam com o apoio dos líderes políticos de sua época. A maioria de seus ministros havia passado tempo na cadeia e dificilmente se tornaria membro, quanto mais líder de igrejas como as nossas.
Qual era, de fato, o segredo de seu sucesso? Os cristãos da Igreja Primitiva sabiam orar para que a mão de Deus operasse com grande poder.
Quando alguém pediu a Charles Spuorgeon que explicasse o segredo de seu ministério extraordinário, o grande pregador inglês respondeu: "Meu povo ora por mim".
Agostinho disse: "Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você". A oração não é uma fuga das responsabilidades; é nossa resposta á capacidade de Deus. A verdadeira oração dá energia para servir e lutar.
(...)A igreja Primitiva acreditava firmemente na soberania de Deus e em seu plano perfeito para o seu povo. Convém observar, porém, que não permitiam que sua fé na soberania de Deus anulasse a responsabilidade humana, pois davam testemunho fiel e oravam.
Quando o povo de Deus perde o equilíbrio e enfatiza excessivamente a soberania de Deus ou a responsabilidade humana, a Igreja perde o poder. Mais uma vez, somos lembrados das palavras sábias de Agostinho: "Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de voce".
A fé em um Senhor soberano é um grande estímulo para o povo de Deus continuar servindo ao Senhor quando as coisas ficam difíceis. O nome de Jesus Cristo não perdeu o poder, mas muitos do povo de Deus não têm mais esse poder, pois deixaram de orar ao Deus soberano.
"Nada está além do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus". Não sei quem disse essas palavras, mas se trata de uma declaração verdadeira. Como sugeriu R.A.Torrey, o conhecido evangelista e educador:
" Ore por grandes coisas, espere grandes coisas, trabalhe para alcançar grandes coisas, mas acima de tudo, ore". A igreja Primitiva orou, e Deus respondeu com grande poder.
Extraído do livro Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento Volume I do Dr. Warren W. Wiersbe,PP.538,542,543. Escrito na íntegra sem nenhum acréscimo pelo pastor Carlos Augusto Lopes. Geo-gráfica e editora Ltda, Santo André - SP - Brasil
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo e pensador Cristão
Nenhum comentário:
Postar um comentário