No Princípio criou Deus os Céus e a Terra (Gn.1.1)
Em linguagem teológica Deus é o Único Ser Eterno, causou todas as coisas e não foi causado por nada. De Eternidade a Eternidade Ele é Deus diz o santo livro.
Somente Ele o Eterno é que Existia, nada além Dele existia e nada além Dele poderia dar vida e dignidade, beleza e simetria.
Nada poderíamos saber de sua majestade, soberania e graça, porem Deus não se escondeu no véu impermeável da eternidade e nem se escondeu na masmorra intocável de sua glória e santidade.
O silencio inviolável do Deus Trino é quebrado na regência inquestionável de sua voz que brada retumbante até os dias de hoje ecoando a bela canção divinal: “E Disse Deus”
A candura de Deus e a sua voz soberana cria, decora e enfeita o universo. Em Genesis o universo pelo Ato soberano de Deus veio a existir e este existir tem rima, ritmo e dinamismo, contudo tem beleza, coroação, respeito , brilho e mistério.
No Primeiro livro da Bíblia, Deus o Eterno se revela, se mostra se aproxima e com isto outra existência ocorre no percurso santo da criação.
Deus se deixa conhecer e o conhecimento do seu Ser é o víeis de tudo que é sagrado, belo e fulgor
É no Conhecimento de Deus que eu entendo a minha existência, propósito e destino. É no Conhecimento de Deus e de sua revelação que eu respondo a poética, filosófica e teológica pergunta: De onde eu vim, o que estou fazendo aqui e para onde eu irei!
Neste ato simétrico a afirmação militar do Imperador César “ Vi, Vim e Venci” pode ser parafraseada por “Fui Criado, Fui Amado e Fui Chamado”.
Fora de Deus não existe e nem existirá conhecimento do seu Ser e nem conhecimento seguro de suas obras. Sem o Ato Soberano de Deus não existiria o Universo com sua beleza e complexidade.
Sem a Auto Revelação de Deus, não existiria o conhecimento prático de sua pessoa e com isto não existiria a Bíblia e nem a teologia ciência esta que estuda Deus e tudo que está relacionado a Ele.
Na verdade sem o ato criativo de Deus nada existiria, pois o nada não produz absolutamente nada. Com isto não existiria o homem este ser pensante e inquietante.
O homem pela vontade divina também cria não a criação oriunda de Deus, pois ele não é Deus é criatura mais a criação que Deus estabeleceu que ele criasse. O ser-humano não é um agente passivo na criação de Deus mais ele é um agente ativo no mundo de Deus e suas atitudes serão avaliadas e julgadas por Deus.
Se o homem não fosse criado por Deus não haveria criação humana, invenção antropológica, conquistas, mundo das idéias, pensamentos, argumentos, projetos, sentimentos, sonhos, realizações, afetos sociedade ,família e religião,pois o homem não é fruto colhido do polmar da mutação e do acaso, pelo contrário ele faz parte da teia sagrada do berechin bíblico.
O homem é a coroa da criação de Deus mais ele não é o centro do universo, pois a centralidade do universo é Deus o criador inquestionável.
Deus do nada criou tudo e não precisou de nada para criar o que hoje existe. O criador também é o sustentador de tudo e do seu trono Ele governa com maestria e soberania o mundo e se deleita na sua criação.
Em sua bondade Deus preparou uma casa para os homens habitarem. Em linguagem poética poderíamos dizer que o eterno fez uma tenda para nós morarmos. Em linguagem teológica ai esta a graça comum de Deus, suprindo as necessidades humanas. Deus nos dá pão, alimento,salvação, proteção, alegria, suprimento oriundos da sua majestosa criação.
O mundo foi criado fora de Deus e com isto Deus é transcendente e divinamente imanente ou seja esta “fora” mais também esta “dentro” e isso não é panteísmo barato que reduz a divindade dizendo que “tudo” é Deus assassinando no ninho a bela doutrina da criação.
Pelo contrário Deus é um Ser auto Existente e fato é que nada existe fora Dele. Deus é Independente, pois, Ele não depende do universo criado. Ele é Deus eterno e se completa em si mesmo.
Deus é Auto Suficiente e criou o mundo não por que estava entediado ou em solidão como os mortais mais Ele criou o universo com um propósito claro e santo. Deus o Deus Auto Suficiente criou tudo para o louvor da sua glória.
Nós mortais é que dependemos dele em tudo, mais ele nada depende de nós ou da sua criação. Ele é livre, soberano, gracioso, criador, onisciente, onipotente, onipresente, majestoso o Grande Eu Sou.
As palavras de Gênesis devem sempre fazer parte da nossa existência: “No Princípio Criou Deus os Céus e a Terra”.
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário