quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Silencio- Uma Reflexão Em Meio as Vozes da Vida.


No silêncio e na quietude a alma devota faz progresso e aprende os mistérios escondidos nas Sagradas Escrituras (Tomás a Kempis).

Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo. Houve silêncio no céu cerca de meia hora ( Apocalipse 8.1)

Buzinas, muitas vozes, sinos, gargalhadas, berros,conversas, o mundo gira em torno de tudo, em torno do nada, em torno de nós. Nossa geração é a geração do protesto, da reividicação das tecladas no facebook, das dedilhadas. Seria errada convocar alguem para o silencio, seria errado chamar um grupo para se retirar em troco do caler-se para ouvir outra voz.

Em uma época, de alto falante humanos, falar em silêncio é pedir de mais para uma geração acostumada a falar de tudo mesmo sem ter profundidade, pesquisa, analise e auto reflexão.

A maior comunidade do mundo o facebook é uma escola de falar o tempo todo com os dedos, se fala de tudo e de todos, mensagens são colocadas sem a auto reflexão da alma, do cantinho do saber, o importante e eu teclar, como dizem, "teclar e preciso" , usando a filosofia inversa dos portugueses que diziam " navegar é preciso".

Todavia, devemos, por vez manter o silencio, por vez devemos nos recolher, devemos parar para refletir, devemos buscar nosso quarto em oração, devemos manter nossos labios fechados, somente com um único objetivo de ouvirmos a voz de Deus, priorizarmos este momento santo, encantador e profundo.

Nosso, silencio, deve ter motivo, alvo e meta, sim, deve ser por uma causa maior, por uma causa nobre. Meu silencio, não é para ser trocado pelo barulho do radio, pela musica gospel, pelos pregadores imediatista, pelas vozes que mas nos afastam de Deus do que nos aproximam. "Meu" silêncio, "Seu" silêncio, "Nosso" silêncio e para ouvirmos a Deus em sua Palavra, ouvirmos a Deus como fez Samuel, o profeta que em meio a voz do velho Eli e a sua voz, concluiu dizendo "Fala Senhor que o teu servo ouve". Devemos ouvir a Deus para mudarmos de vida, de foco, de visão, de conduta, de valores etc.

Só, pode, falar de Deus, quem fica no seu silêncio com Deus, ouvindo dele em sua Palavra as grandezas do Reino de Deus. De fato a doutrina da revelação deve ser contemplado com a doutrina do silêncio.

Que , pena, que nossa geração da presa, do barulho, do muito falar,das agendas lotadas, dos sinais sempre verde, da agitação, da ebuluencia e da efervecencia tem sido colocada como uma geração superficial, sem relacionamento profundo, totalmente desprovida do alento encantador do silencio com Deus e não o silencio de Deus. Somos a geração que fala atraves do teclado, mas não se cala diante da soberania de Deus. Precisamos resgatar o silencio na nossa nova e confusa espiritualidade, precisamos, ouvir de fato Deus, acima de homens, sistemas, esquemas elesiasticos etc.

Tenho , por, certo que as vezes que Deus queria calar o grande lider Paulo, Ele, colocava este servo de Deus na Prisão. As cartas das prisões paulinas, é fruto da graça divina, mas tambem do silencio que busca ouvir a voz de Deus e através disso falar das grandezas deste Deus e do seu Reino para os homens. Creio que Paulo quando ia para um lugar não buscava o melhor hotel mas á melhor a prisão, rsrs, pois, depois de falar coisas profundas e não rasas, ele por certo iria ser preso e no silêncio da masmorra, ele ouviria e se deliciaria com a voz de Deus.

Devo concordar , com Eugene Peterson, quando diz que as agendas lotadas da nova cristandade e dos pastores é sinal de falta de comunhào, silêncio, quebrantamento e espiritualidade sadia, pois, num redemoinho agitado, onde, minha vida devocional é eclipsada pelo orgulho da agenda lotada e dos muitos afazeres, isso é sinal de alerta e não de gloria.

Cale-se diante dele toda a terra ( Hb.2.20), o Salmo 46.10, também deixa isso claro "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus".Por isso, cale-se diante dele todos os homens e juntos ouviremos sua voz que é mais poderoso do que as aguas do mar. Devemos agasalhar em nosso coração as sábias palavras de João Calvino, o grande reformador, que com temor, orou ao Senhor dizendo: "Rogamos-te, Deus onipotente, dá que a Tua Palavra em nós não encontre um coração de pedra e uma cabeça de ferro, mas uma mente dócil que submeta a ti".

Carlos Augusto Lopes
Pastor da igreja ADI, Tubarão SC
Um dos coordenadores da Aliança Evangelica Brasileira

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ó PATRIA AMADA ABANDONADA SALVE-SALVE

De fato não existe melhor lugar para se morar do que o Brasil. Os brasileiros que saem daqui para fixar residência em outros países deste mundo de meu Deus são unânimes em dizer que o Brasil é o melhor lugar para se viver.
Nossa culinária, nossa cultura, nossa língua, nossa ginga, nossa alegria, nosso futebol as belezas naturais de norte a sul de leste a oeste o clima variado o calor humano de fato coloca o Brasil como um país atrativo e delicioso de morar.

Quando estava saindo junto com um grupo de brasileiros de Santiago do Chile para Mendonza na Argentina conosco estavam pessoas da Argentina do Chile e do México, quando cruzamos a Cordilheira dos Andes a nossa veia brasileira e o nosso sotaque animatório fez os hermanos falarem: Eles são brasileiros. Perguntamos por que vocês dizem que somos brasileiros? E responderam: Por causa da alegria estampado no rosto e do jeito cativante que os tupiniquins tem.

É bem verdade que a pátria amada tem lá seus problemas e eles são grandes basta olharmos pela janela da violência urbana, doméstica, pela ótica da política excêntrica e das falcatruas escondidas no lençol da bestialidade imoral. Basta olharmos pela ótica da pobreza da malandragem e do banditismo latente.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Ele é o país dos planos de saúde mas também é o pais das debilidades hospitalares e da falta de planejamento para os pobres que não tem nenhum auxílio.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Dos grandes casarões aos casebres que ainda cantam a velha canção “ era uma casa muito engraçada, não tinha teto não tinha nada (...)”.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste. Dos churrasquinhos de gato na beira da estrada que fazem a alegria de muitos a realidade dos grandes restaurantes nos lugares mas nobres. Do cachorro quente com duas salsichas em tom acebolado ao mais delicioso lanche burguês.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das estrada bem pavimentadas que dá gosto de passear com a família ao extremo das estradas esburacadas mal sinalizadas apelidadas de rodovia da morte. Dos carros velhos com dizeres filosóficos como: “ é veio mas ta pago”, as multiplicidades de carros novos que circulam nosso país com todo o conforto e orgulho cujo vidro espelhado esta sempre fechado desfrutando do bom ar.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das roupas compradas a preço de nada nos brechós das esquinas as roupas mas caras das grandes refinadas lojas. Do vinho que custa cinco mil reais das bodegas importadas e envelhecidas a cachaça do bar da esquina do seu João que custa um real misturada com boldo ou butiá. Do relógio caríssimo da relojoaria granfinada ao relógio dos camelôs disfarçado de original.

De fato o Brasil é a nação do traste e do contraste, das favelas que devemos chamar de comunidades as belíssimas mansões dos multimilionários, dos megas salários ao raquítico salário mínimo, das megas igrejas as igrejas construídas de tijolo e barro de madeira e de sipó. Dos pastores ricos e famosos e dos pastores pobres esquecidos. De fato o Brasil do traste e do contraste é o Brasil socialmente dicotomizado, dessaranjado, convulsionado.

Ele investe em entretenimento fugaz e pouco investe em hospitais, creches, abrigos, albergues etc. Alguns brasileiros mostram na prática a ditadura do traste e do contraste. Eles estão na onda do Pet Shopp e gastam horrores com seu cãozinho mas não ligam muito para o menino de rua para o favelado para os que socialmente falando são derrotados, famintos, carentes de abraço, apoio, cuidado e por aí vai.

A música de Eduardo Dusek na década de oitenta “ Troca seu cachorro por uma criança pobre” já nem toca mas nas rádios e nem sensibiliza mas essa geração consumista e apressada, pois, vivemos uma onda niilista, narcisista e hedônica.

O Brasil nossa pátria “amada” e “abandonada” “salve-salve”, mostra para nós o contraste daqueles que tem vários empregos e daqueles que estão na fila dos desempregados, mostra para nós o trigo e o joio, mostra para nós o justo e o injusto, mostra para nós os honestos e os desonestos, mostra para nós os totalmente humanos e os totalmente corruptos, mostra para nós os que ainda sonham com dias melhores e também mostra para nós aqueles que perderam o sonho, a paixão, a utopia, o segredo da vida. O traste e o contraste não podem desalmar o brasileiro e nem destemperar o seu valor

De fato a lista do traste e do contraste é longa, contínua e deprimente, pois mostra um quadro que é difícil de ver e uma rapadura difícil de engolir. Como dizem os caboclos amazonense “ o cabra não sabe nem cuspi e já quer escarrar”. O contágio tanatológico da mitologia grega esta na estrutura silenciosa e agressiva do Brasil que tem o apoio de Zeus.

Na mitologia Grega Tânatos é o deus da morte e seu irmão é Hipno. Ele é o sono e tem poder de anestesiar e adormecer. Dizem que Hipno fazia as pessoas adormecerem enquanto Tânatos seu irmão os matava.

O contraste gritante do nosso Brasil deixa sonolenta a sociedade para a realidade do sofrimento e das feridas abertas que sangram em busca de justiça pois, o mitológico grego não pode tomar lugar do analítico no coração do Brasil. A análise e a compaixão acompanhada por uma cosmovisão cristã trará em nome de Deus um rumo certo para uma nação sofrida, dividida a beira do caos .

De fato temos que amordaçar em Nome de Jesus Cristo os tânatos e os hipnos da sociedade como quis Sísifo, mas foi impedido por Zeus pois os surtos de morte, de fúria, de violência de contraste devem ser arrancadas do nosso Brasil através de Cristo o Senhor da vida. Na mitologia grega Zeus libertou Tânatos e eliminou Sísifo, mas no realismo Bíblico Jesus Cristo venceu o diabo e a morte e estabeleceu a vida, triunfando sobre principados e potestades, sendo Senhor absoluto do mundo e da vida.


Ele sim é Senhor do Universo e pode romper com os trastes e contrastes no nosso país, pois o traste e contraste antes de ser visibilizado está entranhado no coração humano e somente Cristo pode mudar o coração do homem e fazer do Brasil a pátria amada e cuidada salve-salve, pois Ele ressuscitou e está assentado a direita de Deus intercedendo pelos homens desta pátria e de toda a humanidade. Pois Ele é o caminho a verdade e a vida.
Que Deus tenha Misericórdia de nós e como
diz a reforma “Sola Christo” (Somente Cristo)

Carlos Augusto Lopes
pastor da Igreja ADI na cidade de Tubarão, Santa Catarina
é teólogo e historiador Social, é secretário geral do CAD-Brasil
e um dos coordenadores da Aliança Evangélica Brasileira e diretor
do Seminario Teologico do Sul, em Tubarão Santa Catarina

quinta-feira, 10 de maio de 2012

COMO AVE QUE VOLTA AO NINHO ANTIGO: HOMENAGEM AS MÃES.

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa (Ex.20.12NVI)

Dizem que mãe é como luz sentimos sua falta quando se apaga. Eu fui criado numa casa de 13 irmãos. Ali no ninho da família “ Lopes” eu percebi muitas coisas bonitas vindas de uma mãe que com garra, dificuldade, simplicidade criou com amor e carinho os seus filhos.

Todo lar sadio tem em sua mãe a sua referencia, pois a mãe educa, injeta amor, disciplina, da carinho, sabe dizer não e também dizer sim, é protetora, amiga, provedora, criativa, luta pelo pão cotidiano, faz do lar algo renovador, restaurador a ponto de produzir saudade naqueles filhos que agora nem moram mais ali pois o ciclo da vida arquitetada pelo próprio Deus faz a gente também construir família.

Quando casei senti falta da comida da mãe esse fenômeno é natural pois criado a vida inteira ao lado da mãe sem dúvida senti falta do tempero e do cheiro que só a panela da mãe produz. O marido para compensar e não brigar com a esposa inventa então de comer na casa da sogra.

A sogra é óbvio é mãe da sua esposa logo a palavra “mãe” sempre vai ser o elo de ligação entre os dois mundos: “marido com saudade da comida da mãe e se adaptando a comida da esposa” e “ esposa também com saudade da comida da sua mãe se adaptando agora com a vida de casada”

Todavia nós sabemos que a comida das nossas mães é só um xamarisco para nós nos lembrarmos do carinho , do afeto, da amizade da proteção do incentivo do lar materno e paterno que sempre nos dá saudade. Sim saudade da infância, das broncas, das famosas surras, do não, do sim e por aí vai.

O poeta “ Luís Guimarães” escreveu um poema que retrata muito. “ A visita á Casa Paterna” ele diz: “ Como a ave que volta ao ninho antigo, Depois de um longo e tenebroso inverno, Eu quis também rever o lar paterno, O meu primeiro e virginal abrigo: Entrei (...), Era esta a sala... (Oh! se me lembro!e quanto! ) Em que dá luz noturna á claridade Minhas irmãs e minha mãe ... O pranto (...) Chorava em cada canto uma saudade.

O famoso poema “ Meus Oito Anos” do célebre “ Casimiro de Abreu” também retrata isso “ Oh! Que saudades que tenho, da aurora da minha vida, Da minha infância querida. Que os anos não trazem mais! “Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tarde fagueiras Á sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjas”.

Essa brincadeira aqui de sentir saudade da comida da mãe é consolo para as nossas esposas, pois os nossos filhos quando casarem vão de vez enquanto estarem de volta ao doce lar com “ saudade da comida da mãe”, e assim á vida segue até a volta de Cristo.

Todos os filhos que hoje não tem mais a sua mãe sabe que falta ela faz. Outro dia desses conversando com um Senhor de 70 anos ele me revelou que ainda tinha saudade de sua mãe, de sua infancia e daquela época que não volta mas.

Com toda certeza a mãe é uma dádiva divina. Nada pode roubar essa preciosidade chamada mãe, nem o capitalismo selvagem, nem o liberalismo oco, nem o modismo hermético. Vivemos hoje momentos aonde muitos filhos nao tem demonstrado amor para com seus pais, eles são atrevidos com a mãe, respondões, insubmissos, provalecidos,rebeldes, não dão carinho, nem o amor devido aquela mulher que é anjo de Deus para a sua vida.

Na cadeia e no giro da malandragem os próprios bandidos não perdoam bandido que mata a mãe como fez o imperador Romano “ Nero” , pois eles sabem que no final de tudo é a mãe que eles podem contar.

Mãe é jóia rara, perfume suave, rosa em meio aos espinhos, é água fresca em tempo de calor é cobertor em tempo de frio. A Bíblia está coberta de razão quando diz que os filhos devem honrar pai e mãe. Deus vai mais longe nessa verdade e diz que aqueles que honrarem seus pais ele vai prolongar os seus dias sobre a terra.

Encerro este tributo as mães contando a famosa história de Bradley, que aqui num tom brasileiríssimo irei chamar de "João".

“ Joãonzinho"sempre fazia serviço para sua mãe porém um dia na hora do café ele colocou um bilhete dizendo que sua mãe tinha uma dívida para pagar para ele. O bilhete dizia: Mamãe me deve para mim: Por levar recados 6 reais. Por tirar o lixo 4 reais, por varrer o chão 4 reais, mais hora extra 1 real. Total que mamãe me deve 15 reais.


A mãe leu aquilo e não acreditou porém, também escreveu um bilhete para ele. Meu filho João deve a mamãe: Por ser boa para ele "Nada", Por cuidar da sua catapora "Nada", Pelas camisas, sapatos e brinquedos "Nada", pelas refeições e pelo lindo quarto "Nada".

Total que João deve a mamãe “ Nada” . O menino João “ficou envergonhado e devolveu o dinheiro para a sua mae e a partir dali começou a ajudar a mae por "amor” .

Filhos amem a sua mãe, pois Deus vai te abençoar e você será feliz. Amar a sua mãe não é reduzir somente em presentes mais em amor, respeito, dedicação, honra, cuidado, carinho, amizade e ajuda. “ Que possamos sempre voltar como Ave ao Velho Ninho”.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

terça-feira, 8 de maio de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DESABAFO DE UM PASTOR - NO MUNDO TEREIS ORGULHO TEM BOM ANIMO EU VENCI O MUNDO.


Tenho sido perseguido por um inimigo implacável chamado orgulho, ele tem rondado constantemente o meu coração, as vezes fica escondido no recanto do meu ego e por fim me assalta de vez enquanto. Sua voz firme me diz: "Voce pode", Voce estudou para isso", "mostra que voce é melhor do que eles", "faça eles entenderem que a última palavra sempre será sua e ponto final".

Confesso que tenho sido assolado por este sentimento sequioso, hóstil e funesto. O teólogo Agostinho já dizia que o orgulho transformou anjos em demônios e o escritor C.S. Lewis disse que o orgulho leva a destruição, e o espírito arrogante, á ruína. A própria Bíblia diz que Deus rejeita os soberbos e os orgulhosos mais dá graça aos humildes.

As vezes eu me orgulho por ser pastor de uma igreja grande. As vezes eu me assento no final da igreja e vejo tudo aquilo e digo: " eu inicie tudo isso sozinho". As vezes eu me orgulho por que todos os líderes da igreja depende da minha palavra de "sim" e "não" e isso me torna forte e invunerável, mais lá no fundo eu sei que não é nada disso, pois sou humano e completamente dependente da graça de Deus, "pois miserável homem que sou"

As vezes me orgulho por causa do sucesso das minhas pregações que tem ajudado várias pessoas. Muitos enviados do orgulho batem nas minhas costas e dizem: "Voce hoje foi perfeito". Na verdade eu queria ter ouvido: " Como Deus te usou nesta mensagem para falar comigo".

Tenho me orgulhado ultimamente por que sou presidente de uma grande instituição, fui escolhido em virtude de minha formação academica e minha simpatia em lidar com questões complexas. Todavia as questões complexas do meu coração chamado orgulho eu não estou sabendo lidar, engraçado que eu sei o caminho, eu sei a fonte da cura, porém o meu orgulho me impedi de eu prosseguir meu alvo rumo a humildade cristã e a simplicidade da vida.

Tenho sofrido de uma doença que esta muito forte entre os pastores, professores, teólogos e líderes dessa geração. Essa doença se chama "Orgulhonite'. Sabemos que em virtude desta doença estamos cada vez mais longe uns dos outros, estamos lutando a peleja do Senhor sozinhos e não como um único exército, estamos proclamado o nosso reino aqui na terra e não o reino de Deus entre os homens, estamos endeuzando nossa individualidade e não a comunhão de todos os santos, estamos frios, calculistas buscando o nosso proprio sucesso e aplausos humanos.

Nosso orgulho diz que a minha igreja tem o melhor louvor, nosso orgulho diz que nossa igreja tem a melhor doutrina, templo mais belo, melhor orquestra, melhor evangelismo, melhor modelo de discipulado, melhor modelo para família, melhor pregação, melhor teologia. Meu orgulho diz que o Espírito Santo age mais aqui na minha igreja do que nas outras, também me fala que nossa igreja é um modelo de ministério, de administração, de estratégia evangelistica etc.

Venho então pedir que a igreja esteje orando por mim e também pelos pastores e líderes que sofrem de orgulhonite, para que Deus esteja nos curando deste mal antes que o nosso orgulho venha dizer para nós que se o apóstolo Paulo estivesse aqui iria frequentar a minha igreja e não a sua, pois a minha igreja é mais bíblica, mais rica e mais bela.

Peço oração para mim e meus amigos pastores antes que nós viemos fazer a oração do fariseu " Ó Deus, graças te dou por que não sou como os demais homens", e esqueçamos de fazer em virtude do orgulho a oração do publicano " Ó Deus, sê propício a mim, pecador!"

Que Deus tenha misericórdia de mim e também de voce e que possamos juntos voltarmos para a corrida cristã autentica celebrando a "unidade", a "humildade" e o "amor", pois o nosso Senhor Jesus Cristo disse com autoridade " Aprendei de mim, por que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma"


Assinado..............................................................
Coloque o seu nome como eu ja coloquei o meu


Indico para os pastores que tem sido assolado pelo orgulho de forma drastica, o livro do Dr. Os Guinness, o Dr. Russell Shedd quando pregou em nossa igreja me deu este livro de presente. Os Guinness em seu livro Os Ste Pecados Capitais - Navegando através do caos em uma era de confusão moral, traduzido pelo Dr. Augustus Nicodemos, trata de maneira clara e objetiva os Sete pecados Capitais de forma teológica, ética e pastoral. Se referindo ao pecado do orgulho, ele traz texto importantes como C.S.Lewis, o Grande Pecado, Hohn Nilton, Paraíso Perdido,Nancy Collins, William Golding, O Pináculo. Os Guinness trabalho o orgulho (superbia), dando enfase em derrota-lo atraves da pobreza de espírito, enfatizado por Jesus Cristo e seus apóstolos, neste contraponto ele trabalha com os escritos de Thomas á Kempis e Jeremy Taylor. Indico este livro para todos os cristãos principalmente para os líderes da igreja no Brasil, voce encontra na Shedd publicações. Boa leitura e mudança de vida tanto ministerial como familiar e social.

Carlos Augusto Lopes, pastor da Igreja ADI-Tubarao-SC
Secretario do CAD-BRASIL e Conpet, e membro da Aliança Evangelica Brasileira
e um dos coordenadores no Brasil, Mestre em Teologia e Pos Graduado em Historia Social

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ERA ELE MENDIGO E CEGO: O CLAMOR DE UM AFLITO E A LÓGICA DIVINA.

E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! (...), Parou Jesus e disse: ‘Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama” (São Marcos 10:47 e 49)

Essa é uma das histórias mais linda do Novo Testamento. O encontro entre o mendigo Bartimeu com Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse encontro nasceu não porque Bartimeu fosse um político famoso, um homem rico, intelectual ou uma pessoa influente na sociedade de seus dias.

Esse encontro nasceu por causa do desespero humano, por causa de um coração quebrado, ferido, magoado, esfiapado que necessitava ser tocado, amado e compreendido diante da exclusão social que minimiza o indivíduo deixando seu mundo fragmentado.

O homem este ser inquietante, necessita de encontros duradouros que possam banhar a sua alma e saciar o seu espírito e nesse pluralismo religioso em que o ser humano está situado como num labirinto da fé, o único que tem autoridade para vasculhar o lugar mais íntimo do homem é Jesus Cristo. Pois ele é o autor da vida e nos dá vida com abundância.

É verdade que o frenesi dos nossos dias e a agitação contemporânea tem desmarcado os nossos encontros com Deus. O cidadão pós-moderno não tem mais tempo para os encontros íntimos com Deus. Essa realidade autônoma no ponto de vista teológico é a causa das barbáries, da solidão, do vazio existencial, da crise do ser, da depressão, do esvair da vida e do distanciamento do finito com o infinito.

Quando olhamos para a palavra de Deus, percebemos que a Bíblia é um livro que mostra de maneira farta os encontros entre o Deus Todo Poderoso e o homem finito. O Evangelho de São João mostra a praticidade dos encontros de Cristo. “O Verbo da Vida”, com os homens que precisam da verdadeira vida.

Todas essas pessoas que se encontraram com Jesus foram tocados por sua candura e foram transformadas. O servo do senhor do passado disse: Mi-nha pobreza se encontra com a tua rique-za e assim, em ti, tenho tudo”.

Bartimeu vem mostrar para nós, cristãos pós-modernos, a grande importância de termos encontros com Cristo. A proposta de Bar-timeu é que nós venhamos a trocar os nossos encontros instantâneos de cu-nho religiosos frios e mecanizados, herdei-ros de uma tradição letal, pelos encontros duradouros, relacionais, que marcam a nossa vida, dando sentido à nossa pró-pria existência, que é glorificar a Deus e conhecê-lo.

Ele nos lembra também que eu e você precisamos de encontros profundos com Deus, através de Cristo. Quando falo de encontros, tenho em mente dois cami-nhos: O primeiro é o encontro para acei-tar a Cristo como o único salvador dos homens, que não precisa de interme-diário, pois sua obra na cruz foi perfeita e agradou a Deus. O segundo é o encontro para conhecer a Cristo. Sem esses dois requisitos, o homem não pode ter um en-contro real com Deus. Ele pode produzir, em nome do pluralismo religioso, pseu-do-encontros para desencargos de cons-ciência.

Mas ele mesmo sabe que isso não preenche o buraco na alma. Por isso, estamos contemplando um mundo que está a cada dia fundamentado no entretenimento como forma de esquecimento. O período que estamos vivendo tem dado valor para os encontros, e muitos desses encontros têm o seu nascedouro no interesse carnal. É o moço que se encontra com a moça com interesse sexual – “usou joga fora”.

São os encontros políticos, encontros ideológicos e por aí vai. As pessoas gostam de marcar encontros, seja com a família, com a namorada, com a turma de amigos etc. Todavia, quando falamos de um encontro com Cristo, as pessoas são tardias em responder, muita delas debocham, outras acham que isso é “para velho”, outras usam o campo do fanatismo como prova do seu desinteresse por Jesus Cristo.

Ter encontros com Cristo não é só advogar que você crê nele, mas é andar com Ele. É também amá-lo de todo o coração e segui-lo, como fez Bartimeu estrada afora, vivendo uma vida de intimidade com o Todo Poderoso. Isso não é fanatismo, mas realismo. Encontrar com Cristo e ser encontrado por ele é o maior legado que Deus deixou para o homem.

Feliz foi Bartimeu em ser encontrado por Cristo na velha estrada empoeirada de Jericó. Foi ali no lugar menos esperado que sua vida foi transformada e ele entrou para história bíblica mostrando que a lógica divina e diferente da lógica humana.
In omnibus glorifecetur Deus
“Seja Deus glorificado em todas as coisas”

Carlos Augusto Lopes,e pastor da Igreja ADI-Tubarao-SC
Secretario Geral do CAD-Brasil e do Conpet, faz parte da
Alianca evangelica brasileira com um dos coordenadores no Brasil
Mestre em Teologia e pos graduado em Historia Social