Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.(Sa.63.1)
Na década de 80 muitas pessoas de várias partes do Brasil migraram para um lugar desconhecido chamado, "Curionópolis" no Pará. Eles estavam em busca de algo que poderia mudar as suas vidas, tirar eles da pobreza e dar uma dignidade naquela época de vacas magras.
Graças ao senhor "Aristeu" que estava a serviço de "Genésio Ferreira da Silva" proprietário da fazenda Três Barras foi descoberto o garimpo do ouro em "SERRA PELADA", que foi considerado a maior mina de ouro a céu aberto do mundo.
A imensa cava coberta de lama, fazia aqueles homens trabalharem de sol a sol escavando, carregando sacos de barro de 20 kilos em busca do ouro. O trabalho era duro, desgastante, mais o sonho de buscar e achar o ouro fazia eles ficarem.
Seu "JOSE LOPES" um dos garimpeiros de SERRA PELADA em seu testemunho disse: "A primeira vez que me deparei com Serra Pelada TIVE VONTADE DE VOLTAR , MAIS O DESEJO DE BUSCAR O OURO E ENRICAR ME FEZ FICAR".
Os estudiosos dizem que Serra Pelada era um formigueiro humano, mais de 100 mil pessoas trabalharam na extração do metal precioso. A palavra "BAMBURRAR" no dialeto dos garimpeiros era achar ouro era "enricar".
Serra Pelada foi um modelo para o mundo todo de Busca, de utopia, de ir atrás do sonho, de pagar um preço alto em busca da felicidade, em busca do ouro.
Um dos fundamentos básicos da vida cristã é ter uma "vida de oração" e de "busca do Senhor". A Bíblia constantemente nos chama para mergulharmos na busca obstinado de Deus. Com isso ela nos dá promessas que podem enriquecer nosso relacionamento com o Todo Poderoso.
"Charles Spurgeon" o grande pregador inglés, falando sobre a "Busca de Deus" há um século atrás ele diz:
“Você quer esquecer sua tristeza? Quer livrar-se de seus cuidados? Então, vá, atire-se no mais profundo mar da divindade de Deus; perca-se na sua imensidão, e sairá dele completamente refrescado e revigorado. Não conheço coisa que possa confortar mais a alma, acalmar as ondas de tristeza e da mágoa, pacificar os ventos da provação do que uma busca uma meditação piedosa a respeito de Deus”.
A lei áurea do Reino de Deus é "Buscar ao Senhor enquanto se pode achar". Todas as vezes na história que o povo de Deus teve um senso simplesmente religioso e não buscou a Deus de todo o coração não ouve derramar de Deus e nem obediencia a sua Lei.
Mais todas as vezes que as pessoas buscaram a Deus Ele sempre se apresentou como um Deus, Poderoso,Santo, Misericordioso, disposto a livrar o seu povo, perdoar seus pecados, curar suas feridas etc. Todas as vezes que as pessoas buscaram a Deus, de todo o coração ouve impulso missionário, temor no coração, vida transbordante, confisão de pecado, compromisso sério com Deus etc.
O estudioso “Andrew Murray”, foi convidado para pregar na Conferência Missionária em Nova Iorque em 1900, ele não pode ir em virtude da guerra mais escreveu sobre a vida dos "Morávios" e sua busca obstinado por Deus. Os moravianos influenciaram a igreja com o seu impulso missionário e a sua busca obstinada por Deus.
Poderíamos aqui falar de homens que buscaram a Deus de todo o seu coração. Homens que nutriram na sua alma uma busca obstinada por Deus. O que dizer de "Johm Wesley, Zinzendorf, Moody,Edwards,Studd,Brainerd", etc.
A palavra "BUSCAR" tem sido uma das palavras mais usadas na nossa geração. Todas as pessoas estão em busca de algo. Por isso dedicam seu tempo, sua força e sua vida neste projeto transitório. Muitos estão em busca:
1) Dos seus sonhos
2) Em busca da Felicidade
3) Em busca de Oportunidades
4) Em busca de uma porta de emprego
5) Em busca de um curso universitário
6) Em busca de um concurso público
7) Em busca da casa própria
8) Em busca de poder
9) Em busca de academicismo
Deus também deseja que nós o buscamos de "Todo o nosso coração e força". Buscar essas coisas alistadas a cima não tem nenhuma conotação de pecado, pelo contrário elas fazem parte da vida humana. Porém o anormal e loucura é buscar essas coisas e esquecer completamente de buscar a Deus. Agindo assim estamos quebrando uma regra básica da fé cristã dita por Jesus Cristo: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e a outras coisas vos serão acrescentada”.
Nosso senso de prioridades devem ser claros. Primeiro devemos buscar a Deus e honrar e glorificar o seu nome. Segundo devemos nos dedicar a nossa família como expressão da graça de Deus. Terceiro, devemos nos dedicar ao trabalho como benção de Deus para a nossa vida. Quarto devemos nutrir uma vida de lazer em sua forma mais digna e nobre.
Depois da ascensão de Cristo a Igreja Primitiva começou a buscar profundamente o Senhor. Foi justamente nesta "BUSCA" que a Bíblia diz que Deus se derramou sobre eles. O teólogo Warrem Wiersbe em seu livro “O que Acontece Quando as Igrejas Oram” diz que:
"A primeira reunião da igreja de Atos dos apóstolos não foi de milagres, não foi de estratégia missionária, não foi de negócios, não foi de pregação. A primeira reunião desta igreja foi de “BUSCAR” o Senhor em Oração".
Foi por que eles buscaram ao Senhor de Todo o Coração é que Deus:
1) Derramou sobre eles o seu Santo Espírito
2) Derramou sobre eles sinais e maravilhas
3) Derramou sobre eles ousadia para anunciar a Cristo.
4) Derramou sobre eles temor, confiança,intimidade e convicção de pecado
Atos dos A,póstolos mostra uma igreja em profunda busca obstinada por Deus em oração e essa busca é visível nas suas vidas e testemunho missiologal.
Parece que a geração de cristão pós-moderno está andando na contra mão da história cristã, pois queremos, poder, vida feliz, experiência com Deus, sem buscar a Ele, sem dar á mínima para a sua Palavra.
Caímos na conversa fácil do nosso ego que só vir na igreja está ótimo, está bom. Caímos na conversa fácil da presa, pois não temos mais tempo para buscarmos ao Senhor. Muitos usam o jargão: "Isso na verdade é tarefa dos líderes e não minha".
As pessoas passam mais tempo na Internet em suas variadas formas do que buscando a Deus. Passamos mais tempo em nossos projetos pessoas do que buscando a Deus com fervor, dedicação e paixào nobre.
Quando estudamos a palavra "BUSCAR" na Bíblia percebemos, que ela aparece quase sempre no contexto ou em situação de "Crise", de "sofrimento", ou de profundo "deleite e regozijo" Vivemos também momento igual aonde as pessoas não estão buscando a Deus como deveriam buscar.
Não seria o momento de buscarmos arrependimento, de nos prostrarmos diante de Deus e mudarmos nossas atitudes religiosas?, parasitas, destituídas de paixão, de amor e zelo? Não seria por acaso o momento de buscarmos a Deus de todo o nosso coração, não importando se estamos no vale ou nos montes?
Somente nos dois livros de Crônicas o verbo "BUSCAR AO SENHOR", aparece "30" vezes. A Bíblia nos convoca para buscarmos a Deus de todo o coração?
Vejamos o que a Bíblia diz sobre isto.
1) Deut. 4.29 “ De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma”
2) I Cr. 16.11-Sal.105.4 “ Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença.
3) I Cr. 7.14 “ Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atento os meus ouvidos á oração que se fizer neste lugar. As marcas do verdadeiro avivamento: A) coração apaixonado por Deus b) Confissão de Pecado C) O mundo não me atraí mais D) coração apaixonado por pessoas.
4) Sal.9.10 “ Em ti, pois,, confiam os que conhecem o teu nome por que tu, Senhor não desamparas os que te buscam.
5) Sal.14.2-53.2 “ Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. (Jo. 4) Evan Roberts
6) Sal. 27.4 “ Uma coisa pedi ao Senhor e BUSCAREI que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida”.
7) Is. 55.6 “ Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, por que é rico em perdoar”.
8) Jer.29. 12-13 “ Então, me invocareis, passareis a orar a mim e eu vos ouvirei. Buscar-me eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”.
9) Lam.Jer.3.25 “ Bom é o Senhor para os que esperam por ele. Para a alma que o buscam”
10) Am. 5. 6-8 “ Buscai ao Senhor e vivei; O Senhor é o seu nome”
11) Lc. 11.9 “Pedi, e dar-se vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se lhe á”
12) Mt. 6.33 “ Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”.
13) Cl. 3.1 “ Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, Buscai, as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado a direita de Deus
Quando olhamos o salmo 63, percebemos que ele foi escrito no contexto da revolta de Absalão filho de Davi. Ele retrata o desejo do salmista de buscar a Deus. O erudito Dr. Derek Kidner, diz que o título no texto canônico identifica o cenário desolado que deu origem a estes pensamentos, e a mensão do rei no V. 11 indica a ocasião em que Absalão, e não Saul, fê-lo refugiar-se no deserto de Judá.
O cansaço de Davi, em virtude da fuga se mistura com sua fé e sua busca obstinada por Deus , em meio as lutas e as diversidades da vida.
Este salmo real não é marcado por um estranho que esta tateando por Deus, o salmista conhecia o seu Senhor, e sabia que somente "Ele' é o nosso refúgio e refrigério.
Dr. Kindner , nos lembra que a simplicidade e a intrepidez de "Tu és meu Deus" é o segredo de tudo quanto segue, pois este relacionamento é o âmago da aliança, desde os tempos dos patriarcas até ao dia de hoje ( Gn.17.8;Hb.8.10).
Davi expressa a sua fé em Deus dizendo:
1) Ó Deus, tu és o meu Deus forte.
2) Eu te busco ansiosamente,
3) A minha alma tem sede de ti; o meu corpo te almeja,
4) O salmista expressa sua busca dizendo: "Tua graça é melhor que a vida".
Os homens de Serra Pelada enfrentaram todo aquele sofrindo em busca de ouro, alguns perderam a sua vida, outros nunca encontram nada.
Deus, convoca o seu povo para "BUSCAR" a sua face como fez Davi no "Deserto de Judá", pois Deus é melhor do que mil toneladas de ouro. Em Serra Pelada, alguns encontraram ouro, outros nunca encontraram, outros até hoje ainda sonha em encontrar, porém no Reino de Deus e na sua economia é diferente,pois todos que buscam ao Senhor, pela sua maravilhosa graça irão encontrar como temos visto nos capítulos acima.
Nosso Desejo é que todos nós em 2011, possamos estar enquadrado no salmo 24.6 que diz: “Essa é a geração dos que buscam a face do Deus de Jacó”. Que Deus nos ajude e nos de força para buscarmos a sua face, sua vontade e presença em 2011
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo - Feliz 2011
2 comentários:
Diante de tudo isso. Imagino um Deus irado com todos nós, pois em vez de vivermos sobre a piedade, evangelização e renuncia, vivemos sobre o regime desse mundo e comendo das oferendas que essa sociedade globalizada nos propicia.
A minha oração é que o espírito de Deus nos traga de volta a sensibilidade para vivermos segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.
http://esopoe.blogspot.com/2010/12/nossa-incessante-busca.html
Devemos, sim de todo coração buscarmos ao Senhor.
Postar um comentário