sábado, 26 de fevereiro de 2011

CONSTRUÍNDO PONTES DE AMIZADE SADIA.

“Aquele que não perdoa os outros, destrói a ponte por onde ele mesmo deve passar”(George Herbert).

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na COMUNHÃO, e no partir do pão, e nas orações”. ( Atos dos Apóstolos 2.42).

A Comunhão é a Regra de Ouro dos relacionamentos humanos, portanto, devemos Construir Pontes de Amizades saudáveis, pontes em que possamos trilhar sem medo! Por isso, reservamos este momento para falarmos de relacionamentos. Já dizia um autor “ se você não sabe se relacionar, não importa o que você sabe”.

Dr. John Maxwell, nos traz uma reflexão importante a cerca disso:

Você sabe qual é a palavra menos importante de um relacionamento ( EU)
Você sabe a palavra mais importante de um relacionamento (Nós)
Você sabe as duas palavras mais importante de um relacionamento ( Muito obrigado)
Você sabe as três palavras mais importante num relacionamento ( Tudo esta perdoado)
Você sabe as três palavras mais importante num relacionamento (Qual a sua opinião)
Você sabe as cinco palavras mais importante de um relacionamento (Você fez um bom trabalho)
Você sabe as seis palavras mais importante de um relacionamento (Eu quero poder conhecer você melhor)

Como podemos ver, quando se trata de relacionamentos, o outro é sempre muito importante. É sempre em função de alguém e para alguém que se movimenta a nossa vida. Jesus sempre nos trouxe a importância do próximo em seu reino. Ele sabia que quando nos preocupamos com o outro, o outro também se preocupará conosco.

Afinal, se plantamos frutos bons, colheremos bons frutos. Jesus Cristo disse: “Nisto é glorificado meu Pai: Que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ( João 15.8). Uma das maiores dádivas que Deus deixou para o homem é o relacionamento inter-pessoal.

Todos nós precisamos estar conectados, precisamos de amigos, precisamos de pessoas que se preocupem uns com os outros e os ajudem na caminhada. John Maxwell , escreveu:

“Seja gentil, cada pessoa que você conhece está lutando sua própria batalha. Todos precisam ouvir algo de bom, um elogio estimulante para despertar suas esperanças e seus sonhos. Não custa nada fazer isso, e o resultado é extremamente positivo” - ( Pratique a Regra dos 30 segundos- Livro “ 25 Maneiras de Valorizar as Pessoas).

O respeitado psicólogo americano professor Philip Zimbardo disse com razão que não conhece nada mais mortífero do que o isolamento. Nenhuma outra influencia tem ação mais destrutiva sobre a saúde mental e física que o afastamento entre as pessoas.

Construir pontes de amizades sadia é uma tarefa sublime que está ao nosso alcance. Nós fomos chamados para construir pontes de amizades e não destruir pontes na qual um dia nós já passamos. Somos por natureza, seres gregários e não uma ilha. Precisamos e devemos nos relacionar uns com os outros em santo amor.

Deus, foi o próprio a estabelecer a comunhão, o relacionamento entre pessoas. Sabemos que a Bíblia sempre mostra dois tipos de comunhão. A primeira comunhão é com o próprio Deus. Deus nos chamou e nos salvou para nos relacionarmos com Ele em santo amor.A segunda manifestação da comunhão, é com o meu irmão na fé com o meu próximo.

Ninguém pode viver uma vida isolada, individualista, privada sem se preocupar com o outro. Pelo contrário, devemos ao longo da nossa vida desenvolver amizades saudáveis. No Reino de Deus, não deve existir as chamadas panelinhas, onde um grupo esta fechado em si mesmo. No Reino de Deus todos devem se sentir amados, incluídos e valorizados.

Uma pessoa que esta firmado nas mãos de Deus irá sempre valorizar a amizade, a comunhão e o relacionamento sadio. Nós, enquanto jovens, não podemos viver uma vida solitária, e sim coletiva.

A igreja de Atos dos Apóstolos deixa um rastro de modelo para nós no que tange a comunhão, a amizade a conexão. Em várias passagens diz que eles estavam juntos, unidos, congregados. Um dos textos clássicos diz “que todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum” ((Atos.2.43-45).
O nosso adversário tem mais chance de nos vencermos quando estamos afastados, isolados e distantes.

Todavia se tivermos juntos, iremos desenvolver os mandamentos recíprocos escritos na Bíblia que diz: Devemos ajudar o outro, incentivar o outro, levar a carga um do outro e assim, vamos vencendo as nossas lutas do dia a dia. Como diz o dito popular “ o graveto fora da fogueira esta mais apto a apagar.”

A comunhão é uma benção. As pessoas mais fortes e animadas são aquelas que entenderam que não podem viver afastada do grande grupo e precisam estar conectada com Deus e com as pessoas.

Um psicólogo cristão famoso chamado Larry Crabb disse em seu livro que o “Lugar mais Seguro da Terra” é a comunhão. Talvez você diga: mas, eu sou tímido! Eu não consigo! Eu não sei me enturmar! Queremos dizer para você que a amizade é uma avenida de mão dupla. Você deve se esforçar para conquistar amigos.

Amigos cristãos são o maior presente que nós podemos ter. Um amigo cristão é melhor do que as iguarias deste mundo. Deus tem nos dado a comunhão , então, devemos nos apropriar dela. Deus deseja que façamos amigos para toda a vida.

Alguém um dia disse: “Ó Senhor morar no céu, com os irmãos amados, isso será uma grande benção. Mas viver aqui na terra e na igreja com os irmãos aí já é outra história”. Todavia mesmo sabendo que somos limitados e falhos, o desejo de Deus é que vivemos como uma família onde a bandeira do amor e da comunhão seja levantada na aste da Cruz.

Para você se relacionar bem com Deus e se relacionar bem com o seu próximo, você deve se relacionar bem com você mesmo. Você deve se aceitar, deve se amar, deve compreender que Deus criou você e você é um amado de Deus.

Não importa qual o conceito que o mundo ou as pessoas têm de você, o importante é como Deus te olha. Deus nos amou de tal maneira que enviou Jesus Cristo para nos salvar. ( João 3:16) . Nos Salvar dos nossos complexos, nos salvar dos nossos pecados, nos salvar das nossas crises, nos salvar de nós mesmos!!! Deixe Deus cuidar de você. E assim você poderá desfrutar de uma grande comunhão com Ele e com o seu irmão.

Mas, para isso , não o perca de vista. Não deixe sua mente vagando, não se distancie da presença do Senhor e das pessoas que estão a sua volta. Seja persistente na sua caminhada. Charles Spurgeon, mencionou: “ Foi pela perseverança que o Caracol atingiu a Arca”

Um dos grandes segredos de vivermos uma vida firmada nas mãos de Deus é termos uma compreensão da pessoa Bendita de Jesus Cristo. Ele é o Caminho a Verdade e a Vida (João 14.6). Como jovens que queremos ficar firmes diante de Deus.

Devemos seguir as pegadas de Jesus conforme diz a Bíblia. “Por que para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, Deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” ( I Pedro 2.21).

Ele amou a Deus acima de todas as coisas. Ele foi amigo dos que não tinha amigo; Ele tinha uma vida regrada de oração; Ele participava da vida das pessoas; Ele foi humilde; Ele evangelizou; Ele glorificou a Deus em tudo. De Sua boca nunca saiu palavras de baixo calão e nem de murmuração (I Pedro 2.22-23).

Ele adorava a Deus em todos os momentos de sua vida. Ele levou a sério o seu ministério; Ele soube enfrentar os problemas da vida. Ele foi um exemplo para nós de amor, de perdão, de adoração, de consagração e de ternura.
Jamais poderemos perder Jesus de vista. Um dos grandes problemas de muitos jovens hoje, é que eles começam bem a sua vida cristã e depois tiram o seu olhar de Jesus Cristo naufragando como o Apóstolo Pedro, no mar da dúvida, da incredulidade, do desanimo etc.(Mateus 14.22-31) Deus nos chama para não nos esquecermos jamais do principal, que é Jesus Cristo o nosso salvador.

O nosso namoro, as nossas amizades, a nossa família, o nosso estudo etc, jamais podem tirar o nosso olhar de Jesus Cristo. Devemos permanecer firme como diz o livro de Hebreus. “Olhando para Ele autor e consumador da nossa fé” (Hb.12.1-2).

Os homens podem-nos decepcionar, as pessoas podem-nos decepcionar, todavia Jesus Cristo não nos decepciona por que ele nos ama com amor eterno. Ele morreu por nós. Ele conhece a nossa vida e a nossa história.

Ele sempre estará conosco nos momentos de alegria e também nos momentos de dificuldade, basta nos colocarmos diante Dele em reverência, em amor, em reconhecimento de tudo aquilo que Ele fez por nós.

Pois, assim, poderemos estar mais fortes firmes diante deste mundo que se apresenta todos os dias diante de nós com ofertas tentadoras para nos afastar de nosso alvo que é CRISTO.

John Kells, afirmou: “ Somente quando nos ajoelhamos diante de Deus é que nos tornamos aptos para por-nos de pé diante dos homens” .Que possamos dobrar os nossos joelhos, nossa mente e nosso coração diante de Deus, entendendo que Ele é, e deve ser sempre, soberano sob a nossa vontade e nossa vida.

Para isso, devemos olhar para o alto que é de onde nos vem o socorro, e para o lado, que é de onde nos vem os amigos e irmãos. Façamos a Eles, o que podemos,o que está ao nosso alcance , pois o Senhor certamente nos recompensará. “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” ( Mt.7.12).

Um dos textos Bíblicos mais significativos para os relacionamentos inter-pessoais, é justamente este na qual o nosso Senhor Jesus Cristo , proferiu no Sermão da Montanha. Os estudiosos chamam esta passagem de “Regra de Ouro” dos relacionamentos. Ele é válido para nós cristãos do século XXI e devemos obedecer este princípio bíblico para as nossas vidas e para a nossa comunidade.

Que possamos caminhar dizendo o que disse Martin Luther King: não digam que sou um premio Nobel, isso não tem importância. Digam que fui porta voz da justiça, digam que procurei dar amor, que procurei amar e servir a humanidade. Assim, também queremos servir a Deus e ao próximo, pois estamos firmados nas mãos do grande Deus.

Encerramos com a oração de Martinho Lutero

Vê, Senhor, eu sou um vaso vazio, que carece ser enchido. Enche-me, meu Senhor. Sou fraco na fé,.Fortalece-me. Sou frio no amor, aquece-me, faze meu coração arder para que meu amor transborde, envolvendo o meu próximo. Em minha carência só há pecado; em ti, Senhor, há plenitude da justiça. Por isso permaneço contigo. A ti não preciso dar. De ti posso receber” - (Martinho Lutero, reformador protestante)

Extraído do Livro do pastor Carlos Augusto Lopes - Firmados Nas Mãos de Deus.

Se voce deseja obter este livre gratuitamente nos envie um E-mail - pastorcarloslopes@hotmail.com

Nenhum comentário: