sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FILHOS: MAGNITUDE DO AMOR DE DEUS - REFLEXÃO E POESIA.


Herança do Senhor sao os filhos; o fruto do ventre, seu galardão (Salmo 127.3)

Filhos
Parte da minha vida, da minha história.
Com eles me torno criança, me divirto, me refaço em meus conceitos.
Com eles percorro minha própria infância , trilho novos caminhos.
Com eles me completo, me torno melhor...
Eles que me fazem tão bem!

Vibrei, chorei com a sua vida desde o ventre.
Fiquei maravilhada com cada movimento.
Chorei exaustivamente com o choro logo que nasceu.
Ao vê-lo pela primeira vez pude sentir profundamente
a magnitude do Amor de Deus.
Maravilhei-me com o que o Pai o eterno me deu de presente.

Como não emocionar-se com o primeiro sorriso,
Com a primeira palavra, com os primeiros passos,
Como não embriagar-se neste amor materno?!

Ah, Filhos...
Queria conseguir explicá-los, descrevê-los.
Porém, seria uma tentativa inútil.
As palavras jamais alcançarão este amor incondicional que sinto e que pulsa dentro de mim!

Orgulho-me, encanto-me ao vê-los crescendo, ao perceber seus traços sendo definidos, sua personalidade se formando...
Vê-los se amando como irmãos, sendo tão cúmplices na bagunça,
tão amigos nas brincadeiras, tão carinhosos num momento de dor,
só me da a certeza de que ser mãe é o papel mais edificante e mais marcante na vida de uma mulher!

Vânia Martins
Psicóloga

domingo, 26 de outubro de 2008

QUARTA CONFERENCIA TEOLÓGICA DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO SUL: A RELIGIÃO DE DARWIN - TEORIA DA EVOLUÇÃO E O MITO DA CIENCIA E DA RELIGIÃO/21,22/11


A Religião de DARWIN
Autor: Dr. Roberto Ramos


Em "A Religião de DARWIN", prefaciado pelo conhecido escritor e professor do Haggai: Pr. Paulo Solonca, o Dr. Roberto Ramos nos oferece um verdadeiro curso sobre "criação x evolução" - o que há de verdade e mito nestas duas correntes de pensamento! Qual de fato foi o legado de Charles Darwin, suas pesquisas e obras, e o que há de especulação e inverdades em suas teorias.

Um obra abalizada e bem escrita por um cientista brasileiro e evangélico que sabe se comunicar com facilidade e precisão com seus leitores. Um texto gostoso de ler num livro de 168 páginas de muita descoberta, curiosidades bíblicas e científicas. Uma obra necessária a todo pastor, professor, seminarista, missionário e estudante sério das Escrituras.

Um livro altamente recomendado para todas as pessoas que gostariam de saber a verdade sobre a "evolução ou criação" do universo em geral e dos seres humanos em particular.

Conheça um pouco mais sobre esse cientista e professor cristão brasileiro: Dr. Roberto Ramos: Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1959, é casado com Myriam Pereira Botelho Ramos, e possui dois filhos, Robson (20) e Renan (12). Doutorou-se em Física Atômica e Molecular na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2001, a mesma Universidade onde havia se graduado em Física, no ano de 1990
Durante os anos de 1993 a 1995, fez Mestrado em Física de Plasmas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, SP, e nesse mesmo período, participou de um grupo de pesquisas no Laboratório Associado de Plasmas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LAP-INPE), onde desenvolveu sua Monografia de conclusão do Mestrado.


No início de sua formação acadêmica, no Rio de Janeiro, estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, onde, em 1983, recebeu o grau de Bacharel em Teologia. No ano seguinte, foi ordenado ao ministério pastoral pela Igreja Batista em Senador Camará, RJ, e mudou-se para Florianópolis, onde pastoreou a Igreja Batista em Campinas, em São José, na Grande Florianópolis, SC. Durante os anos de 1991 a 1994 pastoreou a Primeira Igreja Batista em São Sebastião, no litoral paulista, e em 1996, retornou para Florianópolis, para organizar a igreja da qual é pastor até hoje, a Igreja Batista Central do Kobrasol.

No ano de 1999, organizou o Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), um centro de tratamento para dependentes químicos, do qual é o presidente, e que atende mulheres, de todas as idades, portadoras de dependência química. Atua como diretor do Instituto Batista de Educação, em Florianópolis, onde também leciona as disciplinas de Teologia Sistemática, Grego e Exegese do Novo Testamento. Atuou como professor substituto de Física na Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Universitária de Blumenau. Tem participado de congressos e seminários como conferencista, principalmente sobre evolucionismo x cristianismo.

Dr. Roberto Ramos será o preletor oficial da nossa Conferencia Teológica. Nesta ocasiào ele estará lançando o seu livro A Religião de Darwin, lançado pela editora ABBA PRESS

A Conferencia será realizada no Centro de Atividades da ADI

A inscrição é de 10 reais por pessoa

A data é nos dias 21, 22 de Novembro de 2009

Programa:

21/11 - Início da Conferencia as 14.00 horas até as 17.30 com intervalo para coff breack
21/11 - Segunda Palestra as 19:30 minutos
21/11 - Lançamento do Livro do Dr. Roberto Ramos

22/11 Terceira Palestra as 9.30 minutos
22/11 Término da Conferencia as 12:00 horas

Realização: Seminário Teológico do Sul - Tubarão Santa Catarina
Contato: 48 - 3626 4756; 36261171 - pastorcarloslopes@hotmail.com

Apóio: STS( Seminário Teológico do Sul) ABBA (Associação Beneficente Braço Amigo), CONPET ( Conselho de Pastores de Tubarao e Regiao) , SOS - Vida, ADI (Assembléia de Deus Independente)

Ajudando a Igreja Brasileira a ser Igreja de Cristo

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A COMPLEXIDADE DE SER PAI: CAMINHOS DE TERNURA E RESPONSABILIDADE. UMA HOMENAGEM A ESSES VARÕES ESPECIAIS.

Uma infância feliz é o maior presente que os pais podem dar aos filhos.

Quando Deus criou o universo e conseguinte o homem Ele concedeu para este ser inquietante e complexo o doce privilégio de ser Pai. A palavra grega Pater está relacionada á raiz que significa protetor e também aquele que é nutridor. Alguém com sabedoria disse que os pais devem a seus filhos três coisas importantes: “Exemplo, Exemplo e Exemplo”.

O reverendo Theodore Hersburgh afirmou que a coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles. Bill Vaughan disse que a gente se sente um tanto humilde por ter sido criança, quando tudo era culpa das crianças, e, pai ou mãe, numa época em que tudo é culpa dos pais.

Assim como os pais tem responsabilidade diante de Deus dos homens e da sociedade organizada, os filhos que são herança do Senhor devem amar seus pais com toda alegria e fervor.

Mas do que um presente com a estampa do dever realizado os filhos devem amar diariamente seus pais e isso se traduz em respeito, afeto, amor, carinho, honra, gratidão etc. Em nossa sociedade consumista muitos filhos acham que comprando um presente qualquer podem abafar os desaforos e a falta de respeito ao longo dos anos contra seus pais.

Os filhos devem aprender que na complexidade da vida os pais são orvalhos que gotejam em nossa face, são bálsamo que perfumam nossa vida, é remédio que alivia nossa dor é abrigo em tempo de nevasca.

O Poema de Vinícius de Morais “ Elegia na Morte de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, Poeta e Cidadão” é uma riqueza de detalhes entre pai e filho, entre o antes e agora vazio lugar.

Vinicius de Moraes retrata em poema sua dor e saudade da casa paterna e do abraço gostoso do pai que agora já não existe mais.

“ Deste-nos pobreza e amor, o dom da poesia e a capacidade de amar” “ és pai do menino que fui”. “Ah, dor! Quisera tanto Ser de novo criança em teus braços e ficar admirando tuas mãos”.


Quem te ensinou as doces cantigas Com que embalavas meu dormir?”. “ por tudo o que não nos deste Obrigado, meu pai”.


A figura do Pai humano remonta a pessoa de Deus que é “Pai e Amigo”, “Senhor e Ajudador”, “Soberano e Doce”, “Eterno mas sempre Presente” na complexidade da raça humana. Encerro essa homenagem aos pais com o tributo Bíblico que diz: “Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo e vós pais, não provoqueis vossos filhos á ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef.6.1-4).

Um forte abraço a todos os pais que no vai e vem da vida lutam para criar seus filhos


Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo











quarta-feira, 23 de julho de 2008

QUANDO FORES PERSEGUIDO LEMBRA DESSAS PALAVRAS.


EU, PORÉM, VOS DIGO: AMAI OS VOSSOS INIMIGOS E ORAI PELOS QUE VOS PERSEGUEM; PARA QUE TORNEIS FILHOS DO VOSSO PAI CELESTE"Palavras Do Nosso Senhor Jesus Cristo No Início Do Seu Ministério Jesus Cristo Foi Crucificado Pela Barbárie Romana-Judaica Mas Ressuscitou Ao Terceiro Dia e está assentado a direta de Deus Pai o Todo Poderoso"


DEVEMOS ENFRENTAR A VOSSA CAPACIDADE DE INFLIGIR SOFRIMENTO COM A NOSSA CAPACIDADE DE AGUENTAR SOFRIMENTO. CONFRONTAREMOS A VOSSA FORÇA FÍSICA COM A FORÇA DA ALMA. FAZEI CONOSCO O QUE QUISERDES E NÓS AINDA VOS AMAREMOS

"PALAVRAS DO PASTOR NEGRO DR. MARTIN LUTHER KING PREMIO NOBEL DA PAZ MORTO A TRAIÇÃO EM 1968 EM VIRTUDE DE SUA LUTA CONTRA O RACISMO E A INJUSTIÇA SOCIAL"


QUE O SAGRADO NOME DE DEUS NUNCA SEJA USADO COMO JUSTIFICATIVA PARA O ÓDIO. QUE ELE NUNCA SEJA USADO COMO DESCULPA PARA A INTOLERÂNCIA E PARA A VIOLÊNCIA.

"JOÃO PAULO II"


PELO CONTRÁRIO, SE TEU INIMIGO TIVER FOME, DÁ LHE DE COMER; SE TIVER SEDE, DÁ-LHE DE BEBER; PORQUE, FAZENDO ISTO, AMONTOARÁS BRASAS VIVAS SOBRE A SUA CABEÇA.

"PALAVRAS DO APÓSTOLO SÃO PAULO PARA OS IRMÃOS DE ROMA
PAULO FOI MORTO NO PERÍODO DO DÉSPOTA NERO".

POIS ELE, QUANDO ULTRAJADO, NÃO REVIDAVA COM ULTRAJE; QUANDO MALTRATADO, NÃO FAZIA AMEAÇAS, MAS ENTREGAVA-SE ÁQUELE QUE JULGA RETAMENTE

"PALAVRAS DO APÓSTOLO SÃO PEDRO REFERINDO-SE A JESUS CRISTO.
PEDRO FOI MORTO EM VIRTUDE DAS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS NO INÍCIO DA IGREJA"

SE PRESTARMOS ATENÇÃO A JESUS CRISTO, QUE VAI ADIANTE DE NÓS PASSO A PASSO, NÃO NOS DESVIAREMOS. ISTO É O FIM (...) PORÉM PARA MIM É O INÍCIO DA VIDA "PALAVRAS DE DIETRICH BONHEFFER TEÓLOGO ALEMÃO, MORTO AOS 39 ANOS PELOS SOLDADOS DE ADOLF HITLER"

SEJA FEITA A VONTADE DO SENHOR! ENTÃO ELE ORDENOU QUE RECEBESSEM AMAVELMENTE A SEUS INIMIGOS E LHES DESSEM DE COMER(...)VOCÊ AMEAÇA COM O FOGO QUE ARDE POR ALGUM TEMPO E DEPOIS SE APAGA, PORQUE VOCÊ NÃO CONHECE O FOGO DO JUÍZO FINAL, QUE ESTÁ RESERVADO PARA OS ÍMPIOS."PALAVRAS DO BISPO POLICARPO ANTES DE SER MORTO PELO SEUS INIMIGOS NA FOGUEIRA".

PERMANECEI FIRMES NA FÉ, AMAI-VOS UNS AOS OUTROS E NÃO VOS ENTRISTEÇAIS COM O NOSSO MARTÍRIO"PALAVRAS DE PERPÉTUA ANTES DE SER MORTA POR CAUSA DA FÉ POR UM GLADIADOR".


Pastor Carlos Augusto Lopes

quinta-feira, 10 de julho de 2008

HISTÓRIA CRISTÃ NA PERSPECTIVA DO CUBANO JUSTO L. GONZÁLEZ.


Para Justo L. Gonzalez O presente é sempre inconcluso e espera a revelação do futuro. Historiador cubano diz que quanto mais perto estamos dos acontecimentos, mais difícil é medir sua importância. Na metade do século passado, quando estudante do Ensino Médio, o adolescente cubano Justo Gonzalez não gostava nem um pouco de história. A matéria de sua preferência era matemática.

O rapaz preferia estudar menos e raciocinar mais. Sua mente era avessa a decoreba. Ele não gostava de memorizar nomes, lugares nem datas — sem os quais não é possível aprender história. Contudo, as coisas mudaram e Justo Gonzalez é hoje um respeitado historiador e autor de vários títulos de história, dois deles publicados no Brasil: Uma História Ilustrada do Cristianismo (dez volumes) e Uma História do Pensamento Cristão (três volumes).

Nascido em Havana, Justo Gonzalez, 69 anos, é bacharel em teologia pelo Seminário Evangélico de Matanzas, em Cuba, e doutor em filosofia na área de teologia histórica pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. É casado com a professora de história Catherine Gunsalus Gonzalez, e mora em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, onde se dedica ao ensino, pesquisa e produção de livros.

Suas pesquisas históricas levaram-no a afirmar: “Eu me tornei cada vez mais consciente da graça e do amor de Deus a quem a teologia de todas as eras procurou testemunhar”.
Ultimato – Como surgiu sua paixão pela história?

Gonzalez – Foi estudando teologia no seminário que comecei a me interessar pela história. Pouco antes, estudando filosofia, já tinha percebido que a melhor maneira de apresentar a filosofia ao estudante era apresentando a história da filosofia. E, ao estudar teologia, acontecia algo parecido. O professor de teologia sistemática repetidamente recorria a Calvino, Lutero, ou a algum dos Pais da Igreja. Comecei a ler Dogmática Eclesiástica, de Karl Barth, pois me disseram que era um livro importantíssimo. Nele vi que o raciocínio de Barth se fundamentava sobre um profundo conhecimento da história da teologia. Logo, meu interesse pela história foi e continua sendo um interesse teológico.

Ultimato – Em 1985, portanto há mais de vinte anos, o sr. escreveu o último volume de Uma História Ilustrada do Cristianismo, intitulado A Era Inconclusa. Quais seriam os desafios do mundo moderno não mencionado nesse volume?

Gonzalez – Naturalmente, temos de falar, antes de tudo, dos desafios da pós-modernidade. Os metarrelatos da modernidade perdem força rapidamente. Isso libera a teologia e a igreja do racionalismo progressista e ultra-otimista da modernidade. Mas, ao mesmo tempo, nos coloca o desafio de redescobrir o que é ser igreja obediente a Cristo numa era em que os metarrelatos parecem desfazer-se. O segundo desafio é descobrir como ser uma só igreja quando essa igreja faz parte de grande variedade de contextos e culturas. Hoje a maioria dos cristãos já não está no Norte do Atlântico, e sim no hemisfério Sul.

Muitos cristãos pertencem a igrejas autônomas cujas práticas, organização e rituais contrastam com os das igrejas do Norte do Atlântico. Como aceitar uns aos outros como irmãos em Cristo, quando temos diferenças tão profundas entre nós? É necessário incluir uma reflexão cuidadosa sobre o pentencostalismo e sua relação com as igrejas tradicionais. O terceiro é compreender melhor o Islã e sua relação com o cristianismo e o judaísmo.

Ultimato – Haverá um 11º volume de sua História do Cristianismo? Temos acontecimentos suficientes para encher mais duzentas páginas da história destes últimos vinte anos? Como o sr. chamaria a era atual?

Gonzalez – Sim, temos material para escrever mais de 2 mil páginas. O problema é que quanto mais perto estamos dos acontecimentos, mais difícil é medir sua importância. O século 21 está muito perto de nós, que vivemos nele. Por isso é tão difícil saber a importância que terão a Guerra do Iraque ou as últimas eleições em uma grande potência, ou algum debate entre as igrejas. Neste caso, o volume 10 passaria a ser A Era das Grandes Transições e o 11 seria A Era Inconclusa, porque o presente sempre é inconcluso, sempre espera a revelação do futuro.

Ultimato – Se o sr. pudesse escrever o último volume de Uma História Ilustrada do Cristianismo e o chamasse de A Era Conclusa, e não inconclusa, o fim da história seria o cumprimento da Grande Comissão ou a parusia?

Gonzalez – Nenhum dos dois. A única conclusão definitiva é o estabelecimento do reino de Deus.

Ultimato – Todos os seus livros são na área de história da igreja cristã?

Gonzalez – Não. Possivelmente escrevi mais sobre a Bíblia que sobre história. Mas a maioria destes livros foram escritos em inglês e não foram traduzidos para o espanhol nem para o português. Escrevi também algo sobre teologia.

Ultimato – Muitos ateus creditam sua descrença à turbulenta história da humanidade, em particular aos horrores cometidos em nome da religião e de Deus.

Gonzalez – Eles têm razão de sobra para pensar assim. A história da humanidade mostra repetidamente que do fanatismo religioso para a violência religiosa é apenas um passo. Mas também, em nome do ateísmo e de seus irmãos gêmeos, o orgulho humano e a intolerância religiosa, causaram grandes tragédias. E se não as causaram, isto se deve acima de tudo não ao fato de o ateísmo ser pacífico ou benevolente, e sim ao fato de que, afinal de contas, existem poucos ateus.

Ultimato – A Igreja Metodista do Brasil, em seu 18º Concílio Geral, reunido em julho de 2006, se retirou de organismos ecumênicos que têm a presença da Igreja Católica Romana e de grupos não-cristãos, depois de alguns anos de comprometimento ecumênico. O que o sr. tem a dizer sobre isso?

Gonzalez – Que é mais um sinal do pecado que nos divide e do qual todos somos culpados, tanto protestantes como católicos. Com certeza, a Igreja Católica deixa muito a desejar de uma perspectiva evangélica. Mas um cristianismo que odeia ou repudia outros simplesmente por razões raciais, culturais e teológicas não merece chamar-se Evangelho de Jesus Cristo!

Ultimato – O que tem causado mais prejuízo para a Igreja no correr da história: os extremos do fundamentalismo ou os extremos do liberalismo?

Gonzalez – Ambos. Os dois são produtos da modernidade, embora o segundo se chame “modernismo” e o primeiro, não. Ambos abandonam boa parte da fé e as perspectivas cristãs da igreja antiga. Falo sobre isto no livro Retorno a la Historia del Pensamiento Cristiano (Retorno à história do pensamento cristão), no qual sugiro que existe um terceiro sistema que, além de não ser nem fundamentalista nem liberal (nem uma posição intermediária entre ambos), é mais fiel à fé da igreja antiga e possivelmente também ao Novo Testamento.

Ultimato – Quando o sr. se mudou para os Estados Unidos?

Gonzalez – Fui estudar nos Estados Unidos em 1957 (dois anos antes da Revolução). Terminei em 1961, dois meses depois da invasão norte-americana à Praia Girón (ou Bahia de Cochinos). Naquele momento o governo cubano se mostrava muito resistente a permitir que os cubanos que estavam nos Estados Unidos voltassem para Cuba. Então fui para Porto Rico, onde lecionei no Seminário Evangélico de Teologia até 1969, quando me mudei para Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, onde moro até hoje.

Ultimato – Como cidadão cubano vivendo há vários anos nos Estados Unidos, como o sr. vê o bloqueio norte-americano a Cuba?

Gonzalez – O bloqueio, além de ser cruel, é estúpido e inoperante. É cruel porque priva os cubanos mais necessitados de muitos artigos de primeira necessidade (artigos dos quais os líderes do governo gozam como se não houvesse bloqueio). É estúpido porque oferece ao governo cubano desculpas para qualquer fracasso, escassez ou outras dificuldades. É inoperante porque sempre há meios de o governo prover-se do que deseja, recorrendo a outras fontes.

Mantém-se unicamente pela influência política de um setor de exilados cubanos que em 2000 deram a Bush a vitória na Flórida e, portanto, a presidência dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos mesmo, quem se opõe ao bloqueio não são apenas os “liberais” ou a esquerda, mas também os comerciantes e capitalistas, que se vêem impedidos de fazer investimentos em Cuba, enquanto outros o podem fazer.
Fonte: ULTIMATO

Pastor Carlos Augusto Lopes

quarta-feira, 25 de junho de 2008

UM DIA INCOMUM:O CHORO PODE DURAR UMA NOITE MAIS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ.


Hoje poderia ser apenas mais um dia nublado, cinzento e frio como qualquer outro. Poderia ser... mas não é.

Este dia fará parte da história da minha vida como o dia em que PERDI.

Novamente, perdi em um aborto não apenas um feto de seis semanas, perdi meu bebê, meu filhinho. Perdi o privilégio de trocar suas fraldas, de embalá-lo em meus braços, de receber cada sorriso, de ver o primeiro passinho, o primeiro dentinho, de levá-lo à escola, enfim, de vê-lo crescer.

Hoje poderia ser apenas mais um dia daqueles tristes, marcados pela perda, pela dor, pela tristeza. Poderia ser... mas não é.

Este dia fará parte da história da minha vida como o dia em que GANHEI.

Ganhei a certeza de que estou cercada por pessoas que me amam. Pessoas que para me ver bem deixaram seus afazeres para cuidar dos meus; desmarcaram seus compromissos para ficar pertinho de mim, enxugando cada lágrima... elevando a Deus suas súplicas em meu favor.

PERDI um sonho. Porém não perdi a fé, a esperança, a certeza que em todo tempo sou cuidada por um Pai de amor, SOBERANO, carinhoso, próximo...

GANHEI a convicção de que a vivência nos traz maior entendimento da Palavra de Deus. "Em tudo somos atribulados, porém não desanimados; abatidos, porém não destruídos...", "...entristecidos, mas sempre alegres...".

Novamente comprovei que paz e alegria de espírito não têm a ver com situações, e sim, com relacionamento com Deus.

Tenho ciência das minhas limitações, da minha dor... Não compreendo todas as coisas, mas SEI que as misericórdias de Deus se renovam sobre minha vida a cada dia. Tenho CERTEZA que o meu Deus é Deus que realiza sonhos e desejos do coração, por isso, coloco diante d'Ele os meus.

SEI que ele trocara toda a tristeza por uma alegria incalculável.



Carla Grigório Costa
Bacharel em Teologia e em Administração (Udesc) é mineira e casada com Pr. Dennes Costa tem um filhinho chamado Mateus e reside em Florianópolis (SC) dentre tantas coisas ministra louvor na PIB.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

IGREJA: LUGAR DE AMIZADE E COMUNHÃO

O período que nos estamos vivendo é marcado pelo isolamento das pessoas e por um individualismo frio e indiferente. O mundo que chegou na casa dos 6. bilhões e 300 milhões de pessoas é um mundo marcado pelo rompimento das amizades profundas e do amor ao próximo.

O escritor Charles Swindoll disse que não conhece nada mais mortífero do que o isolamento, nenhuma outra influência tem mais ação destrutiva sobre a saúde mental e física que o afastamento de pessoas.

Não são poucas as pessoas que estão sofrendo porque não tem amizades sadias e também porque se trancam no seu próprio castelo. O velho ditado secular já diz que ninguém é uma ilha, pois somos seres gregários.

O mundo tem perdido a noção básica do envolvimento, do ajuntamento, do estar próximo. Tudo isso foi trocado pela pressa contemporânea que não tem mais tempo para se relacionar. As pessoas têm perdido as velhas frases que marcarão as velhas gerações: Como vai! Tudo bem com você! Bom dia! Precisa de ajuda etc.

Às vezes está doença do mundo tem penetrado o limiar da igreja contemporânea.Não são poucas as pessoas que tem uma fé isolada, individualizada, voltada para si e não para os outros. Às vezes nós cristão estamos tão ocupados, tão atarefados que não temos, mas tempo de nos visitar, orar, louvar, celebrar a comunhão e a unidade conquistada por Cristo no calvário.

Eu e você não podemos jamais esquecer as velhas palavras bíblicas que diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At.2.42). Bruce Milne teólogo de grande eloqüência tem toda a razão quando ele insiste em dizer que a fé bíblica é indiscutivelmente comunitária o pentecostes foi essencialmente comunitário.

O Dr. Milne termina dizendo que a Escritura desconhece a “religião solitária”.Nosso desejo é que todos os “adeienses” desfrutem da dádiva da koinonia cristã, pois somos feitos a imagem de Deus “ Imago Dei” e somos seus filhos.
De fato como temos percebido aqui de maneira sintética porém séria e profunda todos nós que temos Cristo como Salvador e Senhor das nossas vidas estamos inseridos na família espiritual da fé cujo o Pai celestial nos convida para nos envolver na comunhão dos santos, fazendo novas amizades, se envolvendo com a igreja, com os irmãos em visitas em conversas sadias e compartilhando a fé, a esperança e o amor ,pois de fato a igreja é lugar de “amizade e comunhão”.

Sola Scriptura
Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo